Programação

Sem Censura desta sexta (19) celebra movimento mineiro Clube da Esquina

Pianista Wagner Tiso e guitarrista Toninho Horta interpretam clássicos no especial
19/12/2025
|
08:30
compartilhar notícia
Capa da Notícia
Rodrigo Peixoto / TV Brasil

No último Sem Censura inédito na telinha da TV Brasil em 2025, nesta sexta (19), às 16h, a apresentadora Cissa Guimarães recebe o pianista Wagner Tiso, o guitarrista Toninho Horta e a jornalista Chris Fuscaldo para celebrar o movimento musical Clube da Esquina. A bancada tem como debatedora a cantora e jornalista Bia Aparecida.

Durante o especial, os convidados conversam sobre a importância do grupo mineiro e as grandes personalidades da cena musical do país que surgiram nesse momento histórico. O papo no programa vespertino destaca ícones que integraram o Clube, como o veterano Milton Nascimento, o Bituca, Márcio Borges e seu irmão, o saudoso Lô Borges.

No palco do Sem Censura, Toninho Horta e Wagner Tiso esbanjam talento ao interpretar clássicos que marcaram época e atravessam gerações. Os artistas fazem uma emocionante performance de músicas como "O Trem Azul", "Travessia", "Clube da Esquina nº 2" e "Coração de Estudante", entre outros sucessos.

Já a jornalista Chris Fuscaldo, que lançou junto com Márcio Borges o livro “De tudo se faz canção – os 50 anos do Clube da Esquina”, revela curiosidades para os telespectadores.

Surgido na década de 1960 em Belo Horizonte, o Clube da Esquina fez história por sua qualidade e inovação sonora. A mistura da Bossa Nova com elementos do jazz, do rock – principalmente os Beatles –, música folclórica, música erudita e música hispânica projetou o movimento a nível mundial. Divisor de águas da MPB, o disco “Clube da Esquina”, lançado em 1972, foi escolhido como o nono melhor álbum de todos os tempos por especialistas da revista Paste, dos Estados Unidos.

Sobre o programa

O Sem Censura faz parte da programação do canal público desde 1985, quando estreou no dia 1º de julho na então TVE/RJ, hoje TV Brasil, sob o comando de Tetê Muniz. O bate-papo criado por Fernando Barbosa Lima ficou mais conhecido com o rosto de jornalistas como Lúcia Leme e Leda Nagle na apresentação. Desde 2024, a atração voltou ao formato original com Cissa Guimarães na bancada.

A roda de conversa recebe artistas e profissionais de diversas áreas para debater temas do momento que interessam à sociedade. O vespertino tem quadro fixo de debatedores que se revezam ao longo da semana Em 2025, a premiada produção da TV Brasil, atual vencedora do Prêmio APCA de melhor programa de televisão, comemora quatro décadas no ar.

A interatividade está presente no Sem Censura com a hashtag #semcensura40anos nas redes sociais. O público também pode participar pelo WhatsApp (21) 99903-5329. A apresentadora da roda de conversa lê e comenta as mensagens, enquanto os convidados respondem às perguntas enviadas.

Com transmissão de segunda a quinta, ao vivo, às 16h, e edições especiais toda sexta-feira, sempre na mesma faixa, o programa é exibido simultaneamente na telinha, no app TV Brasil Play e no YouTube do canal. O conteúdo diário fica disponível em formato de podcast no Spotify. O Sem Censura ainda tem janela alternativa na programação TV Brasil mais tarde, no mesmo dia, às 23h30.

Serviço
Sem Censura – segunda a sexta, às 16h, na TV Brasil
Sem Censura (reprise) – segunda a sexta, às 23h30, na TV Brasil
Sem Censura – Spotify - https://open.spotify.com/show/09O9CTA1nHctKJ2AdII0JZ

TV Brasil na internet e nas redes sociais
Site – https://tvbrasil.ebc.com.br
Instagram – https://www.instagram.com/tvbrasil
YouTube – https://www.youtube.com/tvbrasil
X – https://x.com/TVBrasil
Facebook – https://www.facebook.com/tvbrasil
TikTok – https://www.tiktok.com/@tvbrasil
TV Brasil Play - http://tvbrasilplay.com.br