Filmes da TV Brasil de 17 a 23.11.2025
O Beijo no Asfalto
Segunda-feira, 17 de novembro
21h/03h1

País: Brasil. Ano: 1981. Gênero: Drama. Direção: Bruno Barreto. Roteiro: Doc Comparato. Elenco: Tarcísio Meira, Ney Latorraca, Lídia Brondi, Christiane Torloni, Daniel Filho.
Um desconhecido é morto ao ser atropelado por um ônibus e, agonizante, pede a um bancário que lhe dê um beijo na boca. O gesto é transformado em escândalo pela imprensa sensacionalista e o bancário sofre com o preconceito popular e também passa a ser investigado pela polícia, que começa a supor que o acidente tenha sido um assassinato.
Reprise. 80 min.
Classificação indicativa: 14 anos.
1madrugada de segunda-feira (17) para terça-feira (18).
A Pessoa é Para o que Nasce
Terça-feira, 18 de novembro
21h/03h2

País: Brasil. Ano: 2004. Gênero: Documentário. Direção: Roberto Berliner e Leonardo Domingues.
Três irmãs cegas. Unidas por esta incomum peripécia do destino, Regina, Maria e Conceição viveram toda sua vida cantando e tocando ganzá em troca de esmolas nas cidades e feiras do Nordeste do Brasil. O filme acompanha os afazeres cotidianos destas mulheres e revela suas curiosas estratégias de sobrevivência, das quais participam parentes e vizinhos. Acompanha também, numa reviravolta inesperada, o efeito do cinema na vida destas mulheres, transformando-as em celebridades.
Reprise. 85 min.
Classificação indicativa: Livre.
2madrugada de terça-feira (18) para quarta-feira (19).
Isto É Pelé
Quarta-feira, 19 de novembro
21h/03h3

País: Brasil. Ano: 1974. Gênero: Documentário. Direção: Eduardo Escorel e Luiz Carlos Barreto.
Documentário que narra a vida de Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, contando sua carreira de 17 anos de futebol. Ao lado do gênio Pelé, são focalizadas as grandes conquistas do futebol brasileiro, com ênfase nas Copas do Mundo de 1958 e 1970. Pelé depõe sobre suas qualidades e vemos cenas das partidas mais importantes que disputou, os gols mais emocionantes que marcou, como um testemunho e um legado de ensinamentos para as atuais e frituras gerações do futebol brasileiro.
Reprise. 70 min.
Classificação indicativa: Livre.
Tia Ciata
Quarta-feira, 19 de novembro
22h30/04h303

País: Brasil. Ano: 2016. Gênero: Documentário. Direção: Mariana Campos, Raquel Beatriz.
O documentário aborda o protagonismo feminino negro sob a ótica da personagem popular Tia Ciata, uma mulher de suma importância para a história e cultura brasileira, referência na construção da identidade nacional.
Inédito. 26 min.
Classificação Indicativa: Livre.
3madrugada de quarta-feira (19) para quinta-feira (20).
Capitães da Areia
Quinta-feira, 20 de novembro
21h/03h4

País: Brasil. Ano: 2011. Gênero: Aventura/Drama. Direção: Cecília Amado, Guy Gonçalves. Elenco: Jean Luís Amorim, Ana Graciela, Robério Lima, Israel Gouvêa, Paulo Abade, Jordan Mateus, Felipe Duarte.
Pedro Bala (Jean Luís Amorim), Professor (Robério Lima), Gato (Paulo Abade), Sem Pernas (Israel Gouvêa) e Boa Vida (Jordan Mateus) são adolescentes abandonados por suas famílias, que crescem nas ruas de Salvador e vivem em comunidade no Trapiche junto com outros jovens de idade semelhante. Eles praticam uma série de assaltos, o que faz com que sejam constantemente perseguidos pela polícia. Um dia Professor conhece Dora (Ana Graciela) e seu irmão Zé Fuinha (Felipe Duarte), que também vivem nas ruas. Ele os leva até o Trapiche, o que desencadeia a excitação dos demais garotos, que não estão acostumados à presença de uma mulher no local. Pedro consegue acalmar a situação e permite que Dora e o irmão fiquem por algum tempo. Só que, aos poucos, nasce o afeto entre o líder dos Capitães da Areia e a jovem que acabou de integrar o bando.
Reprise. 96 min.
Classificação indicativa: 14 anos.
4madrugada de quinta-feira (20) para sexta-feira (21).
Michelle e Obama
Sexta-feira, 21 de novembro
21h/03h5

