Programação

Na Trilha da História, da Rádio Nacional, discute a evolução da gestão pública no Brasil

Neste sábado (11), às 13h, a primeira parte do programa recebe o especialista Renato Lacerda para abordar o patrimonialismo e a burocracia
09/10/2025
|
14:30
compartilhar notícia
Capa da Notícia
Crédito: Divulgação

A evolução da administração pública brasileira é o tema do próximo Na Trilha da História, da Rádio Nacional. Dividido em dois episódios, o programa vai apresentar as reformas feitas pelos governos para combater a corrupção e tornar a administração pública menos morosa e mais eficiente. A atração, que vai ao ar neste sábado (11), às 13h, recebe o administrador Renato Lacerda, especialista em gestão pública, para uma entrevista descontraída e com informação a respeito do tema.

Neste primeiro bate-papo com a apresentadora Isabela Azevedo, o analista aborda o patrimonialismo e a burocracia. Durante a conversa, Lacerda explica que no patrimonialismo não havia fronteiras claras entre público e privado. Já a burocracia, implementada no governo de Getúlio Vargas, impôs a realização de concursos públicos e a implementação de procedimentos para deixar a gestão de recursos públicos mais impessoal.

A playlist apresentada nesta edição de Na Trilha da História inclui as seguintes músicas: “Onde está a honestidade?” (composição de Noel Rosa e interpretação de Beth Carvalho), “Impunidade” (Tribo de Jah!), “O Carimbador Maluco” (Raul Seixas), “Metrópole” (composição de Renato Russo com interpretação de Legião Urbana) e “Terra dos doutores” (Alberto Ribeiro).

Na Trilha da História

O programa mescla bate-papo sobre a história do Brasil e do mundo com repertório temático. A cada semana, a apresentadora Isabela Azevedo recebe um convidado para uma conversa descontraída a respeito de um período ou personagem histórico. A entrevista é intercalada por canções. De maneira leve e bem-humorada, a ideia é destacar curiosidades raramente ensinadas em sala de aula.

Sobre a Rádio Nacional

A marca faz parte da história do país e conta, atualmente, com oito emissoras próprias, em diferentes regiões do Brasil: Rádio Nacional do Rio de Janeiro, Rádio Nacional de São Paulo, Rádio Nacional de Brasília AM e FM, Rádio Nacional de Recife, Rádio Nacional de São Luís, Rádio Nacional da Amazônia e Rádio Nacional do Alto Solimões.

Em 2025, a Rádio Nacional completou 89 anos e vem consolidando seu crescimento de audiência em diversas capitais brasileiras, conforme dados da Kantar IBOPE Media. Em julho, emissoras da rede registraram aumentos significativos no Rio de Janeiro (28%), São Paulo (9%), Recife (16%) e Brasília (5%), onde se mantém como a rádio pública mais ouvida. Os dados são comparativos com a audiência do mês de junho.

Serviço

Na Trilha da História - Especial evolução da administração pública brasileira com o especialista Renato Lacerda - sábado, 11/10, às 13h, na Rádio Nacional

 

Rádio Nacional na internet e nas redes sociais                                                                         

Site:https://radios.ebc.com.br
Instagram:https://www.instagram.com/radionacionalbr
Spotify:https://open.spotify.com/user/vpj3k8ogjwf1nkv4nap3tlruv
YouTube:http://youtube.com/radionacionalbr
Facebook:https://www.facebook.com/radionacionalbr
Threads: https://www.threads.com/@radionacionalbr
Streaming:https://aovivo.ebc.com.br/embed-audio.html?emissora=radio-nacional-do-rio-de-janeiro

 

WhatsApp Nacional
- Rádio Nacional FM: (61) 99989-1201
- Rádio Nacional AM: (61) 99674-1536
- Rádio Nacional da Amazônia: (61) 99674-1568
- Rádio Nacional do Rio de Janeiro: (21) 97119-9966

 

Saiba como sintonizar a Rádio Nacional
Brasília: FM 96,1 MHz e AM 980 Khz
Rio de Janeiro: FM 87,1 MHz e AM 1130 kHz
São Paulo: FM 87,1 MHz
Recife: FM 87,1 MHz
São Luís: FM 93,7 MHz
Amazônia: 11.780KHz e 6.180KHz OC
Alto Solimões: FM 96,1 MHz

Celular - App Rádios EBC para Android e iOS