EBC celebra os 55 anos do Projeto Minerva, marco da educação radiofônica no Brasil

01/09/2025
|
13:14
compartilhar notícia
Capa da Notícia

A Empresa Brasil de Comunicação (EBC), por meio da Gerência de Acervo e Pesquisa, celebra os 55 anos da criação do Projeto Minerva, iniciativa pioneira de educação radiofônica no Brasil. Lançado em 1º de setembro de 1970, o projeto foi desenvolvido pelo governo federal com o objetivo de oferecer ensino supletivo e difusão cultural por meio do rádio, alcançando brasileiros que estavam fora do sistema regular de ensino. 

O Projeto Minerva foi estruturado a partir de medidas legais que fortaleceram o papel do Serviço de Radiodifusão Educativa (SRE) do então “Ministério da Educação e Cultura”. A produção e veiculação dos programas educativos foram realizadas em cadeia nacional, com transmissões sincronizadas a partir da Rádio MEC, então subordinada ao SRE. 

As aulas radiofônicas eram acompanhadas por fascículos com material de apoio e exercícios, e abordavam disciplinas como Língua Portuguesa, Matemática, Estudos Sociais, Ciências, Educação Moral e Cívica, Educação Artística e Educação Física. O projeto também contou com uma série informativo-cultural que abordava temas como música, literatura, folclore, história e esportes, com produções assinadas por nomes como Paulo Tapajós, Ricardo Cravo Albin, Rosinha de Valença, Sérgio Cabral e César Guerra-Peixe, entre outros. 

Entre os colaboradores do projeto estiveram mestres como Aurélio Buarque de Holanda, Arnaldo Niskier, Domício Proença Filho e Arno Welling, além de educadores e produtores que se tornaram referência na área, como Marlene Blois, Pedro Paulo Gil e Helena Theodoro. 

“Celebrar o Projeto Minerva é reconhecer o papel transformador da comunicação pública na promoção da educação e da cultura. A EBC tem orgulho de preservar esse legado e de continuar investindo em conteúdos que ampliam o acesso ao conhecimento”, afirma Maria Carnevale, gerente de Acervo e Pesquisa da EBC.  

A equipe de Carnevale preserva os registros históricos do Projeto Minerva, incluindo áudios originais das aulas, entrevistas com participantes e materiais de apoio. Parte desse conteúdo está disponível para consulta pública e pode ser acessado por pesquisadores, educadores e interessados na história da radiodifusão educativa no Brasil por meio da centraldepesquisas@ebc.com.br, canal da gerência para atendimento ao público externo.  

A digitalização das fitas do Projeto Minerva foi realizada pelos técnicos Marina Rangel e Joaquim Monteiro; e a pesquisadora Aline Brettas organizou os insumos para a produção deste texto. Ouça o programa da Rádio MEC, veiculado em 30 de agosto de 2022, que conta um pouco dessa história e mostra trechos de entrevistas de personalidades importantes que participaram da implantação e execução do projeto: 

Rádio MEC hoje 

Conhecida de norte a sul do país como "A Rádio de Música Clássica do Brasil", a Rádio MEC é consagrada pelo público por sua vocação direcionada à música de concerto. A tradicional estação vai completar 102 anos em 7 de setembro de 2025. Na mesma data, em 1923, entrava no ar a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, primeira emissora de rádio do país. O mesmo veículo foi rebatizado como Rádio MEC em 1936 quando foi incorporada ao Ministério da Educação. Desde 2007, a rádio é gerida pela EBC. 

Hoje, a Rádio MEC dedica 80% de sua programação à música clássica levando ao ar compositores brasileiros e internacionais de todos os tempos. Ela oferece aos ouvintes a experiência de acompanhar repertórios segmentados, composições originais e produções qualificadas. Ainda há espaço também para faixas de jazz e música popular brasileira, combinação que garante a conquista de novos públicos e agrada a audiência cativa. 

Em julho de 2025, a Rádio MEC teve um crescimento de sua audiência segundo dados da empresa Kantar IBOPE Media. No Rio de Janeiro, a emissora teve aumento de 7% na audiência; em Brasília, de 12%; e em Belo Horizonte de 27% - sempre na comparação com o mês anterior, junho. 

A emissora pode ser sintonizada pela frequência FM 99,3 MHz e AM 800 kHz no Rio de Janeiro. O dial da Rádio MEC em Brasília está em FM 87,1 MHz e AM 800 kHz. O público também acompanha a programação em Belo Horizonte na frequência FM 87,1 MHz. O conteúdo ainda é veiculado no app Rádios EBC.