Presidente da EBC acompanha comitiva ministerial em visitas técnicas da COP30 em Belém
O presidente da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Andre Basbaum, cumpriu nesta terça (23) e quarta-feira (24) uma série de agendas em Belém (PA), acompanhando o ministro da Casa Civil, Rui Costa, em visitas técnicas às instalações da COP30. Participaram também a vice-governadora e presidente do Comitê Estadual da COP 30, Hana Ghassan; o ministro do Turismo, Celso Sabino; a secretária-executiva da Casa Civil, Miriam Belchior; o secretário extraordinário para a COP30, Valter Correia; além de outras autoridades estaduais.
A conferência, que será realizada em novembro, é o maior evento da Organização das Nações Unidas (ONU) e terá a EBC como emissora anfitriã oficial. A comitiva vistoriou os espaços da Blue Zone e da Green Zone, áreas que receberão as negociações e atividades da COP30, além de hotéis, condomínios e o Terminal Portuário de Outeiro, onde ficarão atracados navios de cruzeiro que funcionarão como hotéis flutuantes para delegações internacionais. A agenda incluiu ainda inspeções em obras de infraestrutura urbana e logística, como o Aeroporto Internacional de Belém e o Porto Futuro 2.

visitam às instalações da COP30 - Belém (PA).
Foto: Henrique Raynal | CC
A presença do presidente da EBC reforça o papel estratégico da empresa na realização do evento. “A EBC será a emissora anfitriã da COP30 e tenho certeza de que vamos transformar a transmissão e a cobertura deste evento em um marco na história da comunicação pública e governamental. Essa visita técnica em Belém ao lado do ministro-chefe e da secretária-executiva da Casa Civil foi essencial para reforçamos nossos preparativos para um trabalho de excelência em escala global”, afirmou Basbaum.
De acordo com o presidente, já é possível notar o legado da COP em Belém. "A cidade está linda. Já é outra. Ver a energia do ministro e da secretária-executiva em cada detalhe, de cada observação da zeladoria da cidade até a construção de um porto em tempo recorde nos deu a certeza de que o evento será um sucesso. A cidade está começando a entender que a COP é um ponto de partida para a construção de uma imagem internacional", resumiu.
A EBC será responsável pela geração e distribuição dos sinais oficiais da conferência, com uma operação técnica sem precedentes: mais de 300 profissionais envolvidos, 42 sinais simultâneos, estúdios de rádio e TV, sistema de IPTV com mais de 330 pontos de exibição e transmissão em UHD 4K — o mais avançado padrão de qualidade de imagem disponível.
Nesta quarta-feira (24), a comitiva ministerial concedeu entrevista coletiva à imprensa no Parque da Cidade, em Belém. Na ocasião, o ministro Rui Costa, disse que a COP30 representa “um novo ciclo de desenvolvimento para Belém”. Segundo ele, o Governo do Brasil está investindo R$ 4 bilhões em obras voltadas ao esgotamento sanitário, pavimentação, drenagem, reurbanização, preservação de patrimônio histórico, entre outros. “Quem vier à Belém, quem vier para a COP vai enxergar a Amazônia desde o pousar do avião e isso, com certeza, será uma experiência que ficará marcada na memória dessas pessoas”, assegurou.