Concerto especial da Filarmônica de Goiás ganha transmissão ao vivo na Rádio MEC
A Rádio MEC apresenta ao vivo mais um concerto inédito da temporada 2025 da Orquestra Filarmônica de Goiás nesta quinta-feira (28), às 20h. O espetáculo acontece no Teatro Sesi, na cidade de Goiânia, e homenageia o maestro Emilio De César, conhecido por sua relevante contribuição para a formação e o desenvolvimento da música de concerto no Brasil.
Sob regência do maestro titular Neil Thomson e participação dos maestros convidados Eliseu Ferreira e Marshal Gaioso, o programa traz obras de Francisco Mignone, Maurice Ravel e Tchaikovsky, reunindo tradição, emoção e intensidade em uma mesma noite. A celebração contará com a presença do homenageado, que viaja de Conceição do Araguaia (PA), onde vive desde sua aposentadoria em 2021, especialmente para este momento.
Ao longo da transmissão, apresentada na Rádio MEC por Pedro Pontes, a Orquestra Filarmônica de Goiás enaltece o legado do maestro Emilio De César e interpreta as obras “Leilão” (Mignone), “Le Tombeau de Couperin (Ravel) e “Sinfonia no 5” (Tchaikovsky).
Filho de pais nordestinos, Emilio De César nasceu no Rio de Janeiro em 1947. Inspirado pelos “Concertos para a Juventude” da Orquestra Sinfônica Brasileira, regidos pelo seu tio, o prestigiado maestro Eleazar de Carvalho, Emilio começou seus estudos em iniciação musical e piano ainda na década de 1950.
Emilio De César é formado em Regência, Composição e Canto pela Universidade de Brasília (1975) e, em curso de aperfeiçoamento, em nível de pós-graduação, no Robert Schumann Institut, centro avançado da Universidade de Colônia, na Alemanha. O maestro já atuou como regente titular de grandes orquestras de Brasília, Minas Gerais e Goiânia, e já regeu importantes filarmônicas internacionais.
Sobre a Orquestra
Fundada em 1980, a Orquestra Filarmônica de Goiás é conhecida por sua versatilidade e excelência artística. Com um repertório que abrange desde o barroco até a música contemporânea, o grupo tem se destacado em apresentações tanto no Brasil quanto no exterior, sob a regência de renomados maestros e a participação de solistas de prestígio internacional.
Sobre a Rádio MEC
Conhecida de norte a sul do país como "A Rádio de Música Clássica do Brasil", a Rádio MEC é consagrada pelo público por sua vocação direcionada à música de concerto. A tradicional estação dedica 80% de sua programação à música clássica e leva ao ar compositores brasileiros e internacionais de todos os tempos.
A Rádio MEC oferece aos ouvintes a experiência de acompanhar repertórios segmentados, composições originais e produções qualificadas. Ainda há espaço também para faixas de jazz e música popular brasileira, combinação que garante a conquista de novos públicos e agrada a audiência cativa.
A emissora pode ser sintonizada pela frequência FM 99,3 MHz e AM 800 kHz no Rio de Janeiro. O dial da Rádio MEC em Brasília está em FM 87,1 MHz e AM 800 kHz. O público também acompanha a programação em Belo Horizonte na frequência FM 87,1 MHz. O conteúdo ainda é veiculado no app Rádios EBC.
Os ouvintes têm participação garantida e podem colaborar com sugestões para a programação da Rádio MEC. O público pode interagir pelas redes sociais e pelo WhatsApp. Para isso, basta que os interessados enviem mensagens de texto para o número (21) 99710-0537.
Serviço
Concerto Orquestra Filarmônica de Goiás - quinta-feira, dia 28/8, às 20h, ao vivo na Rádio MEC FM
Rádio MEC na internet e nas redes sociais
Site: https://radios.ebc.com.br
Instagram: https://www.instagram.com/radiomec
Spotify: https://open.spotify.com/user/radiomec
YouTube: https://www.youtube.com/radiomec
Facebook: https://www.facebook.com/radiomec
X: https://x.com/radiomec
WhatsApp: (21) 99710-0537
Como sintonizar a Rádio MEC
Rio de Janeiro: FM 99,3 MHz e AM 800 kHz
Belo Horizonte: FM 87,1 MHz
Brasília: FM 87,1 MHz e AM 800 kHz
Parabólica - Star One C2 - 3748,00 MHz - Serviço 3
Celular - App Rádios EBC para Android e iOS