Gonzaguinha ganha tributo com especial no programa Sem Censura, da TV Brasil
Para reverenciar os 80 anos de nascimento de Gonzaguinha, cantor e compositor carioca que faleceu cedo, aos 45 anos, em 1991, a TV Brasil exibe uma edição inédita do Sem Censura nesta sexta (12), às 16h. A apresentadora Katy Navarro recebe convidados especiais na bancada do programa da emissora pública para celebrar as produções marcantes desse ícone da música brasileira.
A produção traz para um papo as filhas do astro. A cantora e compositora Amora Pêra e a cantora Nanan Gonzaga recordam memórias e destacam a trajetória com passagens importantes da carreira do músico que fez história na cena da cultura do país. As duas também interpretam repertório de clássicos do pai.
A roda de conversa ainda conta com a presença do pesquisador e escritor Fred Coelho que aponta detalhes curiosos da vida do homenageado. O programa da TV Brasil ainda tem como debatedora a jornalista especializada em música, Fabiane Pereira, que fala sobre a relevância da obra de Gonzaguinha.
Amora Pêra e Nanan Gonzaga interpretam grandes músicas do cancioneiro nacional. Elas cantam sucessos de Gonzaguinha lembrados até hoje pelos fãs como "O que é o que é?", "Recado", "Não dá mais pra Segurar (Explode Coração)", "Grito de Alerta", "Comportamento Geral", "Redescobrir" e "Caminhos do Coração". Para acompanhá-las, a banda tem a participação de Paula Leal (piano) e Rodrigo Lima (violão).
Natural do Rio de Janeiro, Luiz Gonzaga do Nascimento Júnior nasceu em 22 de setembro de 1945. Filho registrado, mas não biológico, do cantor e compositor pernambucano Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, Gonzaguinha teve suas composições gravadas por personalidades da MPB como Gal Costa, Maria Bethânia, Zizi Possi, Simone, Alcione, Elis Regina, Fagner e Joanna.
Sobre o programa
No ar de segunda a quinta, ao vivo, às 16h, e com edições especiais toda sexta-feira, no mesmo horário, o Sem Censura é transmitido simultaneamente na telinha, no app TV Brasil Play e no YouTube do canal. O conteúdo fica disponível em formato de podcast no Spotify. A atração diária ainda tem janela alternativa na programação da TV Brasil mais tarde, no mesmo dia, às 23h30.
Nas férias da apresentadora titular Cissa Guimarães, a jornalista Katy Navarro comanda o programa. Com quadro fixo de debatedores que se revezam ao longo da semana, o Sem Censura recebe artistas e profissionais de diversas áreas para debater temas do momento que interessam à sociedade. Em 2025, a produção da TV Brasil comemora 40 anos no ar.
A interatividade está presente na produção com a hashtag #semcensura40anos nas redes sociais. O público também pode participar pelo WhatsApp (21) 99903-5329. A apresentadora Cissa Guimarães lê e comenta as mensagens, enquanto os convidados respondem às perguntas enviadas.
O Sem Censura faz parte da programação da emissora pública desde 1985, quando estreou no dia 1º de julho na então TVE/RJ, hoje TV Brasil, sob o comando de Tetê Muniz. O bate-papo vespertino criado por Fernando Barbosa Lima ficou mais conhecido com o rosto de jornalistas como Lúcia Leme e Leda Nagle no comando da bancada.
Serviço
Sem Censura – segunda a sexta, às 16h, na TV Brasil
Sem Censura (reprise) – segunda a sexta, às 23h30, na TV Brasil
Sem Censura – Spotify - https://open.spotify.com/show/09O9CTA1nHctKJ2AdII0JZ
TV Brasil na internet e nas redes sociais
Site – https://tvbrasil.ebc.com.br
Instagram – https://www.instagram.com/tvbrasil
YouTube – https://www.youtube.com/tvbrasil
X – https://x.com/TVBrasil
Facebook – https://www.facebook.com/tvbrasil
TikTok – https://www.tiktok.com/@tvbrasil
TV Brasil Play - http://tvbrasilplay.com.br