Nova TV pública estreia em Jacarezinho (PR), fruto de parceria entre EBC e IFPR
Jacarezinho, no norte do Paraná, passou a integrar oficialmente o mapa da comunicação pública com a chegada do sinal digital de TV aberta, fruto da parceria entre a Empresa Brasil de Comunicação (EBC), o Instituto Federal do Paraná (IFPR) e o Ministério das Comunicações (MCom). A inauguração da TV Educativa IFPR aconteceu nesta terça-feira (23), em evento que contou com a presença do diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Octavio Penna Pieranti, do reitor da IFPR, Adriano Willian da Silva Viana Pereira, da Secretária Municipal de Educação, Aline Roberta da Silva, e do presidente da Câmara Municipal, o vereador José Izaias (Zola), além da comunidade acadêmica e moradores da região.
Representando a EBC, a Gerente-Executiva de Integração de Conteúdos e Rede, Lídia Gurgel Neves Hora, lembrou que esta "será a primeira emissora local na cidade”. Segundo ela, "a comunidade está muito ansiosa em poder começar a produzir conteúdo local que fale sobre a realidade do município e incentive os cidadãos à reflexão. Ficamos felizes com a receptividade da comunidade a essa nova emissora pública."
Na mesma ocasião, também passou a ser disponibilizado o sinal da Rede Legislativa de TV, ampliando a diversidade de conteúdos públicos, educativos e de interesse da cidadania.
A TV Educativa IFPR representa um marco para os cerca de 40 mil habitantes de Jacarezinho, ao expandir o acesso à informação, cultura, educação e cidadania. Com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), por meio do Programa Brasil Digital, coordenado pelo MCom, foi instalada infraestrutura moderna, incluindo transmissor digital de 250 watts, que assegura sinal de alta qualidade e cobertura eficiente.
A multiprogramação digital, integrada à Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP), disponibiliza quatro canais em uma mesma frequência, que podem ser sintonizados em:
2.1 – TV Brasil / TV Educativa IFPR
2.2 – Canal Gov
2.3 – Canal Educação
2.4 – Canal Saúde
Além da veiculação dos conteúdos nacionais da EBC, o IFPR futuramente implementará sua TV Educativa, que terá espaço próprio para produções locais, abrindo novas oportunidades para que estudantes e professores desenvolvam conteúdos que dialoguem diretamente com a realidade e as demandas da comunidade.
O investimento federal foi de R$ 430 mil, contemplando a instalação de duas antenas de transmissão, antenas parabólicas, cabos, conectores, rack, nobreak, gravador de censura, sistema de tele-supervisão, ar-condicionado e serviços de instalação.
A chegada da nova TV pública e do canal da Rede Legislativa em Jacarezinho fortalece a democratização da comunicação, estimula a produção cultural regional e amplia os instrumentos de participação social, reafirmando o papel estratégico da mídia pública no desenvolvimento do país.