Rádio MEC estreia nova série original de Ruy Castro dedicada a Tom Jobim
A Rádio MEC estreia, neste domingo (17), o seriado “Tom Jobim, o Ouvidor do Brasil”, produção inédita apresentada pelo jornalista e escritor Ruy Castro que celebra um dos maiores gênios da música brasileira. Em oito episódios, a atração vai ao ar na emissora pública com edições semanais às 21h. A série original também ganha transmissão na Rádio Nacional às segundas-feiras, 23h, a partir do dia 25 de agosto.
Inspirado no livro homônimo lançado por Ruy Castro pela editora Companhia das Letras, o programa dedicado a Antônio Carlos Jobim destaca os estilos, fases e temáticas abordadas em suas obras. O seriado traz ainda os grandes nomes que interpretaram composições de Tom desde o começo de sua carreira até os dias de hoje.
“Tom foi o nosso ouvidor moderno - ele ouvia as queixas da mata, dos mares, dos ares. E, como músico, ouvia também os sons do Brasil e os reproduzia em sua música inigualável”, afirma Ruy Castro no episódio de estreia “O Tom da ecologia”. Nas semanas seguintes, o público vai ouvir “Tom: Antes da Bossa Nova”, “O Brasil canta Tom Jobim”, “Jobim jazz”, “O mundo canta Tom Jobim”, “Jobim sinfônico”, “João Gilberto canta Jobim” e “Tom por Tom”.
A produção de Ruy Castro está disponível em diversas plataformas. Além de acompanhar no dial da emissora, os ouvintes podem conferir o conteúdo exclusivo no app Rádios EBC, na transmissão em streaming no site da emissora pública e em formato podcast pelo Spotify.
O Tom da ecologia
Ao longo do primeiro programa, Ruy Castro destaca obras de Tom Jobim inspiradas em questões do ambiente, da paisagem, da vida selvagem, da conservação dos mares e das cidades. O episódio revela que já nas primeiras canções, dos anos 1950 e 1960, Tom transparecia seu apreço pela natureza, mesmo sendo um homem urbano.
Ainda que em composições românticas, o artista mostrava sua preocupação com o ser humano e com a degradação das cidades. Desde os anos 1970, o compositor já usava a palavra ‘ecologia’, quando muitas pessoas sequer sabiam o que significava.
Durante a atração, Ruy Castro resgata o repertório: “Águas de março” (Tom Jobim), com Os Cariocas; “Estrada do sol” (Tom Jobim e Dolores Duran), com Família Jobim; “Correnteza” (Tom Jobim e Luiz Bonfá), com Família Jobim (solo Paula Morelenbaum); “Borzeguim” (Tom Jobim), com Tom Jobim e a Banda Nova; “Meninos, eu vi” (Tom Jobim e Chico Buarque), com Olivia Byington e Djavan; “Querida” (Tom Jobim), com Miúcha; “O boto” (Tom Jobim e Jararaca), com Tom e orquestra regida por Claus Ogerman; “Pato preto” (Tom Jobim), com Família Jobim; “Brasil nativo” (Danilo Caymmi e Paulo César Pinheiro), com Tom Jobim e Banda Nova; “Matita Perê” (Tom Jobim e Paulo César Pinheiro), com Família Jobim (solo Paulo Jobim); “Passarim” (Tom Jobim), com Tom Jobim e a Banda Nova; “Chovendo na roseira” (Tom Jobim), com Elis Regina; e “Sabiá” (Tom Jobim e Chico Buarque), com Clara Nunes.
Sobre Ruy Castro
O jornalista e escritor Ruy Castro começou sua trajetória profissional como repórter em 1967, no Rio de Janeiro, e atuou nos principais veículos da imprensa carioca e paulistana. Em 1988 passou a se dedicar aos livros e fez sua estreia como escritor em 1990, com o lançamento de "Chega de saudade: a história e as histórias da bossa nova".
