Filarmônica de Minas Gerais apresenta contos de reis e heróis em transmissão na Rádio MEC

29/08/2025
|
15:23
compartilhar notícia
Capa da Notícia

O quarto espetáculo da série “Concertos para a Juventude” de 2025 da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais ganha transmissão ao vivo na Rádio MEC neste domingo (31), às 11h. Com regência do maestro associado da Filarmônica, José Soares, a apresentação inédita “Contos de Reis e Heróis” será realizada na Sala Minas Gerais, em Belo Horizonte.

Durante a performance, a orquestra destaca histórias de bravura de personagens como o Conde de Egmont, o Rei Nabucodonosor, o lendário herói Guilherme Tell, o inconfidente mineiro Tiradentes e o cavaleiro Lohengrin. O programa se encerra com a inconfundível protofonia inspirada no herói do romance de José de Alencar, com as melodias marcantes de Carlos Gomes em “O Guarani”.

Para conduzir o público nesta jornada, a orquestra interpreta as obras “Egmont: Abertura” (Ludwig van Beethoven); “Nabucco: Abertura” (Giuseppe Verdi); “Guilherme Tell: Abertura” (Gioachino Rossini); “Tiradentes: Prelúdio do Ato III” (Eleazar de Carvalho); “Lohengrin: Prelúdio do Ato III” (Richard Wagner); “O Guarani: Protofonia” (Antônio Carlos Gomes)

Neste ano, a série “Concertos para a Juventude” da Filarmônica de Minas Gerais destaca “A Orquestra nos Contos”, com seus reis e rainhas, heróis e heroínas, criaturas mágicas e outros personagens. Desde que assumiu o posto de maestro associado na orquestra, José Soares Soares atua como regente titular do seriado, voltado às famílias e à formação de novos públicos.

Sobre a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais

Fundada em 2008, a Filarmônica de Minas Gerais tornou-se referência no Brasil e no mundo por sua excelência artística e vigorosa programação. Conduzida pelo seu diretor artístico e regente titular, Fabio Mechetti, a orquestra é composta por 90 músicos de todas as partes do país, da Europa, Ásia e Américas.

O grupo possui 18 discos gravados, entre eles quatro que integram o projeto Brasil em Concerto, do selo internacional Naxos junto ao Itamaraty. O álbum “Almeida Prado – obras para piano e orquestra”, com Fabio Mechetti e Sonia Rubinsky, foi indicado ao Grammy Latino 2020.

Sobre a Rádio MEC

Conhecida de norte a sul do país como "A Rádio de Música Clássica do Brasil", a Rádio MEC é consagrada pelo público por sua vocação direcionada à música de concerto. A tradicional estação dedica 80% de sua programação à música clássica e leva ao ar compositores brasileiros e internacionais de todos os tempos.

A Rádio MEC oferece aos ouvintes a experiência de acompanhar repertórios segmentados, composições originais e produções qualificadas. Ainda há espaço também para faixas de jazz e música popular brasileira, combinação que garante a conquista de novos públicos e agrada a audiência cativa.

A emissora pode ser sintonizada pela frequência FM 99,3 MHz e AM 800 kHz no Rio de Janeiro. O dial da Rádio MEC em Brasília está em FM 87,1 MHz e AM 800 kHz. O público também acompanha a programação em Belo Horizonte na frequência FM 87,1 MHz. O conteúdo ainda é veiculado no app Rádios EBC.

Os ouvintes têm participação garantida e podem colaborar com sugestões para a programação da Rádio MEC. O público pode interagir pelas redes sociais e pelo WhatsApp. Para isso, basta que os interessados enviem mensagens de texto para o número (21) 99710-0537.

Serviço
“Concertos para a Juventude” Orquestra Filarmônica de Minas Gerais - “Contos de Reis e Heróis” - domingo, dia 31/08, às 11h, ao vivo na Rádio MEC FM

Rádio MEC na internet e nas redes sociais
Site: https://radios.ebc.com.br
Instagram: https://www.instagram.com/radiomec
Spotify: https://open.spotify.com/user/radiomec
YouTube: https://www.youtube.com/radiomec
X: https://x.com/radiomec
Facebook: https://www.facebook.com/radiomec
WhatsApp: (21) 99710-0537

Como sintonizar a Rádio MEC
Rio de Janeiro: FM 99,3 MHz e AM 800 kHz
Belo Horizonte: FM 87,1 MHz
Brasília: FM 87,1 MHz e AM 800 kHz
Parabólica - Star One C2 - 3748,00 MHz - Serviço 3
Celular - App Rádios EBC para Android e iOS