Sala de Imprensa

Ruy Castro vence Prêmio Jabuti com livro que inspirou série em exibição na Rádio MEC

Obra sobre Tom Jobim foi escolhida como Livro do Ano e dá origem a produção transmitida pela rádio pública às quartas-feiras
29/10/2025
|
15:30
compartilhar notícia
Capa da Notícia
Crédito da foto: Tércio Teixeira/Folhapress

O jornalista e escritor Ruy Castro venceu o Prêmio Jabuti 2025 na principal categoria da premiação, Livro do Ano, com a obra “O Ouvidor do Brasil: 99 vezes Tom Jobim”, publicada pela Companhia das Letras. A cerimônia ocorreu na noite de segunda-feira (27), no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

A coletânea de textos sobre o maestro soberano da música brasileira não apenas conquistou o reconhecimento da crítica literária, como também serviu de inspiração para a série em áudio Tom Jobim, o Ouvidor do Brasil, atualmente em exibição na Rádio MEC, emissora pública da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

Apresentada pelo próprio Ruy Castro, a produção conta com oito episódios semanais, transmitidos às quartas-feiras, às 23h, e destaca os estilos, fases e temáticas abordadas nas obras de Tom Jobim. A série também resgata interpretações marcantes de grandes nomes da música brasileira e internacional, revelando a amplitude e a sensibilidade do legado do artista.

“Tom foi o nosso ouvidor moderno — ele ouvia as queixas da mata, dos mares, dos ares. E, como músico, ouvia também os sons do Brasil e os reproduzia em sua música inigualável”, afirma Ruy Castro em episódio da série.

A série está disponível no dial da Rádio MEC, no aplicativo Rádios EBC, em streaming no site da emissora pública e em formato podcast pelo Spotify.

Para Thiago Regotto, gerente executivo de rádios da EBC, “a escolha do livro como Livro do Ano reforça o papel das rádios públicas na valorização da cultura brasileira e na difusão de conteúdos de excelência. A Rádio MEC, reconhecida por sua programação voltada à música clássica e à produção cultural qualificada, reafirma seu compromisso com a memória e a diversidade artística do país. Parabenizamos Ruy Castro por esse importante reconhecimento”.

Sobre a Rádio MEC

Conhecida de norte a sul do país como "A Rádio de Música Clássica do Brasil", a Rádio MEC é consagrada pelo público por sua vocação direcionada à música de concerto. A tradicional estação dedica 80% de sua programação à música clássica e leva ao ar compositores brasileiros e internacionais de todos os tempos.

A emissora pode ser sintonizada pela frequência FM 99,3 MHz e AM 800 kHz no Rio de Janeiro. O dial da Rádio MEC em Brasília está em FM 87,1 MHz e AM 800 kHz. O público também acompanha a programação em Belo Horizonte na frequência FM 87,1 MHz. O conteúdo ainda é veiculado no app Rádios EBC.

Serviço

“Tom Jobim, o Ouvidor do Brasil” - Quartas-feiras, às 23h, na Rádio MEC

Rádio MEC na internet e nas redes sociais

Site: https://radios.ebc.com.br
Instagram: https://www.instagram.com/radiomec
Spotify: https://open.spotify.com/user/radiomec
YouTube: https://www.youtube.com/radiomec
X: https://x.com/radiomec
Facebook: https://www.facebook.com/radiomec
WhatsApp: (21) 99710-0537

Como sintonizar a Rádio MEC

Rio de Janeiro: FM 99,3 MHz e AM 800 kHz
Belo Horizonte: FM 87,1 MHz
Brasília: FM 87,1 MHz e AM 800 kHz
Parabólica - Star One C2 - 3748,00 MHz - Serviço 3
Celular - App Rádios EBC para Android e iOS