Estúdio COP30: novo programa do Canal Gov apresenta temas e desafios da conferência climática
Faltam apenas 43 dias para a realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que será realizada em novembro, em Belém (PA). É nessa toada que o Canal Gov estreia, na próxima segunda-feira (6), às 13 horas, o programa Estúdio COP30, uma série de entrevistas dedicadas a discutir os principais temas e os bastidores do evento. O programa de estreia será com a diretora-executiva da COP30, Ana Toni.
Com 40 minutos de duração, a atração será apresentada pela jornalista Karine Melo e terá edições inéditas às segundas e quartas-feiras, sempre às 13h. O programa busca antecipar os principais debates que acontecerão na COP30, destacando como o Governo do Brasil está se preparando para o encontro e quais propostas pretende apresentar. A ideia também é mostrar de que forma o país vai transformar o evento em um marco efetivo na luta contra as mudanças climáticas.
Os entrevistados foram escolhidos para mostrar que o debate climático se relaciona com muitos outros temas, pois interfere na produção de alimentos, na saúde das pessoas, na qualidade de vida, tanto na cidade quanto no campo, e na condição de vida dos povos indígenas e habitantes das florestas.
Para a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, as pessoas terão no programa a oportunidade de compreender a dimensão da emergência climática e seus impactos diretos no cotidiano. Segundo ela, a mudança do clima é “uma espécie de armagedon da crise ambiental global. Ou seja, é a crise das crises, que já está afetando os brasileiros e pessoas do mundo inteiro, ora com chuva demais ora com chuva de menos, incêndios”.
A ministra, que encerra a temporada do Estúdio COP30, falou com exclusividade à EBC e destacou ainda que os efeitos da crise “têm repercussão na saúde das pessoas, nos investimentos e na segurança alimentar”. Por isso, assistir ao programa é, na visão dela, mais uma forma de a sociedade se munir de elementos para cobrar governos, empresas e instituições financeiras privadas, por exemplo.
Entre as personalidades entrevistadas estão ainda a ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara; o ministro das Cidades, Jader Filho; a secretária de Assuntos Internacionais do Ministério da Fazenda, Tatiana Rosito; e a diretora do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, Luiza Trabuco.
Serviço
Estreia do Programa Estúdio COP30.
Episódios inéditos às segundas e quartas, 13h, no Canal Gov.
Horários alternativos:
Segundas e quartas - 20h, 2h (madrugada);
Terças e quintas - 15h45;
De segunda a sexta, às 7h;
Sábados e domingos às 14h e 5h (madrugada).
Como sintonizar - https://canalgov.ebc.com.br/