Título original: Southside With You. País: EUA. Ano: 2016. Gênero: Cinebiografia/Drama. Direção: Richard Tanne. Elenco: Tika Sumpter, Parker Sawyers, Vanessa Bell Calloway, Philip Edward Van Lear, Taylar Fondren.
Barack Obama (Parker Sawyers), calouro da faculdade de Direito de Harvard, arruma um emprego temporário em um escritório de Chicago. Lá, fica sob as ordens da jovem advogada Michelle Robinson (Tika Sumpter), por quem se apaixona. Certo dia, a advogada finalmente aceita o convite do estagiário para sair e os dois visitam um museu, fazem uma longa caminhada e terminam o dia de verão assistindo ao filme Faça a Coisa Certa, de Spike Lee.
Reprise. 84 min.
Classificação indicativa: 12 anos.
5madrugada de sexta-feira (21) para sábado (22).
A Sede do Peixe – Milton Nascimento
Sábado, 22 de novembro
16h/03h6

País: Brasil. Ano: 1997. Gênero: Documentário. Direção: Lula Buarque de Hollanda, Carolina Jabor. Elenco: Com Gilberto Gil, Caetano Veloso, Zélia Duncan, Wagner Tiso, Fernando Brant, Lô Borges, Tavinho Moura, Beto Guedes, Nana Caymmi, Uakti, Alaíde Costa, Alcione, Carlinhos Brown, Christian Oyeni, Samuel Rosa, Elis Regina.
Em dezembro de 1997, no Rio de Janeiro, o compositor mineiro Milton Nascimento juntou amigos e parceiros de carreira no especial "A Sede do Peixe". Com participação de Caetano Veloso, Alcione, Skank, Nana Caymmi e Gilberto Gil, o filme é uma relíquia cultural, retratando momentos inesquecíveis, muitas vezes descontraídos, na carreira de um dos maiores ícones da Música Popular Brasileira.
Reprise. 55 min.
Classificação indicativa: Livre.
Artes da Memória
Sábado, 22 de novembro
17h30/04h306

País: Brasil. Ano: 2018. Gênero: Documentário. Direção: Daniel Choma.
O documentário Artes da Memória é um registro das recordações de pessoas comuns por meio dos cinco sentidos.
O filme elabora narrativas a partir do exercício de recordação, da relação entre presente e passado e da inserção das pessoas e grupos no tempo. Ainda analisa o esquecimento enquanto recurso necessário à sobrevivência humana e as formas de diferentes culturas o alcançarem.
Reprise. 29 min.
Classificação indicativa: Livre.
6madrugada de sábado (22) para domingo (23).
Gilberto Gil – Tempo Rei
Sábado, 22 de novembro
21h

País: Brasil. Ano: 1996. Gênero: Documentário. Direção: Andrucha Waddington, Breno Silveira, Lula Buarque de Hollanda.
Tempo Rei é o primeiro registro audiovisual da vasta obra de Gilberto Gil, celebrando os trinta anos de carreira do artista, comemorados em 1996. Gil relembra sua trajetória artística, recorda fatos marcantes e revela algumas intimidades. O documentário teve cenas gravadas no Rio de Janeiro, São Paulo em Salvador e Ituaçu, sua cidade natal. Inclui cenas de shows e encontros musicais com convidados muito especiais como os Filhos de Gandhi, toda a sua família, Stevie Wonder (com quem interpreta "Desafinado"), Caetano Veloso e Carlinhos Brown. Integralmente filmado em película cinematográfica.
Reprise. 115 min.
Classificação indicativa: Livre
Pierre Fatumbi Verger – Mensageiro Entre Dois Mundos
Domingo, 23 de novembro
11h30

