Ministérios das Comunicações e da Gestão apresentam ações em parceria com a EBC
No I Encontro da Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP) de 2025, representantes do governo federal estiveram presentes para apresentar ações que estão sendo desenvolvidas em parceria com a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) em prol das emissoras públicas do país.
A representante do Ministério das Comunicações (MCom) apresentou o andamento do edital do Brasil Digital, que visa instalar transmissores de sinal digital em municípios em que há concessão de radiodifusão pública.
Daniela Schettino, diretora do Departamento de Radiodifusão Pública, Comunitária e Estatal do MCom, explicou que o programa Brasil Digital está dentro do Novo PAC do governo federal e pretende alcançar até 250 municípios.
Este ano, foram entregues e instalados os transmissores de seis municípios já contemplados e há mais de 20 em implantação.
Já Marfisa Castro, coordenadora geral de Estratégias em Aquisições e Contratações do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), apresentou às emissoras públicas o andamento da ata de registro de preços que está sendo elaborada pela Central de Compras do MGI, em parceria com a EBC.
A coordenadora da ação deu o prazo de setembro para que o edital esteja lançado. Ao final do processo, emissoras públicas de todo o país vão poder aderir à ata para aquisição de equipamentos de transmissão de rádio e televisão.
Arraiá Brasil
Durante o encontro da Rede, nesta terça-feira (20/maio), o diretor-geral da EBC, Bráulio Ribeiro, apresentou às emissoras públicas o projeto da empresa de transmissão dos festejos juninos neste ano. Com espaço na grade de programação das quintas-feiras às segundas-feiras durante todo o mês de junho, o Arraiá Brasil vai trazer conteúdo das emissoras parceiras que compõem a Rede, com mais de 100 horas de transmissão de shows e eventos. Duas a três emissoras vão entrar por noite, trazendo os atrativos de sua região, com ancoragem em Brasília (DF).
O I Encontro da Rede Nacional de Comunicação Pública de 2025 ocorreu esta semana na cidade de São Paulo (SP), no auditório István Jancsó, na Universidade de São Paulo (USP).