Sala de Imprensa

Presidente da EBC fala sobre futuro da TV em especial do Sem Censura sobre 75 anos da televisão brasileira

Andre Basbaum se junta a especialistas para debater os desafios, conquistas e transformações da TV no país
18/09/2025
|
18:00
compartilhar notícia
Capa da Notícia

O presidente da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Andre Basbaum, participou nesta quinta-feira (18) do programa especial do Sem Censura, da TV Brasil, dedicado aos 75 anos da televisão brasileira. A edição comemorativa reuniu especialistas para refletir sobre a trajetória, os impactos e os desafios do meio de comunicação que transformou o país.

Transmitido ao vivo às 16h, o programa também contou com a presença da colunista de televisão do jornal O Globo, Anna Luiza Santiago, e do Head de Conteúdo da TV Globo, Gabriel Jacome. A jornalista Katy Navarro conduziu a conversa, que também teve a participação do produtor de conteúdo e jornalista Muka como debatedor.

Durante o debate, os convidados abordaram temas como a construção da memória afetiva do público, o papel da televisão na formação cultural e social dos brasileiros, o impacto das produções infantis e o jornalismo como ferramenta de integração nacional. Também foram discutidos os desafios contemporâneos da TV aberta diante da concorrência com outras plataformas, além das perspectivas para o futuro com o avanço da tecnologia e da TV 3.0.

Andre Basbaum destacou a importância da televisão pública e comentou o momento atual da TV Brasil, emissora gerida pela EBC. Com 25 anos de carreira, o jornalista acumula experiência nas principais emissoras do país e assumiu a presidência da EBC em agosto de 2025.

O que é a TV 3.0?

A TV 3.0 é a nova geração da televisão aberta e gratuita no Brasil, que integra transmissão tradicional com serviços de internet, oferecendo conteúdos sob demanda, interatividade, acessibilidade avançada e até funcionalidades como compras pela TV. A EBC participou ativamente da construção do modelo, por meio do grupo de trabalho coordenado pelo Ministério das Comunicações e do Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital (SBTVD). Com o decreto assinado pelo presidente Lula em 27 de agosto, a TV Brasil e o CanalGov terão destaque na interface da nova tecnologia, garantindo visibilidade ao sistema público de comunicação e ampliando o acesso da população às informações de interesse público.

Para Basbaum, “a televisão brasileira está madura” e está pronta para este salto tecnológico. “É uma mudança muito grande que fortalece a radiodifusão brasileira. É uma experiência pioneira com tecnologia brasileira que vai dar a possibilidade de conexão com a internet”, disse. Em relação à audiência, o presidente da EBC avalia que a TV 3.0 vai possibilitar que “a televisão esteja mais próxima da internet, para renovar o público e se apresentar de novas formas”.

Sobre o Sem Censura

O Sem Censura é um dos programas mais tradicionais da televisão pública brasileira. Criado em 1985 por Fernando Barbosa Lima, o formato foi relançado em 2024 com Cissa Guimarães na apresentação, mantendo sua proposta de promover debates relevantes com pluralidade de vozes.

A edição especial pode ser assistida na íntegra pelo app TV Brasil Play, no YouTube da emissora e também em formato de podcast no Spotify.