Sala de Imprensa

EBC anuncia vencedores da Seleção de Reportagens Nádia Franco

Iniciativa homenageia jornalista da empresa e vai investir R$ 200 mil em produções especiais
23/09/2025
|
15:44
compartilhar notícia
Capa da Notícia
Arte: Marketing/EBC

A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) apresentou nesta segunda-feira (23) os projetos vencedores da primeira edição da Seleção de Reportagens Nádia Franco. A iniciativa vai destinar R$ 200 mil para o custeio de reportagens especiais produzidas por jornalistas da empresa. O objetivo é fortalecer o jornalismo público com conteúdo aprofundado, original e de alta relevância para a sociedade brasileira.

Esta Seleção presta uma homenagem à jornalista Nádia Franco, que dedicou 49 anos à comunicação pública e faleceu em agosto de 2025. Grande parte de sua trajetória foi construída na Agência Brasil, veículo da EBC, onde atuou como editora e gerente de redação.

Dos 54 projetos inscritos, 8 foram selecionados por um Conselho Editorial que avaliou as propostas com base em critérios como interesse público, relevância, originalidade, ineditismo, atualidade, viabilidade e diversidade de fontes.

Na Categoria 1, voltada para reportagens da Agência Brasil, Radiojornalismo e Radioagência Nacional, foram selecionados os jornalistas Pedro Rafael Vilela, Eliane Pereira Gonçalves, Ana Lúcia Caldas de Oliveira, Lucas Pordeus León e Luiz Cláudio Ferreira. Claudia Barroso Roquette Pinto Bojunga venceu na Categoria 2, destinada a séries de reportagens para os telejornais da TV Brasil. Daniel Ito Isaia foi o escolhido na Categoria 3, voltada ao formato do programa Caminhos da Reportagem, e Manuela de Oliveira Castro Mariani venceu na Categoria 4, dedicada a reportagens multiplataforma.

O diretor-presidente da EBC, André Basbaum, celebrou a iniciativa como um marco na história da empresa. “Temos o compromisso de fortalecer o jornalismo e acho que essa Seleção é uma oportunidade de fazer reportagem de fôlego, jornalismo de qualidade, sempre na missão que a EBC tem que perseguir, que é entregar informação de qualidade para a população”, disse.

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
O Diretor-Presidente da EBC, Andre Basbaum, e o jornalista da empresa Alex Rodrigues
mostram o certificado de seleção ao lado da irmã de Nádia Franco, Marina.
Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Segundo a diretora de Jornalismo da empresa, Cidinha Matos, foi um trabalho árduo para o Conselho Editorial selecionar as propostas devido a qualidade das pautas enviadas. “Tenho muito orgulho da nossa redação e vamos brigar para tentar fazer as outras [que não foram selecionadas] também”, afirmou. Ela explicou que os temas das reportagens não foram divulgados para preservar o ineditismo das produções.

Os recursos da Seleção serão utilizados para cobrir despesas como passagens, hospedagens, diárias e outros custos necessários à produção das reportagens, conforme as normas da empresa. Os valores não serão pagos diretamente aos profissionais.

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
Lucas Pordeus León recebe o certificado dos diretores Cidinha Matos e Bráulio Ribeiro,
além da irmã de Nádia Franco, Marina.
Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Homenagem a Nádia Franco

Durante a cerimônia de anúncio dos vencedores, familiares de Nádia Franco estiveram presentes e agradeceram a homenagem. “O trabalho era a vida dela e vocês eram uma parte muito importante disso, eram como família para ela. Alguns aqui me conhecem desde quando eu era criança e ela me trazia para a redação, ainda na época da Radiobrás. Em nome da família, só temos a agradecer”, disse Antônio Aristeu Batista Franco, sobrinho da jornalista.

O jornalista Alex Rodrigues, colega de redação de Nádia e integrante do Conselho Editorial da Seleção, também prestou sua homenagem: “Foi um duplo privilégio participar dessa Seleção, porque as pautas foram de altíssimo nível e porque essa iniciativa é uma merecida homenagem à minha amiga Nádia Franco”, sustentou.

A Seleção de Reportagens Nádia Franco reafirma o compromisso da EBC com o jornalismo público de qualidade, plural e voltado ao interesse da sociedade.