País: Brasil. Ano: 1999. Gênero: Documentário. Direção: Lila Buarque de Hollanda.
A vida, a obra, a trajetória e a carreira do fotógrafo e etnógrafo francês Pierre Verger, narradas através de depoimentos de amigos e admiradores, abordando a história de um estudioso que dividiu sua vida entre dois mundos distintos: o mundo moderno e europeu da Paris, cidade natal de Verger e o mundo exótico e africano da Bahia, cidade que se tornou o lar do francês por mais de cinquenta anos.
Reprise. 82 min.
Classificação indicativa: 12 anos.
Cinderela e o Príncipe Secreto
Domingo, 23 de novembro
16h

Título Original: Cinderella and the Secret Prince. País: EUA. Ano: 2018. Gênero: Família/Animação. Direção: Lynne Southerland. Roteiro: Francis Glebas.
Com a ajuda da Fada Madrinha, Cinderela e seus amigos camundongos conseguem escapar do sótão onde vivem para ir ao Baile Mágico no palácio real. Tudo parece perfeito, mas eles logo descobrem um segredo terrível: o verdadeiro príncipe encantado foi transformado em um rato pela Bruxa Má, aquele príncipe no baile não passa de um impostor. Cinderela e seus leais amigos agora embarcam em uma perigosa aventura para derrotar as forças do mal e ajudar o príncipe a voltar a sua verdadeira forma.
Reprise. 92 min.
Classificação indicativa: Livre.
Lua Cambará – Nas Escadarias do Palácio
Domingo, 23 de novembro
21h30

País: Brasil. Ano: 2002. Gênero: Drama. Direção e Roteiro: Rosemberg Cariry. Elenco: Dira Paes, Nelson Xavier, Chico Diaz, Cláudio Jaborandy.
Final do século XIX, sertão do Ceará. O poderoso coronel Pedro Cambará (W.J. Solha) estupra uma escrava negra. Deste ato nasce a menina Lua Cambará (Dira Paes), que ganha este nome por ter nascido em noite de lua cheia. Vivendo numa sociedade machista e violenta, Lua precisa lutar com as mesmas armas dos homens para conquistar seu espaço. A partir da morte de seu pai ela dá início ao seu destino sangrento, aventureiro e diabólico.
Inédito. 88 min.
Classificação indicativa: 16 anos.
Abdias Nascimento
Domingo, 23 de novembro
23h15

País: Brasil. Ano: 2011. Gênero: Documentário. Direção: Aída Marques. Elenco principal: Letícia Spiller, Val Perré, Camila Morgado, Iléa Ferraz, Gustavo Mel.
Aos 97 anos, Abdias Nascimento morreu como um dos maiores nomes da causa e da cultura negra no Brasil. Sua trajetória fez dele um fundador, um revolucionário, um monumento à luta política e, sobretudo, um artista de múltiplas sensibilidades. Abdias Nascimento, procura resgatar este personagem central da cultura do nosso país – reconhecido e reverenciado aqui e no mundo – nas suas mais diversas faces e atividades.
Reprise. 95 min.
Classificação Indicativa: Livre.
Família de Axé
Domingo, 23 de novembro
01h7

País: Brasil. Ano: 2019. Gênero: Documentário. Direção: Tetê Moraes. Elenco: Alberto Ribeiro Santana/Adalto.
A diretora Tetê Moraes dá voz ao Alberto Ribeiro Santana, Pai de Santo baiano e de sua família afro-brasileira. O documentário faz uma viagem de descobrimento sobre festas, rituais, culinária, música e dança, revelando a luta para manter viva a cultura de seus ancestrais africanos e do candomblé.
Reprise. 76 min.
Classificação indicativa: Livre.
7madrugada de domingo (23) para segunda-feira (24).
Os filmes podem ser substituídos e a grade de programação alterada a qualquer momento, sem aviso prévio.