Sala de Imprensa

EBC e UENF celebram inauguração da primeira rádio pública em Campos dos Goytacazes (RJ)

Parceria amplia a Rede Nacional de Comunicação Pública e fortalece o acesso à informação e à cultura no Norte Fluminense
20/10/2025
|
09:10
compartilhar notícia
Capa da Notícia
Foto: Divulgação UENF

A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) segue firme no propósito de expandir a Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP). Nesta sexta-feira (17), em parceria com a Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), foi inaugurada, oficialmente, a Rádio UENF, que passa a operar pelo canal 196, na frequência 87.1 MHz, em Campos dos Goytacazes (RJ).

A nova emissora, integrante da RNCP, marca um avanço significativo na interiorização da comunicação pública já que beneficia não apenas o município onde está a Universidade, como também outras cidades vizinhas – algumas das quais não possuíam sinal de rádio, como é o caso de Cardoso Moreira.

O lançamento ocorreu em um evento realizado na UENF, com a presença de autoridades e representantes institucionais, entre eles: Rosana Rodrigues, reitora da UENF; Lídia Neves, gerente executiva de Planejamento e RNCP/EBC; Luciana Couto, gerente de Rádio da RNCP/EBC; André Ceciliano, secretário de Assuntos Parlamentares da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República (SRI/PR) e Caio Viana, deputado federal. Os prefeitos de duas cidades vizinhas também prestigiaram, Geane Vincler de Cardoso Moreira, e Marcelo Batista de Quissamã.

A data escolhida também é simbólica por duas razões: 17 de outubro é o Dia Nacional pela Democratização da Comunicação e marca dois anos desde que foi iniciado o trabalho de expansão da RNCP com universidades e institutos públicos.

Segundo Lídia Neves, que representou a EBC na ocasião, a Rádio UENF é a primeira rádio pública no interior do estado do Rio de Janeiro e vai atender uma população de mais de 500 mil habitantes. “É uma emissora que vai fazer muita diferença na sociedade, mostrando aquilo que a comunicação pública tem de melhor: levar informação de qualidade, cultura e entretenimento com a programação da Rádio Nacional. Agora, a população terá acesso à cultura, ciência, informação e cidadania de forma conjunta — esse é o motivo da celebração de hoje”, resume.

No âmbito da parceria, cada instituição assumiu responsabilidades complementares: a EBC cedeu o canal, elaborou o projeto técnico e disponibilizou a programação da Rádio Nacional como base de conteúdo. Já a UENF foi responsável pela aquisição dos equipamentos, além de assumir a operação do canal e a produção de conteúdo local.

A inauguração da Rádio UENF soma-se a outras emissoras que entraram em operação este ano por meio do projeto de expansão da RNCP, como lançamentos em Goiânia (GO), Aracaju (SE), Rio Verde (GO), Vitória (ES), Paranaguá (PR) e Cuiabá (MT).

Sobre a UENF

Fundada há pouco mais de três décadas, a UENF foi idealizada por Darcy Ribeiro com o propósito de transformar a realidade social, econômica e cultural do Norte Fluminense. Com cerca de 7 mil alunos distribuídos entre seus campi de Campos dos Goytacazes e Macaé, além de cinco bases avançadas de pesquisa, a UENF mantém 20 cursos de graduação, 16 programas de pós-graduação e mais de 180 projetos de extensão, aproximando o conhecimento científico da sociedade.

A nova Rádio UENF amplia os espaços de divulgação científica, cultural e educacional, aproximando a universidade da comunidade regional.