Futebol feminino e campeonatos regionais rendem picos de audiência para a TV Brasil
A TV Brasil teve a melhor audiência do ano neste domingo (23) com a concentração de transmissões das finais de campeonatos estaduais e o início da série A1 do Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino.
Um dos destaques foi a partida do Brasileirão Feminino entre Cruzeiro e Grêmio no domingo, que ultrapassou 2 pontos de audiência no Distrito Federal e mais de um ponto nas praças Rio de Janeiro e São Paulo, alcançando 194 mil domicílios nas três cidades.
A valorização do esporte feminino é uma marca da TV Brasil, que deu início às transmissões do Brasileirão Feminino A1 neste final de semana, com a previsão de exibição ainda das fases decisivas das séries A2, A3, Sub-20 e Sub-17 do Feminino.
Nos regionais, a TV Brasil transmitiu as finais dos campeonatos cearense e baiano. No domingo, o melhor resultado foi do Campeonato Baiano, com pico de 2 pontos no DF e 1,6 em São Paulo e Rio de Janeiro. Ao longo de toda a partida, foram 391 mil domicílios conectados nessas três cidades.
Campeonatos estaduais e a Tela do Futebol Feminino
A TV Brasil irá transmitir todo o Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino – Série A1. Também haverá transmissões de partidas das séries A2, A3, e as finais do Sub-20 e Sub-17.
“A TV Brasil se orgulha de ser a tela do esporte feminino”, afirma o diretor-presidente da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Jean Lima. “Ainda mais com a realização da Copa do Mundo de Futebol Feminino no Brasil em 2027, acreditamos que o esporte merece e precisa de mais espaço, o que muitas vezes não ocorre na mídia comercial. É uma forma de incentivo e difusão da prática. Desde o ano passado, essa é uma diretriz clara da programação da TV pública”, afirma.
A TV Brasil também iniciou o ano de 2025 com as emoções de quatro importantes campeonatos estaduais de futebol: baiano, capixaba, cearense e paraense. As transmissões foram geradas a partir das emissoras afiliadas integrantes da Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP). Diretamente dos estádios, a narração e comentários foram realizados pelas emissoras públicas dos três estados: TVE Bahia, TV Ceará, TVE Espírito Santo e TV Cultura do Pará.
“A EBC tem a missão de mostrar a diversidade regional de nosso país”, afirma o diretor-presidente da EBC, Jean Lima. “Por isso, seguimos investindo no futebol, uma paixão nacional que mostra toda nossa diversidade”, afirmou.
Futebol repete sucesso do Carnaval
Outra experiência de sucesso da TV Brasil junto às emissoras da Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP) foi a transmissão do Carnaval neste início de ano. Mais de 2 milhões de pessoas estiveram sintonizadas nos festejos carnavalescos transmitidos pela TV Brasil.
No dia 22, a transmissão do Carnaval Capixaba em parceria com a TVE Espírito Santo se destacou na programação nas praças de Brasília e Rio de Janeiro, com mais de 125 mil pessoas alcançadas. Em São Paulo, com a transmissão do Grupo de Acesso 2 Paulista alcançou mais de 160 mil indivíduos.
No Rio de Janeiro, no dia 22, o horário de exibição teve o dobro da audiência das quatro semanas anteriores. Em São Paulo e em Brasília, o aumento foi de 73% e 62% respectivamente.
A partir do dia 28, a transmissão de mais de 28 horas do Carnaval de Salvador alcançou mais de 1 milhão de pessoas, tendo pico de mais de 1 ponto de audiência no DF.
No dia 2 de março, com a transmissão do Grupo de Acesso 1 de SP, e no dia 8, com a transmissão do Desfile das Campeãs, a TV Brasil teve um alcance de mais de 500 mil indivíduos em mais de 10 horas de transmissão.
A madrugada do dia 8 para o dia 9 de março marcou 479% a mais de audiência que os quatro sábados anteriores ao Carnaval.
No dia 15, a transmissão do Carnaval de Porto Alegre alcançou mais de 200 mil pessoas, com a madrugada marcando 183% a mais de audiência que os quatro sábados pré-Carnaval.