Sem Censura, da TV Brasil, homenageia Ney Matogrosso com especial nesta sexta (16/5)
Para conversar sobre a vida e a obra do cantor Ney Matogrosso e recordar os grandes sucessos do homenageado, a TV Brasil prepara uma edição temática do programa Sem Censura com o célebre artista. O especial inédito vai ao ar na telinha da emissora pública nesta sexta (16), às 16h.
Além do veterano de 83 anos, a apresentadora Cissa Guimarães entrevista na bancada a cantora e compositora Ana Cañas, o carnavalesco Leonardo Vieira, da escola de samba Imperatriz Leopoldinense, e Lucinha Araújo, mãe de Cazuza. A debatedora é a jornalista Fabiane Pereira.
No palco do Sem Censura, Ney Matogrosso e Ana Cañas interpretam hits do repertório do astro. Eles fazem um dueto na canção "Derreti". Entre um assunto e outro, os dois ainda cantam as músicas "Sangue Latino", "O Mundo é um Moinho", "Balada do Louco", "Ela e Eu", "Na Rua, na Chuva, na Fazenda", "Nada por Mim" e "Eu Quero é Botar Meu Bloco na Rua".
O consagrado artista está em alta com a estreia do drama biográfico "Homem com H" em cartaz nas telonas. O filme nacional dirigido e roteirizado por Esmir Filho retrata Ney Matogrosso ao destacar passagens marcantes de sua vida pessoal e da carreira do intérprete. A cinebiografia revela essa jornada por diferentes fases da trajetória do ícone. O ator Jesuíta Barbosa representa Ney Matogrosso no longa.
Com transmissão de segunda a sexta, às 16h, o Sem Censura tem exibição simultânea pelo app TV Brasil Play e ainda pode ser acompanhada em tempo real no YouTube do canal público. O conteúdo também fica disponível em formato de podcast no Spotify. A produção tem horário alternativo na emissora mais tarde no mesmo dia, às 23h30.
Parceria e tributo
O Sem Censura aborda a relevância e a contribuição do artista para a cena da música brasileira. Considerado um dos maiores cantores do país, Ney Matogrosso tem um timbre raro e uma personalidade única que o distingue. Com sensualidade e intensa presença de palco, ele despontou para as plateias de forma arrebatadora ao quebrar paradigmas e mostrar que a arte deve ser feita com coragem.
O programa traz um time diversificado de convidados para falar com Ney Matogrosso e Cissa Guimarães sobre esse legado. A roda de conversa tem a participação da cantora e compositora Ana Cañas, que fez várias parcerias com o artista como na faixa "Derreti", canção que está em seu mais recente disco, "Vida real", álbum lançado este ano.
A apresentadora ainda traz para a bancada do tradicional vespertino do canal público Lucinha Araújo, mãe de Cazuza. Ela recorda a longeva relação de amizade repleta de consideração que construiu com Ney Matogrosso. Lucinha conta histórias e bastidores do relacionamento entre o filho e o homenageado.
A atração ainda tem a presença do carnavalesco Leonardo Vieira, autor do enredo sobre o músico para o desfile da escola de samba Imperatriz Leopoldinense. Ele antecipa detalhes sobre o que a agremiação vai levar para a Marquês de Sapucaí com o tema "Camaleônico" no Carnaval de 2026.
Sobre o programa
O Sem Censura estreou no dia 1º de julho de 1985 na então TV Educativa do Rio de Janeiro com Tetê Muniz como apresentadora titular. Idealizado pelo jornalista Fernando Barbosa Lima no período da reabertura política, o Sem Censura também já foi conduzido por nomes como Gilsse Campos, Lúcia Leme, Claudia Cruz, Beth Camarão, Marcia Peltier, Liliana Rodriguez, Eliana Monteiro, Carla Ramos, Leda Nagle, Vera Barroso e Marina Machado. Desde 2024, a atração é apresentada por Cissa Guimarães.
Com quadro fixo de debatedores que se revezam ao longo da semana, o Sem Censura recebe artistas e profissionais de diversas áreas para debater temas do momento que interessam à sociedade. Nesta temporada, o programa da TV Brasil comemora 40 anos no ar.
A interatividade está presente no programa com a hashtag #semcensura40anos nas redes sociais. O público também pode participar pelo WhatsApp (21) 99903-5329. Cissa Guimarães lê e comenta as mensagens, enquanto os convidados respondem às perguntas enviadas.
Serviço
Sem Censura – segunda a sexta, às 16h, na TV Brasil
Sem Censura (reprise) – segunda a sexta, às 23h30, na TV Brasil
Sem Censura – Spotify - https://open.spotify.com/show/09O9CTA1nHctKJ2AdII0JZ
TV Brasil na internet e nas redes sociais
Site – https://tvbrasil.ebc.com.br
Instagram – https://www.instagram.com/tvbrasil
YouTube – https://www.youtube.com/tvbrasil
X – https://x.com/TVBrasil
Facebook – https://www.facebook.com/tvbrasil
TikTok – https://www.tiktok.com/@tvbrasil
TV Brasil Play - http://tvbrasilplay.com.br