Sala de Imprensa

Agência Brasil e profissionais da EBC estão entre os vencedores do Prêmio +Admirados da Imprensa de Economia

Nesta terça-feira (21), foram escolhidos os profissionais e veículos mais admirados no setor
21/10/2025
|
15:40
compartilhar notícia
Capa da Notícia
Crédito: Divulgação

A Agência Brasil e dois profissionais da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) estão entre os escolhidos do Prêmio +Admirados da Imprensa de Economia, Negócios e Finanças 2025, anunciados nesta terça-feira (21). 

Edgard Matsuki, da Radioagência Nacional, e Wellton Máximo, da Agência Brasil, integram uma lista com nomes de todo o país. Além disso, a Agência Brasil ficou entre as três agências de notícias mais admiradas do país, ao lado de veículos como a Reuters e a Agência Estado. 

Para o jornalista Edgard Matsuki, o prêmio é um reconhecimento do papel da EBC na comunicação pública. "Conquistar um prêmio desse porte é mais um reconhecimento não só do trabalho pessoal no Tira-Dúvidas do IR, como também do papel da EBC em trazer conteúdos que educam e ensinam. Também é uma vitória da Radioagência Nacional, do jornalismo da EBC e da empresa como um todo", celebra. 

Pela primeira vez na lista, o repórter Wellton Máximo reforça a importância de pautas com um olhar voltado para o cidadão. "Esta não é uma vitória individual, mas, sobretudo, o reconhecimento da comunicação pública em explicar e traduzir a macroeconomia para o leitor. Há 18 anos, essa tem sido minha rotina no Ministério da Fazenda, sempre norteado pelo interesse da notícia para o cidadão", explica. 

O diretor-presidente da EBC, André Basbaum, também comemorou as homenagens e destacou que elas "são um sinal de que estamos no caminho certo da valorização do jornalismo público". "Somos uma empresa pública de comunicação que tem no jornalismo uma ferramenta essencial de busca da verdade e combate à desinformação, contribuindo para o fortalecimento da democracia no Brasil", afirma. 

Cidinha Matos, diretora de Jornalismo da empresa, acrescenta que “é um motivo de orgulho que o trabalho da Agência, assim como o de funcionários da Agência e da Radioagência, seja reconhecido por seus pares, passando a integrar essa lista”, comemora. 

A cerimônia de premiação ocorrerá no dia 24 de novembro, em São Paulo, em um evento que promete reunir os principais nomes da imprensa brasileira e celebrar o trabalho dos profissionais que se destacaram durante o ano. Além da entrega de certificados aos homenageados, serão anunciados os mais votados das 14 categorias temáticas e os Top 10 +Admirados Jornalistas do Ano, incluindo o campeão ou a campeã geral. 

Sobre +Admirados Jornalistas de Economia  

O Prêmio +Admirados Jornalista de Economia 2025 é uma das principais premiações do jornalismo brasileiro, reconhecendo a excelência da imprensa no tratamento de assuntos que impactam diretamente a vida da população.  

Outros reconhecimentos   

A EBC também se destaca em outras premiações da mesma natureza. No Prêmio +Admirados Jornalistas Negros e Negras deste ano, duas profissionais saíram vencedoras: a apresentadora da TV Brasil, Luciana Barreto, e a gerente de Jornalismo Digital da EBC, Juliana Cézar Nunes.    

No Prêmio Einstein +Admirados da Imprensa de Saúde, Ciência e Bem-Estar, Patrícia Serrão, Paula Laboissière e Tâmara Freire integram a lista Top 25 +Admirados Jornalistas do Ano, que nesta edição terá 26 profissionais, por causa de um empate. A Agência Brasil figura na lista de Agências de Notícias mais admiradas do país e o podcast VideBula, da Radioagência Nacional, divide o Top 3 +Admirados na categoria Áudio.   

A relevância da EBC no cenário jornalístico foi reforçada ainda com a presença de três profissionais entre os 100 +Admirados Jornalistas Brasileiros de 2025: Luciana Barreto, Patrícia Serrão e Raíssa Saraiva. A edição registrou quase 30 mil votos, consolidando o reconhecimento do trabalho das jornalistas da empresa.