Rádio Nacional celebra Dia Mundial do Rock com programação temática

08/07/2025
|
15:23
compartilhar notícia
Capa da Notícia

O Dia Mundial do Rock será celebrado na Rádio Nacional nesta sexta (11) com edições temáticas dos programas Espaço Arte e Mosaico. A data, comemorada em 13 de julho, lembra a realização do Live Aid, um dos maiores festivais de rock de todos os tempos, em 1985.

No ar às 12h30 na Rádio Nacional FM de Brasília, o Espaço Arte traz uma entrevista com o poeta, músico, autor, compositor e escritor Dimi Souza, idealizador do Festival Ocupa Rock Brasília Autoral (FORBA), que acontece neste fim de semana na Biblioteca Demonstrativa. Com dois palcos e uma programação que une música, literatura, teatro e poesia, o evento evidencia a potência criativa do rock do Distrito Federal.

O multiartista Dimi Souza é conhecido como um dos precursores do rock autoral de Brasília nos anos 1980. Durante o bate-papo no Espaço Arte, o entrevistado fala da quinta edição do festival e de como o evento valoriza a produção local independente e promove o diálogo entre diferentes linguagens artísticas.

Com a missão de divulgar a cultura brasiliense e brasileira, o Espaço Arte é aberto aos artistas e projetos que movimentam a cena cultural da capital federal.

Já na Rádio Nacional da Amazônia, às 12h30, o programa Mosaico destaca a cena roqueira da região Norte e recebe como convidado o jornalista, escritor, quadrinista e biógrafo Pedro de Luna, autor do livro “Histórias do Porão”. A obra, relançada este ano, traz um recorte do rock nacional e internacional entre 1998 e 2018, a partir da história do festival brasiliense Porão do Rock.

Durante a entrevista, Pedro de Luna fala sobre o intercâmbio promovido pelo evento com artistas de outros estados, e ressalta a participação da banda Madame Saatan, de Belém do Pará - a primeira da Amazônia a se apresentar no Porão do Rock. O programa também apresenta músicas de bandas que já passaram pelo festival.

Com curadoria cultural e olhar atento à produção artística da região, o Mosaico reforça o compromisso da Rádio Nacional da Amazônia com a valorização da cultura brasileira em suas múltiplas expressões.

Sobre a Rádio Nacional

A marca faz parte da história do país e conta, atualmente, com oito emissoras próprias, em diferentes regiões do Brasil: Rádio Nacional do Rio de Janeiro, Rádio Nacional de São Paulo, Rádio Nacional de Brasília AM e FM, Rádio Nacional de Recife, Rádio Nacional de São Luís, Rádio Nacional da Amazônia e Rádio Nacional do Alto Solimões.

Serviço Dia Mundial do Rock
Espaço Arte - sexta-feira, dia 11/07, às 12h30, na Rádio Nacional FM de Brasília
Mosaico - sexta-feira, dia 11/07, às 12h30, na Rádio Nacional da Amazônia

Rádio Nacional na internet e nas redes sociais
Site: https://radios.ebc.com.br
Instagram: https://www.instagram.com/radionacionalbr
Spotify: https://open.spotify.com/user/vpj3k8ogjwf1nkv4nap3tlruv
YouTube: http://youtube.com/radionacionalbr
Facebook: https://www.facebook.com/radionacionalbr
X: https://x.com/radionacionalbr
Streaming: https://aovivo.ebc.com.br/embed-audio.html?emissora=radio-nacional-do-rio-de-janeiro

WhatsApp Nacional
- Rádio Nacional FM: (61) 99989-1201
- Rádio Nacional AM: (61) 99674-1536
- Rádio Nacional da Amazônia: (61) 99674-1568
- Rádio Nacional do Rio de Janeiro: (21) 97119-9966

Saiba como sintonizar a Rádio Nacional
Brasília: FM 96,1 MHz e AM 980 Khz
Rio de Janeiro: FM 87,1 MHz e AM 1130 kHz
São Paulo: FM 87,1 MHz
Recife: FM 87,1 MHz
São Luís: FM 93,7 MHz
Amazônia: 11.780KHz e 6.180KHz OC
Alto Solimões: FM 96,1 MHz

Celular - App Rádios EBC para Android e iOS