EBC organiza oficina de preparação para a cobertura da COP30 em Belém
Nesta terça-feira (7), a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) proporcionou aos colaboradores da casa e da Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP) um workshop de preparação para a COP30 – Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2025, que ocorrerá no próximo mês, em Belém (PA).
Diretamente da sede em Brasília, com transmissão remota para as demais praças, o objetivo da reunião foi compartilhar as principais informações estratégicas, como diretrizes de cobertura, sugestões de pautas e dicas práticas às equipes que atuarão diretamente na COP30.
Ao todo, 115 pessoas participaram da capacitação conduzida pelo diretor-geral da EBC, Bráulio Ribeiro; por Fábio Toreta, chefe da Assessoria Especial de Comunicação Social do Ministério do Meio Ambiente; pela jornalista da EBC Mara Régia, apresentadora dos programas Viva Maria e Natureza Viva; além da repórter Andréia Teixeira, da TV Cultura do Pará (Funtelpa). O presidente da EBC, Andre Basbaum, também participou como ouvinte.
Com uma estrutura de mais de 300 profissionais envolvidos, 42 sinais simultâneos e estúdios de rádio e TV, a será a emissora anfitriã do evento no Brasil. Durante o encontro, Bráulio Ribeiro destaca o esforço coletivo em torno da COP30. “Após os sucessos das coberturas do G20 e dos BRICS, alcançamos um lugar de grande visibilidade e importância, principalmente no fortalecimento da comunicação pública”, afirma.
Nesse sentido, Fábio Toreta ressalta o papel crucial da imprensa na contribuição para o sucesso do evento. “A COP no Brasil contará com um movimento social muito pulsante. Por isso, há o desafio do ponto de vista da integridade da informação, para além da divulgação dos acordos e seus cumprimentos”, explica.
Enquanto a jornalista Andréia Teixeira, da TV Cultura do Pará, alertou para o cuidado com os estereótipos em relação à região e aos moradores: "Precisamos nos unir para não cair no senso comum. A Amazônia precisa ser apresentada ao mundo de forma unida e consistente”.
EBC na COP30
O evento ocorrerá em novembro, na capital paraense, com previsão de receber mais de 50 mil pessoas, entre chefes de Estado, representantes do corpo diplomático e ambientalistas.
A EBC será responsável pela geração e distribuição dos sinais oficiais da conferência, por meio de uma operação técnica sem precedentes: mais de 300 profissionais envolvidos, 42 sinais simultâneos, estúdios de rádio e TV, sistema de IPTV com mais de 330 pontos de exibição e transmissão em UHD 4K — o mais avançado padrão de qualidade de imagem disponível.