TV Brasil reforça protagonismo no futebol feminino durante a Confut 2025
A Confut Sudamericana 2025, realizada de 2 a 4 de setembro, na Arena Pacaembu, em São Paulo (SP), foi palco para a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) reafirmar sua posição de protagonismo na transmissão do futebol feminino. No evento, a empresa foi representada pela diretora de Conteúdo e Programação, Antonia Pellegrino.
Na manhã de quinta-feira (4), Pellegrino integrou o debate “A Nova Era da Comunicação no Futebol: gerando conteúdos que fortalecem a relação com os torcedores”. Em sua fala, destacou o compromisso da TV Brasil com a visibilidade do esporte feminino, ressaltando que a decisão estratégica de exibir a modalidade foi acertada.
“A gente percebe que essa posição em que a gente se colocou, de ser a tela do futebol feminino, vem tendo o reconhecimento do público. Quem nos acompanha já está criando uma sensação de pertencimento (...) Estar aqui hoje, neste evento, é sinal que acertamos e somos reconhecidos pelo mercado esportivo”, disse Pellegrino, que na ocasião mostrou um vídeo institucional com os principais dados das transmissões.
Os resultados comprovam o avanço. Com o Brasileirão Feminino Série A1, foi registrado um crescimento de 23,8% na audiência média em relação ao ano anterior, com destaque para as praças do Distrito Federal, Rio de Janeiro e São Paulo. O desempenho representa 51% acima da média geral da emissora no mesmo período. O alcance médio por jogo passou de 118 mil para 140 mil domicílios e, considerando as emissoras da Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP), o alcance foi de 3 milhões de espectadores em 2025.
Pellegrino também enfatizou a evolução técnica das transmissões. “Pegamos o ritmo. Estamos cada vez mais entrosados e conhecedores do assunto. Temos repórteres, comentaristas, pessoas engajadas nessa produção. Essa qualidade está sendo percebida e é ela que produz o alcance e o aumento da audiência”, comentou a diretora.
Além da Série A1 do Brasileirão Feminino, neste ano o cardápio de atrações da TV Brasil inclui ainda as séries A2, A3, Sub-20 e Sub-17, a Conmebol Copa América de Futebol Feminino, e a Liga de Basquete Feminino (LBF Caixa), principal torneio da categoria no país.
Sobre a Confut
A Confut Sudamerica destaca-se como um lugar estratégico para a criação de redes, intercâmbio de conhecimentos e o fomento de associações que impulsionam o desenvolvimento do futebol sul-americano, abordando temas como gestão, marketing tecnologia, formação de atletas e novos modelos de negociação no esporte.
Um dos destaques da programação deste ano foi a realização da 3ª Cúpula do Futebol Feminino, espaço dedicado à discussão de estratégias e oportunidades para o crescimento da modalidade.