Debate sobre fama pauta bate-papo no Sem Censura, da TV Brasil, desta sexta (11/7)
O programa Sem Censura, da TV Brasil, apresenta uma edição especial sobre fama com o jornalista Leo Dias, o historiador Thiago Gomide e a psicóloga Eda Fagundes nesta sexta (11), às 16h. Os convidados falam com Cissa Guimarães sobre o interesse pela vida alheia. O produtor de conteúdo Muka é o debatedor.
A conversa na tradicional bancada do canal público aborda questões relevantes sobre essa curiosidade a respeito da vida de gente famosa. Reputação, boatos, credibilidade e natureza humana são temas pontuados. Para estimular a reflexão desses aspectos, o bate-papo ainda destaca o alcance das fofocas, os limites da exposição da vida privada, o jornalismo de celebridades e a influência das redes sociais.
No ar de segunda a quinta, ao vivo, às 16h, e com programas temáticos às sextas, no mesmo horário, o Sem Censura é exibido simultaneamente na telinha, no app TV Brasil Play e no YouTube da emissora. O conteúdo fica disponível em formato de podcast no Spotify. A atração diária ainda tem janela alternativa na programação TV Brasil mais tarde, no mesmo dia, às 23h30.
Alcance das fofocas e invasão de privacidade
No programa inédito desta sexta (11), os entrevistados de Cissa Guimarães abordam o universo de pessoas públicas cuja rotina desperta a curiosidade de grande parcela da população. Esse interesse fomenta um comportamento muitas vezes exagerado que pode ter consequências sérias.
Com a chegada da internet e o uso das redes sociais, a bisbilhotice saiu do espaço físico das calçadas e ruas para circular no ambiente digital. Esse advento ganhou uma proporção enorme com repercussão que potencialmente cresce em grande escala de alcance para saber dos bastidores dos famosos.
Leo Dias, Thiago Gomide e Eda Fagundes avaliam os fatores que contribuem para essa prática de buscar informações sobre a vida do outro. Na telinha da TV Brasil, o Sem Censura debate o tema de um jeito leve, divertido e com informação.
Os convidados discutem se existe uma linha que separa o interesse saudável pela bem-estar dos outros e o limite que passa a ser invasão de privacidade e até perseguição. Ainda ponderam sobre o excesso de comentários sobre celebridades e figuras públicas que potencializam a construção de mitos.
Indústria da informação sobre figuras pública
O historiador Thiago Gomide, que também é jornalista, escritor, professor e vai mostrar que essa curiosidade sobre a vida do outro pode ser tão antiga quanto a própria humanidade. Ele produz conteúdo sobre o passado nas redes sociais de maneira inteligente e bem-humorada, com o "Tá na História".
O especialista recorda em que momento histórico esse interesse sobre a vida de figuras públicas deixou de ser algo restrito aos círculos sociais e se transformou em uma indústria da informação. Thiago Gomide lembra registros curiosos na história de personagens marcantes que tiveram a vida impactada por um comentário passado adiante sem o seu consentimento.
Na conversa, ele também avalia se as pessoas se preocupavam tanto quanto hoje com sua reputação ou se o movimento é fruto da era digital. Thiago Gomide ainda identifica as diferenças na forma como homens e mulheres são alvos desses relatos sociais ao longo da história.
Polêmicas e bastidores do mundo dos famosos
Jornalista, apresentador e colunista, Leo Dias tem quase três décadas de carreira. O profissional trabalhou em jornais e revistas de famosos - e já serviu até de inspiração para o autor de novelas Aguinaldo Silva criar o personagem Téo Pereira, da novela "Império". Ainda criou um portal de notícias e recentemente lançou o próprio canal no YouTube em que fala das pessoas famosas e públicas.
Considerado um dos principais nomes do jornalismo de celebridades, Leo Dias construiu uma carreira marcada por entrevistas exclusivas, notícias bombásticas e várias polêmicas. Nesse processo, migrou da imprensa escrita para a televisão e, depois, também, na internet. Com um estilo direto e sem filtros, ele aprofunda na entrevista as histórias de sua trajetória, as controvérsias e os bastidores da imprensa.
Leo Dias recorda algumas das notícias mais marcantes que divulgou com exclusividade, lembra de polêmicas com famosos e fala sobre a relação com as fontes. O jornalista fala sobre a importância da apuração e reflete sobre privacidade. Também comenta a exposição de sua própria vida pessoal.
Sobre o programa
Com transmissão de segunda a quinta, ao vivo, às 16h, e edições especiais toda sexta-feira, no mesmo horário, o Sem Censura é apresentado em tempo real na telinha, no app TV Brasil Play e no YouTube do canal. O conteúdo fica disponível em formato de podcast no Spotify. A atração diária ainda tem janela alternativa na programação TV Brasil mais tarde, no mesmo dia, às 23h30.
A interatividade está presente na produção com a hashtag #semcensura40anos nas redes sociais. O público também pode participar pelo WhatsApp (21) 99903-5329. A apresentadora Cissa Guimarães lê e comenta as mensagens, enquanto os convidados respondem às perguntas enviadas.
Com quadro fixo de debatedores que se revezam ao longo da semana, o Sem Censura recebe artistas e profissionais de diversas áreas para debater temas do momento que interessam à sociedade. Em 2025, o programa da TV Brasil comemora 40 anos no ar.
O Sem Censura faz parte da programação da emissora pública desde 1985, quando estreou no dia 1º de julho na então TVE/RJ, hoje TV Brasil, sob o comando de Tetê Muniz. O bate-papo vespertino criado por Fernando Barbosa Lima ficou mais conhecido com o rosto de jornalistas como Lúcia Leme e Leda Nagle no comando da bancada.
Serviço
Sem Censura – segunda a sexta, às 16h, na TV Brasil
Sem Censura (reprise) – segunda a sexta, às 23h30, na TV Brasil
Sem Censura – Spotify - https://open.spotify.com/show/09O9CTA1nHctKJ2AdII0JZ
TV Brasil na internet e nas redes sociais
Site – https://tvbrasil.ebc.com.br
Instagram – https://www.instagram.com/tvbrasil
YouTube – https://www.youtube.com/tvbrasil
X – https://x.com/TVBrasil
Facebook – https://www.facebook.com/tvbrasil
TikTok – https://www.tiktok.com/@tvbrasil
TV Brasil Play - http://tvbrasilplay.com.br