Diretorias da EBC e da Anatel visitam Parque do Rodeador
O presidente da EBC, Andre Basbaum, visitou nesta segunda-feira (29) o Parque de Transmissão do Rodeador, em Brazlândia. A agenda contou também com a presença do diretor-geral, Bráulio Ribeiro; do diretor de Administração, Finanças e Pessoas, Rodrigo Faria; do diretor de Operações, Engenharia e Tecnologia, Luti Lima; do Superintendente de Comunicação Digital e Mídias Sociais, Fernando Miranda, além de Octavio Penna Pieranti, membro do Conselho Diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), e engenheiros da agência.
Durante a visita, Basbaum destacou a relevância do espaço. “O Parque do Rodeador é um patrimônio do Brasil e da radiodifusão brasileira. Temos que cuidar com muito carinho desse local. Fica aqui meu compromisso de realizar os ajustes e os investimentos necessários”, afirmou.
A programação começou com uma apresentação sobre a Rádio Nacional da Amazônia, conduzida pelas empregadas Bianca Pettena, coordenadora de Chamadas, e Taiana Borges, coordenadora da Rádio Nacional. Taiana falou sobre a importância da emissora, prêmios conquistados, alcance em momentos de emergência e compartilharam depoimentos de ouvintes. Em seguida, o coordenador de radiofrequência de ondas curtas e médias, Adriano Goetz, explicou o funcionamento do parque e das transmissões, além de guiar a visita.
O grupo percorreu todo o complexo, passando pelas antenas que transmitem em ondas médias e curtas, pela subestação que recebe energia da companhia elétrica e por outras instalações.
Otavio Penna Pieranti ressaltou o papel estratégico do espaço. “A partir do Parque do Rodeador, é possível falar com todo o Brasil em emergências, o que por si só já justifica a atenção da Anatel. Além disso, é uma estrutura única no país, fundamental para a radiofusão pública. A Rádio Nacional da Amazônia presta um serviço público essencial e hoje a equipe pode conhecer melhor como isso é feito. A visita foi excelente para todos”, afirmou.
“Foi muito importante conhecer de perto esse espaço. Para nós, que trabalhamos na Anatel com infraestrutura crítica, visitar um local construído há tantos anos evidencia a importância de sua manutenção e dos investimentos necessários para que continue cumprindo seu papel”, avaliou a conselheira da Anatel, Alice Albuquerque.
Sobre o Parque
Inaugurado em 11 de março de 1974, o Parque do Rodeador completou 50 anos em 2024. Localizado a cerca de 40 km do centro de Brasília, abriga um dos maiores complexos de transmissão radiofônica do país. É nele que estão instalados os transmissores de ondas curtas (OC) da Rádio Nacional da Amazônia — a única emissora brasileira com alcance nacional e até internacional.
A área abriga quatro conjuntos de antenas gigantes, sendo uma de ondas médias, com 142 metros de altura, além de mais três conjuntos com torres mais altas, atingindo 147 metros, e transmitem em ondas curtas. O projeto foi desenvolvido com os recursos mais modernos da época, para obter maior ganho, alcance da transmissão dos sinais de rádio e tinha a proposta de transmitir conteúdos em seis idiomas distintos, já que o sinal poderia ser captado muito além das fronteiras do país. Há até mesmo uma subestação de energia própria para alimentar o sistema de antenas e transmissores do parque.