Fernando Miranda assume Superintendência de Comunicação Digital e Mídias Sociais da EBC
A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) anunciou Fernando Miranda como novo superintendente de Comunicação Digital e Mídias Sociais (SUDIM). Concursado desde 2014, Miranda construiu uma sólida trajetória na empresa, com atuação destacada nas áreas de marketing, criação e conteúdo digital.
Com formação em comunicação e experiência em gestão de equipes e redes sociais, Fernando iniciou sua jornada na EBC na área de Marketing. Em 2019, assumiu a Coordenação de Criação, liderando projetos de identidade visual e campanhas estratégicas. Em 2023, passou a coordenar Projetos Integrados de Conteúdo Digital na então Gerência Executiva de Redes Sociais, Arte Visual e Usabilidade. Mais recentemente, esteve à frente da Gerência de Produção Multimídia, na Superintendência de Comunicação Digital e Mídias Sociais.
A efetivação como superintendente ocorreu em 1º de setembro de 2025, consolidando uma trajetória marcada pela inovação e pelo fortalecimento da presença digital da EBC.
Sobre a SUDIM
Criada em 2023, a Superintendência de Comunicação Digital e Mídias Sociais é responsável por articular a integração dos conteúdos produzidos pela empresa nos meios digitais. A área elabora e acompanha o planejamento estratégico de conteúdo para mais de 30 perfis administrados pela EBC, que somam quase 12 milhões de seguidores. Entre os principais canais estão @tvbrasil, @ebc, @canalgov e @agencia.brasil.
Durante a gestão anterior, liderada por Nicole Briones, a SUDIM conquistou importantes resultados. A EBC venceu a terceira edição do Prêmio Social Media Gov, na categoria “Comunicação como Serviço”, com conteúdos relevantes e de interesse público. A premiação foi anunciada na 14ª edição do Redes Wegov, em Florianópolis (SC), com destaque para cinco conteúdos do programa Sem Censura, da TV Brasil.
Além disso, a TV Brasil alcançou o primeiro lugar no ranking das instituições públicas do Governo Federal com maior número de interações nas redes sociais no primeiro semestre de 2025, superando inclusive a conta oficial do Governo do Brasil (@govbr). Foram mais de 25 milhões de interações entre janeiro e junho, segundo dados da plataforma Social Media Gov.
Outros perfis administrados pela EBC também figuraram entre os dez primeiros colocados: @ebc (3º lugar), @canalgov (9º lugar) e @agencia.brasil (10º lugar). Em comparação com os dados de 2023, o crescimento é expressivo — naquele ano, as contas da EBC não apareciam entre as dez mais interativas do Governo Federal.
A nomeação de Fernando Miranda reforça o compromisso da EBC com a excelência na comunicação pública digital, valorizando profissionais da casa e investindo em estratégias que aproximam o conteúdo da sociedade brasileira.