EBC participa de lançamento da Cátedra Latino-americana de Mídias Públicas e do Diploma em Mídias Públicas na América Latina
A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) apoia o lançamento da Cátedra Latino-americana de Mídias Públicas, a ser realizado nesta quinta-feira (25), às 16h (horário de Brasília). O propósito da cátedra é criar um espaço permanente de reflexão, pesquisa e formação que fortaleça o papel das mídias públicas na construção da cidadania e da democracia na América Latina. A EBC será representada pelo seu Diretor-Geral, Bráulio Ribeiro.
O evento é online e aberto a todos. Interessados podem se inscrever por meio deste formulário. A Cátedra Latino-americana de Mídias Públicas é uma iniciativa conjunta da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade de Buenos Aires (UBA) e da Associação de TVs Públicas e Culturais da América Latina (TAL).
“A EBC se orgulha de estar presente nesse espaço que prepara novas gerações para pensar e transformar o ecossistema comunicacional latino-americano. Esse marco fortalece a integração entre países, valoriza nossas identidades e reafirma o papel estratégico das mídias públicas”, comenta Bráulio Ribeiro.
Diploma em Mídias Públicas na América Latina
O encontro marca também a apresentação do Diploma em Mídias Públicas na América Latina, certificação com início previsto para março de 2026 e duração até julho do mesmo ano. O curso é voltado para profissionais e gestores de emissoras públicas, estudantes, pesquisadores e demais interessados no tema.
O programa oferece um olhar crítico, latino-americano e contemporâneo sobre o ecossistema das mídias públicas, abordando desafios como soberania cultural, construção da cidadania e democracia, capitalismo de plataformas e inovação na produção audiovisual.
O curso é totalmente virtual e organizado em cinco módulos temáticos: experiência e tradição latino-americanas; audiências das mídias públicas; modelos e ferramentas de gestão; produção, estética, formatos e conteúdos; e experiências e papéis das mídias públicas na região —, além de um módulo final dedicado à elaboração de um Trabalho Integrador Final (TIF). As aulas semanais contam com docentes titulares e convidados de diversos países da América Latina, combinando encontros síncronos e materiais assíncronos.
Os diplomados estarão preparados para pesquisar sistemas e modelos comunicacionais públicos, assessorar processos de gestão, planejar e avaliar mídias públicas e realizar diagnósticos comunicacionais em mídias de massa, grupos e instituições culturais.
Dirigida academicamente por Jésica Tritten - docente universitária e produtora de televisões públicas - e com um comitê formado por especialistas da UBA e da TAL, a Cátedra Latino-americana de Mídias Públicas consolida um espaço de intercâmbio e qualificação que conecta teoria, prática e inovação, valorizando as identidades, tradições e experiências das mídias públicas na América Latina.
Além do Diretor-Geral da EBC, integra o comitê acadêmico o Gerente de Projetos e Conteúdos Regionais da empresa, Adriano de Angelis.