Sem Censura homenageia sambista Arlindo Cruz na antevéspera do Dia dos Pais

08/08/2025
|
09:55
compartilhar notícia
Capa da Notícia

Em homenagem ao bamba Arlindo Cruz, na antevéspera do Dia dos Pais, nesta sexta (8), às 16h, o programa Sem Censura, da TV Brasil, exibe uma edição temática para reverenciar o cantor e compositor na bancada do vespertino.

A apresentadora Cissa Guimarães traz convidados especiais para uma entrevista sobre a trajetória do veterano e a relevância do cantor e compositor que fez história na cena do samba. O descontraído bate-papo resgata histórias e clássicos do repertório do astro durante a atração da emissora pública.

O programa reúne o filho Arlindinho, talento da nova geração que leva no sangue e no coração o legado de seu pai; a produtora Babi Cruz, esposa do lendário músico; o escritor Marcos Salles, que lança o livro "O Sambista Perfeito", biografia do consagrado artista. A debatedora é a jornalista Fabiane Pereira.

Cissa Guimarães e convidados no especial sobre Arlindo Cruz / Crédito: Rodrigo Peixoto / TV Brasil

No palco, Arlindinho solta a voz para interpretar sucessos da obra do pai que cruzam gerações. Ele entoa os clássicos "Meu Lugar", "Bom Aprendiz", "A Sós", "A Pureza da Flor", "Agora viu que me perdeu e chora", "Ainda é Tempo pra ser Feliz" e "O Show Tem que Continuar".

O Sem Censura pode ser acompanhado na telinha, no app TV Brasil Play e no YouTube do canal. O conteúdo entra no ar em formato de podcast no Spotify. A produção ainda tem horário alternativo na grade do canal mais tarde, no mesmo dia, às 23h30.

Trajetória consagrada

A conversa no especial da TV Brasil tem curiosidades e bastidores sobre a trajetória nos palcos e a vida pessoal do célebre homenageado, com a passagem por mais de uma década no grupo Fundo de Quintal e os hits da carreira solo. Os grandes parceiros também são lembrados na entrevista, bem como a paixão do músico pela escola de samba Império Serrano.

Cissa Guimarães e convidados no especial sobre Arlindo Cruz / Crédito: Rodrigo Peixoto / TV Brasil

Arlindinho conta quando se deu conta que era filho de um ícone do samba. Também fala dos projetos que fizeram juntos como o "Pagode 2 Arlindo's" e os shows. Ele ainda pondera sobre a responsabilidade de carregar seu nome artístico.

"Esse é o meu lugar: cantar, representar, emocionar. Levo a obra dele comigo em cada palco. Vejo isso como missão e realização: honrar a trajetória do meu pai e impulsionar meu próprio caminho na música", reflete Arlindinho que se popularizou com seu carisma, generosidade e jeito simples.

Memórias do bamba

O Sem Censura ainda resgata participações anteriores do próprio Arlindo Cruz em outras fases do próprio programa. Um dos trechos recuperados e preservados no acervo do canal público remete a uma entrevista dele numa edição do bate-papo em 2008 quando ele fala sobre a infância e suas influências musicais.

Cissa Guimarães e Arlindinho / Crédito: Rodrigo Peixoto / TV Brasil

No decorrer da atração, os convidados falam sobre o convívio com Arlindo Cruz. Babi Cruz comenta sua relação de décadas com o astro, enquanto o autor Marcos Salles destaca vários aspectos sobre o sambista revelados na biografia. A compulsão por compor é outro tema levantado na conversa. A situação do bamba a partir do AVC e os desafios da saúde também são abordados no programa da TV Brasil.

Sobre as lembranças mais emocionantes, Arlindinho enumera memórias. "Os momentos de palco, especialmente cantando com meu pai e os dias de afeto em casa, são meu combustível: reforçam a certeza de que a força da música está na mistura de talento, devoção e amor familiar", completa.

Arlindinho no palco do Sem Censura / Crédito: Rodrigo Peixoto / TV Brasil

Sobre o programa

Apresentado de segunda a quinta, ao vivo, às 16h, e com edições especiais toda sexta-feira, no mesmo horário, o Sem Censura é transmitido simultaneamente na telinha, no app TV Brasil Play e no YouTube do canal. O conteúdo fica disponível em formato de podcast no Spotify. A atração diária ainda tem janela alternativa na programação da TV Brasil mais tarde, no mesmo dia, às 23h30.

A interatividade está presente na produção com a hashtag #semcensura40anos nas redes sociais. O público também pode participar pelo WhatsApp (21) 99903-5329. A apresentadora Cissa Guimarães lê e comenta as mensagens, enquanto os convidados respondem às perguntas enviadas.

Com quadro fixo de debatedores que se revezam ao longo da semana, o Sem Censura recebe artistas e profissionais de diversas áreas para debater temas do momento que interessam à sociedade. Em 2025, o programa da TV Brasil comemora 40 anos no ar.

O Sem Censura faz parte da programação da emissora pública desde 1985, quando estreou no dia 1º de julho na então TVE/RJ, hoje TV Brasil, sob o comando de Tetê Muniz. O bate-papo vespertino criado por Fernando Barbosa Lima ficou mais conhecido com o rosto de jornalistas como Lúcia Leme e Leda Nagle no comando da bancada.

Serviço
Sem Censura – segunda a sexta, às 16h, na TV Brasil
Sem Censura (reprise) – segunda a sexta, às 23h30, na TV Brasil
Sem Censura – Spotify - https://open.spotify.com/show/09O9CTA1nHctKJ2AdII0JZ

TV Brasil na internet e nas redes sociais  
Site – https://tvbrasil.ebc.com.br
Instagram – https://www.instagram.com/tvbrasil
YouTube – https://www.youtube.com/tvbrasil
X – https://x.com/TVBrasil
Facebook – https://www.facebook.com/tvbrasil
TikTok – https://www.tiktok.com/@tvbrasil
TV Brasil Play - http://tvbrasilplay.com.br