Sinal da TV Brasil chega ao Acre com a inauguração da TV Nova Aldeia
A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) participou ativamente da retomada da TV pública em Rio Branco (AC), em parceria com a Universidade Federal do Acre (UFAC) e o Governo do Estado. A inauguração da nova estrutura ocorreu nesta quinta-feira, 9 de outubro, no Teatro Universitário da UFAC, marcando o retorno do Acre à Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP) após sete anos de ausência. A TV Aldeia estava fora do ar desde 2018, ela agora volta aos lares acreanos e passa a se chamar TV Nova Aldeia.
O projeto da retomada contou com investimento de R$ 1,25 milhão, realizado pela EBC com recursos próprios, para instalação de um transmissor digital de 3.000 watts na antiga estrutura da emissora estadual. A iniciativa garante sinal para cerca de 345 mil pessoas na capital e municípios vizinhos, fortalecendo a presença da comunicação pública na região amazônica.
A multiprogramação lançada inclui os seguintes canais:
- 1 – TV Brasil / TV Aldeia
- 2 – Canal Gov
- 3 – Canal Educação
- 4 – Canal Saúde
A UFAC será a responsável pela geração de conteúdo local, com a perspectiva de firmar uma cooperação técnica com o Governo do Estado para a produção conjunta de conteúdos voltados à realidade e aos interesses da população acreana. Esses conteúdos poderão ser distribuídos em todo o estado do Acre nos canais da EBC, por meio dos programas federais Brasil Digital e Digitaliza Brasil, do Ministério das Comunicações (MCom).
Durante a solenidade, estiveram presentes o governador do Acre, Gladson Camelí, a reitora da UFAC, Margarida de Aquino Cunha, e a gerente da Rede Nacional de Comunicação Pública da EBC, Gracielly Bittencourt, que representou a empresa no evento. Na ocasião, o governador também assinou a ordem de serviço para a reforma da sede da Rádio e TV Aldeia, avaliada em R$ 398 mil, contemplando modernização do prédio histórico e novos estúdios.
“A TV Aldeia estava fora do ar desde 2018 e é muito simbólico trazer a televisão pública de volta para o Estado do Acre neste momento em que o mundo quer conhecer mais a Amazônia por causa da COP30. Agora a população acreana pode assistir à programação da TV Brasil e, mais que isso, os rostos, as vozes e as perspectivas do povo do Acre sobre os temas de interesse nacional voltam a aparecer para todo o país nas telas da comunicação pública”, destacou Gracielly Bittencourt.
O governador Gladson Camelí também destacou a importância da reativação da emissora e das parcerias que tornaram o projeto possível. “Hoje é um dia histórico para a comunicação pública do Acre. A TV Nova Aldeia simboliza a união de esforços para devolver aos acreanos uma emissora pública moderna e comprometida com a nossa cultura e identidade”.
Com essa iniciativa, a TV Nova Aldeia volta a ser um símbolo da comunicação educativa no Acre, reposicionando-se como polo regional de produção qualificada e alinhada às demandas da sociedade.