EBC tem duas finalistas no Prêmio +Admirados Jornalistas Negros e Negras da Imprensa Brasileira 2025
A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) celebra a presença de duas profissionais entre os finalistas do Prêmio +Admirados Jornalistas Negros e Negras da Imprensa Brasileira 2025 anunciados nesta quarta-feira (17). A apresentadora da TV Brasil, Luciana Barreto, e a gerente de Jornalismo Digital da EBC, Juliana Cézar Nunes, estão na disputa pelo TOP 50 +Admirados do Ano, em uma edição que valoriza o trabalho de jornalistas negros e negras em todo o país.
Organizado por Jornalistas&Cia, em parceria com os sites Neo Mondo, 1 Papo Reto e a Rede JP – Jornalistas Pretos, o prêmio chega à sua terceira edição com recorde de participação. A votação do segundo turno está aberta ao público até o dia 30 de setembro. Os eleitores podem escolher até cinco profissionais por categoria, atribuindo pontuação conforme a ordem de preferência. Vote aqui.
“Esse reconhecimento é motivo de orgulho para toda a equipe da EBC. São os profissionais que constroem a nossa empresa e fazem sua história. No caso desse prêmio em especial, nós alegra pois mostra que a TV pública no Brasil é um espaço também de diversidade”, afirma Andre Basbaum
Já para Cidinha Matos, diretora de Jornalismo da EBC, afirmou que “ficamos felizes de termos profissionais entre os mais admiradas do país. Isso reforça nosso papel de produzir comunicação pública de qualidade e com relevância”.
A cerimônia de premiação será realizada no dia 10 de novembro, na Câmara dos Vereadores de São Paulo, e também revelará os vencedores das categorias temáticas e os homenageados com os troféus Luiz Gama (Decano/Decana), Tim Lopes (Revelação do Ano) e Glória Maria (Personalidade do Ano).
Outros reconhecimentos
Além da indicação no Prêmio +Admirados Jornalistas Negros e Negras, a EBC também se destaca em outras premiações da mesma natureza. No Prêmio Einstein +Admirados da Imprensa de Saúde, Ciência e Bem-Estar, quatro jornalistas da empresa estão entre os finalistas: Patrícia Serrão, Paula Labossière, Raíssa Saraiva e Tâmara Freire. A Agência Brasil e a Radioagência Nacional também concorrem nas categorias de veículos, e o podcast VideBula é finalista na categoria “Áudio”.
A relevância da EBC no cenário jornalístico foi reforçada ainda com a presença de três profissionais entre os 100 +Admirados Jornalistas Brasileiros de 2025: Luciana Barreto, Patrícia Serrão e Raíssa Saraiva. A edição registrou quase 30 mil votos, consolidando o reconhecimento do trabalho das jornalistas da empresa.