TV Brasil apresenta último episódio inédito da série documental Dias de Luta

12/03/2025
|
13:00
compartilhar notícia
Capa da Notícia

A TV Brasil exibe o quinto e último programa inédito do seriado Dias de Luta, produção documental que aprofunda o debate sobre diversas datas que moldaram a história do país, nesta quinta (13), às 23h. Com foco no significado de acontecimentos importantes para a população negra brasileira, a obra independente destaca a "Lei Eusébio de Queirós" como mote para refletir sobre o futuro na edição final da série.

O tema que marca o término da exibição do conteúdo na telinha da emissora pública propõe uma análise sobre as perspectivas para os negros no país. Os desafios que essa parcela significativa da população encara entra em pauta na série Dias de Luta. O episódio aponta as estratégias de resistência e sobrevivência diante das adversidades contemporâneas.

Historiadora Keilla Vila Flor na série Dias de Luta / Crédito: Divulgação / Estratos Filmes

Para embasar o debate sobre o assunto, o seriado traz os depoimentos da cineasta Larissa Fernandes e da historiadora Keilla Vila Flor que trazem uma abordagem da realidade nacional e contextualizam o acontecimento histórico, respectivamente.

"Nós mulheres negras somos a base de uma pirâmide de privilégios. Os direitos nos são negados. Temos a necessidade de representação. Saber que você pode e deve ocupar lugares na sociedade. Posso estar onde quiser", pondera Larissa Fernandes.

A cineasta reforça a importância dessa identificação. "Você se ver nas telas com a representatividade de gênero, sexual e regional faz muito bem como pessoa nesse espaço e tempo atual. É muito forte. Você não está sozinha no mundo", destaca a profissional que atua no mercado audiovisual.

Cineasta Larissa Fernandes na série Dias de Luta / Crédito: Divulgação / Estratos Filmes

A historiadora Keilla Vila Flor explica a origem da expressão "para inglês ver" e comenta o contexto da "Lei Eusébio de Queirós", aprovada em 4 de setembro de 1850. "É fruto de um processo de um período conturbado da diplomacia brasileira com a inglesa", ensina a professora.

O novo regramento resulta de diversos fatores, segundo a especialista. "Atende a pressões inglesas e aos anseios abolicionistas que já existia no Brasil. A lei põe fim ao tráfico transatlântico de pessoas escravizadas. Essa lei também vai sofrer desrespeito, mas em menor medida que as anteriores", completa a pesquisadora.

Temas em debate no seriado independente

A edição de estreia do seriado investigou o racismo no Brasil. O primeiro programa apresentado na telinha do canal público tratou do 13 de maio, Dia da Abolição da Escravatura, e do 20 de novembro, Dia da Consciência Negra.

O segundo programa da série Dias de Luta teve como foco 28 de Setembro, o Dia da Lei do Ventre Livre, para debater a representação do corpo da mulher negra na sociedade contemporânea. Érika Hilton, Keilla Vila Flor, Nutyelly Cena, Rosana Silva e Camila Nunes ofereceram suas contribuições sobre o assunto. Cada uma delas compartilhou experiências e visões como mulheres negras no Brasil atual.

No terceiro episódio, o 21 de Janeiro, Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, pautou a produção documental. O conteúdo no ar pela TV Brasil questionou como essa intolerância afeta predominantemente as religiões de matriz africana. O babalaô Ivanir dos Santos conduziu uma análise a respeito de uma compreensão profunda sobre as especificidades da intolerância religiosa no país.

A quarta edição contou com a participação de especialistas como o cineasta André Novais de Oliveira e o produtor cultural Raphael Gustavo. A partir da celebração do Dia do Samba, em 2 de Dezembro, o seriado celebrou as diversas expressões culturais e artísticas da população negra brasileira que transcendem o convencional, ocupando espaços em que tradicionalmente não se espera a presença negra.

Valorização do conteúdo independente

A série documental Dias de Luta é exibida pela TV Brasil às quintas, às 23h. A produção é um dos conteúdos audiovisuais selecionados pela linha de fomento do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), através do Prodav TVs Públicas.

TV Brasil é um dos canais que mais exibe conteúdo independente nacional. Além de ser uma grande apoiadora da produção de atrações dessa natureza no mercado audiovisual do país, a emissora estimula novos realizadores.

Sobre o Prodav

O Prodav é uma parceria entre a Agência Nacional do Cinema (Ancine), o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) para incentivar a produção regional e independente.

A proposta é ofertar esse conteúdo para as emissoras públicas de televisão. A EBC distribui o material ao disponibilizar as obras para todos os canais de televisão do campo público que aderirem ao projeto.

Ao vivo e on demand  

Acompanhe a programação da TV Brasil pelo canal aberto, TV por assinatura e parabólica. Sintonize: https://tvbrasil.ebc.com.br/comosintonizar.  

Seus programas favoritos estão no TV Brasil Play, pelo site http://tvbrasilplay.com.br ou por aplicativo no smartphone. O app pode ser baixado gratuitamente e está disponível para Android e iOS. Assista também pela WebTV: https://tvbrasil.ebc.com.br/webtv.  

Serviço
Dias de Lutas – último episódio – quinta-feira, dia 13/3, às 23h, na TV Brasil 

TV Brasil na internet e nas redes sociais  
Site – https://tvbrasil.ebc.com.br
Instagram – https://www.instagram.com/tvbrasil
YouTube – https://www.youtube.com/tvbrasil
X – https://x.com/TVBrasil
Facebook – https://www.facebook.com/tvbrasil
TikTok – https://www.tiktok.com/@tvbrasil
TV Brasil Play - http://tvbrasilplay.com.br