É autor de biografias de Nelson Rodrigues, Garrincha e Carmen Miranda, reconstituições históricas sobre a bossa nova, o samba-canção e o Rio de Janeiro dos anos 1920, além de romances e obras sobre cinema e literatura. Em 2021, foi agraciado com o prêmio Machado de Assis, da Academia Brasileira de Letras (ABL). No ano seguinte, foi eleito para ocupar a cadeira 13 da ABL.
Sobre a Rádio MEC
Conhecida de norte a sul do país como "A Rádio de Música Clássica do Brasil", a Rádio MEC é consagrada pelo público por sua vocação direcionada à música de concerto. A tradicional estação dedica 80% de sua programação à música clássica e leva ao ar compositores brasileiros e internacionais de todos os tempos.
A Rádio MEC oferece aos ouvintes a experiência de acompanhar repertórios segmentados, composições originais e produções qualificadas. Ainda há espaço também para faixas de jazz e música popular brasileira, combinação que garante a conquista de novos públicos e agrada a audiência cativa.
A emissora pode ser sintonizada pela frequência FM 99,3 MHz e AM 800 kHz no Rio de Janeiro. O dial da Rádio MEC em Brasília está em FM 87,1 MHz e AM 800 kHz. O público também acompanha a programação em Belo Horizonte na frequência FM 87,1 MHz. O conteúdo ainda é veiculado no app Rádios EBC.
Os ouvintes têm participação garantida e podem colaborar com sugestões para a programação da Rádio MEC. O público pode interagir pelas redes sociais e pelo WhatsApp. Para isso, basta que os interessados enviem mensagens de texto para o número (21) 99710-0537.
Serviço
Estreia “Tom Jobim, o Ouvidor do Brasil” - domingo, dia 17/08, às 21h, na Rádio MEC
Estreia “Tom Jobim, o Ouvidor do Brasil” - segunda, dia 25/08, às 23h, na Rádio Nacional
Rádio MEC na internet e nas redes sociais
Site: https://radios.ebc.com.br
Instagram: https://www.instagram.com/radiomec
Spotify: https://open.spotify.com/user/radiomec
YouTube: https://www.youtube.com/radiomec
X: https://x.com/radiomec
Facebook: https://www.facebook.com/radiomec
WhatsApp: (21) 99710-0537
Como sintonizar a Rádio MEC
Rio de Janeiro: FM 99,3 MHz e AM 800 kHz
Belo Horizonte: FM 87,1 MHz
Brasília: FM 87,1 MHz e AM 800 kHz
Parabólica - Star One C2 - 3748,00 MHz - Serviço 3
Celular - App Rádios EBC para Android e iOS
Rádio Nacional na internet e nas redes sociais
Site: https://radios.ebc.com.br
Instagram: https://www.instagram.com/radionacionalbr
Spotify: https://open.spotify.com/user/vpj3k8ogjwf1nkv4nap3tlruv
YouTube: http://youtube.com/radionacionalbr
Facebook: https://www.facebook.com/radionacionalbr
X: https://x.com/radionacionalbr
Streaming: https://aovivo.ebc.com.br/embed-audio.html?emissora=radio-nacional-do-rio-de-janeiro
WhatsApp Nacional
- Rádio Nacional FM: (61) 99989-1201
- Rádio Nacional AM: (61) 99674-1536
- Rádio Nacional da Amazônia: (61) 99674-1568
- Rádio Nacional do Rio de Janeiro: (21) 97119-9966
Saiba como sintonizar a Rádio Nacional
Brasília: FM 96,1 MHz e AM 980 Khz
Rio de Janeiro: FM 87,1 MHz e AM 1130 kHz
São Paulo: FM 87,1 MHz
Recife: FM 87,1 MHz
São Luís: FM 93,7 MHz
Amazônia: 11.780KHz e 6.180KHz OC
Alto Solimões: FM 96,1 MHz
Celular - App Rádios EBC para Android e iOS