Rádio MEC apresenta programação especial do Antena MEC com concertos, retrospectivas e lançamentos de 2025
A Rádio MEC apresenta neste fim de ano uma programação especial da atração Antena MEC, reunindo concertos exclusivos, retrospectivas dedicadas a grandes nomes da música brasileira e os destaques dos principais lançamentos fonográficos da música clássica e instrumental de 2025. As edições vão ao ar entre os dias 24 de dezembro e 1º de janeiro, sempre às 18h, em toda a rede formada pelas rádios MEC FM e AM do Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília, além da FM Cultura de Porto Alegre.
Confira a programação:
Na véspera de Natal (24) acompanhe trechos de dois concertos exclusivos gravados ao vivo nos estúdios da Rádio MEC em 2025. A programação destaca a Camerata Lieto Fine, formada por Kristina Augustin na viola da gamba, Luís Melo ao alaúde e o contratenor Hebert Campos, com repertório que percorre a música sacra e profana do período barroco, incluindo canções natalinas tradicionais e árias de Händel, além de entrevistas com os integrantes do grupo.
A segunda parte do programa traz a apresentação do Conjunto de Música Antiga da UFF, formado por Cecília Aprigliano (viola da gamba), Leandro Mendes (voz e flautas doces), Mário Orlando (flautas doces, voz e viola da gamba), Rosimary Parra (alaúde, vihuela e guitarra barroca) e Sonia Leal Wegenast (voz e percussão). No programa, Mario Orlando fala sobre as diferenças entre as obras da Idade Média e do Renascimento e Rosimery Parra fala sobre os gêneros instrumentais e canções interpretadas na apresentação.
No dia de Natal (25), o Antena MEC exibe trechos do oratório barroco siciliano a seis vozes ‘Il Nabucco’, composto em 1683 pelo calabrês Michelangelo Falvetti, gravado pela primeira vez na íntegra em 2025 pela musicista Myrna Herzog e o Ensemble Phoenix. Baseado no livro de Daniel, capítulos 2 e 3, o libreto de Vincenzo Giatini dá vida à história de três jovens hebreus condenados pelo rei Nabucodonosor a serem sacrificados em uma fornalha por se recusarem a adorar a sua estátua. Ainda no programa, a regente Myrna Herzog faz um comentário sobre o final da peça.
A última edição do Antena MEC em 2025, na quarta-feira (31), é dedicada a homenagens a grandes compositores e instrumentistas da música brasileira. O programa celebra o legado do trombonista Raul de Barros, a vida e a obra do saxofonista e compositor Victor Assis Brasil, revisitando momentos importantes de suas trajetórias e gravações emblemáticas. A retrospectiva também presta tributo a Hermeto Pascoal e Jards Macalé, artistas importantes da música brasileira que faleceram em 2025, destacando suas contribuições e legados artísticos.
Abrindo o ano de 2026, a Rádio MEC apresenta uma seleção especial de entrevistas que destacam os principais lançamentos da música clássica e instrumental de 2025. Entre os destaques estão o álbum Hugo Pilger interpreta Prelúdio 21; o disco com obras de Ronaldo Miranda, interpretadas por Eduardo Monteiro e a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais; Oscar Lorenzo Fernandez – Piano Works, com Clélia Iruzun; Do Carimbó ao Chamamé, de Edu Ribeiro, Ari Colares e o Ensemble SP; o relançamento de Forças d’Alma, de Tutty Moreno; De Pernambuco para o Mundo, de Pablo Moura; e Chiaroscuro Waltzes of Arrigo Barnabé, com o pianista Paulo Braga.
Sobre Antena MEC
Programa de fim de tarde com dicas culturais, música instrumental brasileira, entrevistas com artistas e profissionais do mundo das artes, além de quadros exclusivos.
Sobre a Rádio MEC
Conhecida de norte a sul do país como "A Rádio de Música Clássica do Brasil", a Rádio MEC é consagrada pelo público por sua vocação direcionada à música de concerto. A tradicional estação dedica 80% de sua programação à música clássica e leva ao ar compositores brasileiros e internacionais de todos os tempos.
A Rádio MEC oferece aos ouvintes a experiência de acompanhar repertórios segmentados, composições originais e produções qualificadas. Ainda há espaço também para faixas de jazz e música popular brasileira, combinação que garante a conquista de novos públicos e agrada a audiência cativa.
A emissora pode ser sintonizada pela frequência FM 99,3 MHz e AM 800 kHz no Rio de Janeiro. O dial da Rádio MEC em Brasília está em FM 87,1 MHz e AM 800 kHz. O público também acompanha a programação em Belo Horizonte na frequência FM 87,1 MHz. O conteúdo ainda é veiculado no app Rádios EBC.
Os ouvintes têm participação garantida e podem colaborar com sugestões para a programação da Rádio MEC. O público pode interagir pelas redes sociais e pelo WhatsApp. Para isso, basta que os interessados enviem mensagens de texto para o número (21) 99710-0537.
Serviço
Antena MEC - 24 de dezembro a 1º de janeiro, às 18h, na Rádio MEC FM e AM do Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília, além da FM Cultura de Porto Alegre.
Rádio MEC na internet e nas redes sociais
Site: https://radios.ebc.com.br
Instagram: https://www.instagram.com/radiomec
Spotify: https://open.spotify.com/user/radiomec
YouTube: https://www.youtube.com/radiomec
X: https://x.com/radiomec
Facebook: https://www.facebook.com/radiomec
WhatsApp: (21) 99710-0537
Como sintonizar a Rádio MEC
Rio de Janeiro: FM 99,3 MHz e AM 800 kHz
Belo Horizonte: FM 87,1 MHz
Brasília: FM 87,1 MHz e AM 800 kHz
Parabólica - Star One C2 - 3748,00 MHz - Serviço 3
Celular - App Rádios EBC para Android e iOS