Sambista Mingo Silva é o convidado do Samba na Gamboa deste domingo (30)
Neste domingo (30), às 13h, a TV Brasil exibe mais um episódio inédito do programa Samba na Gamboa, que recebe o sambista Mingo Silva. Conduzido por Teresa Cristina, o convidado relembra os clássicos da carreira, além de cantar músicas do último álbum, “Arte do Povo”.
Natural de Niterói, no Rio de Janeiro, Mingo Silva tem o trabalho musical ligado aos movimentos do samba de raiz. Ao longo da trajetória, conviveu e trabalhou com grandes nomes do gênero, como Luiz Carlos da Vila, Ratinho, Monarco, Noca da Portela, entre outros. Mingo foi um dos fundadores da roda de samba do Beco do Rato, no Rio de Janeiro, e do Samba da Amendoeira, em Niterói, onde chegou a abrir shows de Diogo Nogueira e Jorge Aragão.
Durante o bate-papo com Teresa Cristina, o convidado comenta sobre o primeiro álbum solo e autoral, “Arte do Povo”, lançado em 2020, que conta com a participação de Zeca Pagodinho, João Martins e Moacyr Luz.
O repertório interpretado pelos dois artistas ao longo desta edição do Samba na Gamboa inclui: “Olhando-me no Espelho”, “Leviana”, “Impossível Recomeçar”, “Amor Não É Brinquedo”, “Sem Compromisso”, “Doce Mistura”, “Não Diga à Minha Residência”, “Agora É Cinza”, “É Lenha”, “Povo do Ayê”, “Rei da Madrugada” e “Boiadeiro Navizala”.
Sobre a produção
A nova temporada do Samba na Gamboa foi gravada no Teatro Ruth de Souza, no Parque Glória Maria, em Santa Teresa, na região central do Rio de Janeiro. O palco para conversas embaladas por hits é um cenário colorido que evoca uma praça na Gamboa - bairro histórico da zona portuária da capital carioca. A presença de plateia é outro destaque da atração.
Os encontros contam, ainda, com uma banda da pesada, comandada pelo lendário Paulão Sete Cordas, que acompanha Teresa Cristina e seus convidados pelo inesgotável repertório do samba brasileiro. A equipe reúne os músicos Eduardo Neves (sopros), João Callado (cavaco), Paulino Dias (percussão), Rodrigo Jesus (percussão) e Waltis Zacarias (percussão).
Cantora e compositora de mão cheia, a diva também tem se revelado uma ótima entrevistadora. Teresa Cristina conduz os papos com muita graça, informação, e, principalmente, emoção.
Com novo cenário, pacote gráfico e a trilha sonora de abertura repaginados, o Samba na Gamboa tem janela semanal, aos domingos, às 13h, na programação da TV Brasil, e horário alternativo aos sábados, às 23h.
O público pode acessar os conteúdos exclusivos no app TV Brasil Play e no YouTube da emissora. As edições também ganham espaço nas ondas da Rádio Nacional aos sábados, ao meio-dia, para toda a rede.
Destaques da temporada
Durante a nova temporada do Samba na Gamboa, Teresa Cristina recebeu nomes consagrados do gênero como Áurea Martins, Dorina, Dudu Nobre, Jorge Aragão, Moacyr Luz, Nei Lopes, Tia Surica, Marquinhos de Oswaldo Cruz, Neguinho da Beija Flor, Nei Lopes, Nelson Rufino, Nilze Carvalho, Péricles e Sombrinha.
O canal público também exibe edições temáticas que prestam tributo a ícones que já partiram como Aldir Blanc, Almir Guineto, Beth Carvalho, Candeia, Clara Nunes, Dona Ivone Lara, Elizeth Cardoso, Elton Medeiros, Lupicínio Rodrigues, Monarco, Nelson Cavaquinho, Nelson Sargento, Reinaldo, Wilson Moreira e Zé Keti.
Com direção de Shirlene Paixão, a nova temporada do programa, que marcou a volta das edições inéditas do Samba na Gamboa, tem roteiro e pesquisa do jornalista Leonardo Bruno, profundo conhecedor do gênero.
Histórico da produção
O Samba na Gamboa reúne grandes intérpretes das novas gerações e nomes consagrados do gênero e ícones da MPB para uma animada roda de samba. Antes, com apresentação de Diogo Nogueira, o programa contou com sete temporadas e foi gravado entre 2008 e 2018.
Ao vivo e on demand
Acompanhe a programação da TV Brasil pelo canal aberto, TV por assinatura e parabólica. Sintonize: https://tvbrasil.ebc.com.br/comosintonizar.
Seus programas favoritos estão no TV Brasil Play, pelo site http://tvbrasilplay.com.br ou por aplicativo no smartphone. O app pode ser baixado gratuitamente e está disponível para Android e iOS. Assista também pela WebTV: https://tvbrasil.ebc.com.br/webtv
Serviço
Samba na Gamboa – Mingo Silva - Domingo, 30/11, às 13h, na TV Brasil
TV Brasil na internet e nas redes sociais
Site – https://tvbrasil.ebc.com.br
Instagram – https://www.instagram.com/tvbrasil
YouTube – https://www.youtube.com/tvbrasil
X – https://x.com/TVBrasil
Facebook – https://www.facebook.com/tvbrasil
TikTok – https://www.tiktok.com/@tvbrasil
TV Brasil Play - http://tvbrasilplay.com.br
Rádio Nacional na internet e nas redes sociais
Site: https://radios.ebc.com.br
Instagram: https://www.instagram.com/radionacionalbr
Spotify: https://open.spotify.com/user/vpj3k8ogjwf1nkv4nap3tlruv
YouTube: http://youtube.com/radionacionalbr
Facebook: https://www.facebook.com/radionacionalbr
Threads: https://www.threads.com/@radionacionalbr
Streaming: https://aovivo.ebc.com.br/embed-audio.html?emissora=radio-nacional-do-rio-de-janeiro
WhatsApp Nacional
- Rádio Nacional FM: (61) 99989-1201
- Rádio Nacional AM: (61) 99674-1536
- Rádio Nacional da Amazônia: (61) 99674-1568
- Rádio Nacional do Rio de Janeiro: (21) 97119-9966
Saiba como sintonizar a Rádio Nacional
Brasília: FM 96,1 MHz e AM 980 Khz
Rio de Janeiro: FM 87,1 MHz e AM 1130 kHz
São Paulo: FM 87,1 MHz
Recife: FM 87,1 MHz
São Luís: FM 93,7 MHz
Amazônia: 11.780KHz e 6.180KHz OC
Alto Solimões: FM 96,1 MHz
Celular - App Rádios EBC para Android e iOS