TV Brasil exibe episódio do programa Trilha de Letras em homenagem a Heloísa Teixeira

02/04/2025
|
09:12
compartilhar notícia
Capa da Notícia

Em tributo à premiada escritora Heloísa Teixeira que faleceu aos 85 anos, no último dia 28 de março, no Rio de Janeiro, a TV Brasil exibe nesta quarta (02), às 23h, uma entrevista exclusiva concedida ao apresentador Raphael Montes, no programa Trilha de Letras, em 2017, sobre a produção da literatura marginal brasileira. O conteúdo está disponível no app TV Brasil Play e no YouTube da emissora.

Na entrevista, a convidada falou sobre as novas vozes da periferia das grandes cidades e sua forma particular de produzir poesia. "Diziam que não era literatura, diziam que era mal feito, que era cheia de palavrão e agora tá tudo no vestibular, é o cânone, né?", afirmou.

O bate-papo recupera, ainda, a história da Geração Mimeógrafo, como ficou conhecido o movimento que se caracterizava pelo uso de mimeógrafos na cópia dos livros, não se vinculando assim às editoras e suas estratégias de mercado. O termo surgiu nos anos 1970 para definir a obra criada por autores da classe média carioca, cujo produto estava fora do mercado editorial oficial.

O papo percorreu os caminhos que os autores da Geração Mimeógrafo seguiram a partir do livro "26 Poetas Hoje", publicado por Heloísa em 1975. O Trilha de Letras trouxe ainda sonoras dos poetas Sérgio Vaz e Afonso Henriques Neto.

Sobre a entrevistada 
Premiada escritora, ensaísta e crítica literária brasileira, Heloísa Teixeira se dedicou ao longo da vida a pesquisas sobre a relação entre cultura e desenvolvimento, com foco em poesia, feminismo, relações de gênero e étnicas, culturas marginalizadas e cultura digital.

Entre suas obras destacam-se "26 Poetas Hoje" (1975), uma antologia de poetas da geração mimeógrafo, "Explosão Feminista" (2018), que aborda a quarta onda feminista no Brasil, e a série "Pensamento Feminista", composta por quatro volumes publicados entre 2019 e 2020.

Em abril de 2023, foi eleita para a cadeira número 30 da Academia Brasileira de Letras (ABL), sucedendo a escritora Nélida Piñon. Ainda no mesmo ano, adotou publicamente o sobrenome materno Teixeira, substituindo o Buarque de Hollanda, que havia incorporado do primeiro marido. Seu legado permanece como uma referência fundamental no feminismo brasileiro e nos estudos culturais do país.

Sobre o programa

O Trilha de Letras busca debater os temas mais atuais discutidos pela sociedade por meio da literatura. A cada edição, o programa recebe um convidado diferente. A atração foi idealizada em 2016 pela jornalista Emília Ferraz, diretora da produção que entrou no ar em abril de 2017.

A TV Brasil já realizou quatro temporadas do Trilha de Letras e recebeu mais de 200 autores nacionais e estrangeiros. As duas primeiras temporadas foram apresentadas pelo escritor Raphael Montes. A terceira, por Katy Navarro, jornalista da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

Na temporada mais recente, a jornalista, escritora e roteirista Eliana Alves Cruz assumiu a apresentação do programa que também teve uma versão na Rádio MEC. O bate-papo literário saiu do estúdio da emissora e foi gravado na BiblioMaison, biblioteca do Consulado da França no Rio de Janeiro.

Ao vivo e on demand

Acompanhe a programação da TV Brasil pelo canal aberto, TV por assinatura e parabólica. Sintonize: https://tvbrasil.ebc.com.br/comosintonizar.

Seus programas favoritos estão no TV Brasil Play, pelo site http://tvbrasilplay.com.br ou por aplicativo no smartphone. O app pode ser baixado gratuitamente e está disponível para Android e iOS. Assista também pela WebTV: https://tvbrasil.ebc.com.br/webtv.

Serviço
Trilha de Letras – Heloísa Teixeira – quarta-feira, dia 02/04, às 23h, na TV Brasil

TV Brasil na internet e nas redes sociais  
Site – https://tvbrasil.ebc.com.br
Instagram – https://www.instagram.com/tvbrasil
YouTube – https://www.youtube.com/tvbrasil
X – https://x.com/TVBrasil
Facebook – https://www.facebook.com/tvbrasil
TikTok – https://www.tiktok.com/@tvbrasil
TV Brasil Play - http://tvbrasilplay.com.br