CPLP seleciona 79 projetos para etapa final do Programa Audiovisual 2025
A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) avança em mais uma etapa da terceira edição do Programa CPLP Audiovisual (PAV III). A fase de pré-seleção das Convocatórias Nacionais selecionou 79 projetos classificados nas linhas DOCTV e FICT. No Brasil, a iniciativa é realizada graças à parceria entre o Ministério da Cultura (MinC), por meio da Secretaria do Audiovisual (SAV), e a TV Brasil, veículo da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).
Entre os pré-selecionados, estão 32 longas-metragens de 52 minutos e 47 curta-metragens, contemplando tanto documentários quanto ficções, que seguem agora para a etapa final de seleção. Todos os projetos participarão de Oficinas de Capacitação, Desenvolvimento e Avaliação de Projetos, conduzidas por profissionais das áreas de roteiro e produção contratados pela Unidade Técnica do Programa CPLP AV – PAV III.
As oficinas tiveram início na segunda-feira (8) e seguem até 19 de dezembro, proporcionando um importante processo de aprimoramento técnico e criativo aos projetos e a seus realizadores e produtores. As conclusões obtidas pelos orientadores servirão como material complementar aos trabalhos do Júri Internacional responsável pela seleção final do Edital CPLP Audiovisual 2025 – PAV III.
Sobre o PAV III
O PAV III tem como objetivo implantar uma política compartilhada de desenvolvimento do setor audiovisual nos países de língua portuguesa, promovendo a produção e teledifusão de documentários e obras de ficção.
Coordenado pelo Secretariado Executivo da CPLP, o programa conta com investimentos de Angola, Brasil e Portugal, e é gerenciado pelo Instituto de Conteúdos Audiovisuais Brasileiros (ICAB). A Rede CPLP Audiovisual também inclui Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.