Jornalista da TV UFG participa de intercâmbio na sede da TV Brasil, em Brasília
Com o objetivo de fortalecer a integração entre a TV Brasil e as parceiras em todo o país, a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) recebeu nesta semana mais uma visitante pelo programa de intercâmbio com emissoras da Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP). Desde segunda-feira (30/6), a repórter Janaína de Oliveira, da TV UFG, tem a oportunidade de acompanhar de perto o dia a dia da emissora pública, diretamente da sede, em Brasília.

Ao longo da semana, a profissional conheceu os estúdios, participou de coberturas no Congresso Nacional e no Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, além de ter feito uma entrada ao vivo diretamente do Palácio do Planalto para o Repórter Brasil.
Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Goiás (UFG), Janaína de Oliveira tem se dedicado intensamente à experiência na TV Brasil, contando com o apoio dos colegas da EBC. “É muito importante que exista essa sinergia e aproximação entre as emissoras. E a chance de poder conhecer os rostos das pessoas com quem conversamos diariamente por mensagem”, destaca.
A jornalista acrescenta que os frutos dessa vivência não ficarão apenas na memória. “Senti-me uma ponte. Fiz questão de atualizar meus colegas em tempo real sobre como tudo funcionava por aqui. Recebi uma enxurrada de perguntas e nossa curiosidade foi muito bem recebida pela TV Brasil”, conta.
Para Janaína de Oliveira, a satisfação com o intercâmbio alimenta o desejo de que a iniciativa se expanda. “Espero que cresça e contemple profissionais de outras áreas, como engenharia, biblioteconomia, edição de vídeo (...) Afinal, ninguém faz televisão sozinho”, ressalta.
“O projeto demonstra como a troca de experiências é capaz de gerar uma verdadeira união de aprendizados, fortalecendo o trabalho da comunicação pública em todo o país”, afirma Cida Matos, diretora de Jornalismo.
Intercâmbio RNCP
Em maio, a iniciativa teve início com a presença da jornalista Beatriz Albuquerque, da TV Pernambuco. O programa de intercâmbio está previsto para ocorrer até setembro deste ano, com a participação de pelo menos um intercambista por mês.