TV Brasil transmite desfiles das escolas de samba do Grupo de Acesso 1 de São Paulo
A TV Brasil exibe os desfiles das escolas de samba do Grupo de Acesso 1 de São Paulo neste domingo (2), ao vivo, a partir das 21h, do Sambódromo do Anhembi, com exclusividade na televisão aberta.
O canal público está com uma programação especial para a folia com atrações ao vivo de diferentes partes do país na faixa Carnavais do Brasil em parceria com as emissoras da Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP). Os destaques incluem a festa nas ruas de Salvador, a partir desta sexta (28), com a TVE Bahia, o desfile das escolas de samba de Vitória, mostrado com a TVE/ES, e a festa momesca das agremiações de São Paulo.
O time de apresentadores reúne Bárbara Pereira, Bruno Barros, Flávia Grossi, Marília Arrigoni, Muka e Tiago Alves. Com exclusividade na televisão aberta, eles mostram os desfiles do Grupo de Acesso 1 e 2, além da Campeãs de São Paulo, no Sambódromo do Anhembi, com participações de convidados especiais.
"Mostrar a diversidade cultural do Brasil é uma das missões da EBC e nada melhor para isso que uma manifestação genuinamente brasileira e diversa como o Carnaval", afirma o diretor-presidente da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Jean Lima. "Agradecemos a parceria das emissoras públicas locais que integram a Rede Nacional de Comunicação Pública e garantem a realização desse projeto".
Agremiações buscam espaço no Grupo Especial
A transmissão do Grupo de Acesso 1 de São Paulo será apresentada por Marília Arrigoni e Tiago Alves com a participação de comentaristas no estúdio da emissora para analisar a performance das agremiações. Os anfitriões recebem os jornalistas Felipe Rangel e Ricardo Neto, além da diretora de bateria Thayane Cantanhêde. O repórter Daniel Mello acompanha a entrada das escolas de samba no Anhembi.
O desfile reúne oito tradicionais escolas de samba que tentam garantir presença no Grupo Especial do Carnaval de São Paulo em 2026. Este ano, duas agremiações sobem, enquanto outras duas são rebaixadas para o Grupo de Acesso 2.
A programação dos desfiles prevê a entrada no Anhembi das escolas de samba na seguinte ordem: Unidos de São Lucas, às 21h; Mocidade Unida da Mooca, às 22h; Independente Tricolor, às 23h; Unidos de Vila Maria, à meia-noite; Tom Maior, à 1h; Nenê de Vila Matilde, às 2h; X-9 Paulistana, às 3h; e Dom Bosco de Itaquera, às 4h.
O regulamento exige no mínimo 800 componentes para a apresentação de 50 a 60 minutos. As agremiações do Grupo de Acesso 1 precisam percorrer o Sambódromo com três alegorias. A comissão de frente tem que reunir entre cinco e 15 integrantes. As escolas de samba ainda devem desfilar com no mínimo oito alas de enredo, 25 baianas e um casal de mestre-sala e porta-bandeira.
Desfile das Campeãs
Para encerrar as transmissões da faixa Carnavais do Brasil, a TV Brasil acompanha o Desfile das Escolas Campeãs do Carnaval de São Paulo, no sábado após a folia, dia 8 de março, a partir das 21h. Os apresentadores Bruno Barros e Flávia Grossi destacam as atrações da festa.
Direto do Sambódromo do Anhembi, a TV Brasil celebra a performance comemorativa que reúne as cinco escolas classificadas nas primeiras colocações no Grupo Especial. A programação ainda conta com a vice-campeã e a campeã do Grupo de Acesso 1, além da vice-campeã e da campeã do Grupo de Acesso 2.
As escolas de samba Pérola Negra e Camisa 12 conquistaram o título e o vice-campeonato do Grupo de Acesso 2, respectivamente, e desfilam no Grupo de Acesso 1 em 2026. A transmissão foi mostrada na telinha da TV Brasil no dia 22 de fevereiro, com apresentação de Bárbara Pereira e Muka. No mesmo dia, o canal mostrou o desfile das agremiações do Grupo Especial de Vitória, em parceria com a TVE/ES.
Folia baiana
No ano em que o axé music comemora 40 anos, a TV Brasil apresenta para todo o país o melhor do carnaval de Salvador, com cinco dias de transmissão ao vivo. Em parceria com a TVE Bahia, a emissora pública acompanha as atrações dos três principais circuitos da folia: Campo Grande, Barra-Ondina e Pelourinho, de sexta-feira (28) até terça-feira (4), à tarde, a partir de 16h, e à noite, a partir das 21h.
Além dos trios elétricos com personalidades da música baiana, a programação ainda inclui shows de astros do gênero e a performance dos blocos afro, afoxés, indígenas, de samba e de reggae para reforçar a importância dessas manifestações culturais.
Na sexta (28), os destaques principais são Alinne Rosa, Anitta, Bell Marques, Cheiro de Amor, Cláudia Leitte, Daniela Mercury, É O Tchan, Leo Santana e Solange Almeida. Já no sábado (1º), as atrações são Banda Eva, BaianaSystem, Carlinhos Brown, Durval Lélys, Ivete Sangalo, Luiz Caldas e Tony Salles.
No domingo (2), Olodum, Psirico e Xanddy Harmonia arrastam multidões. A energia de segunda (3) é embalada por Filhos de Gandhy, Armandinho, Dodô e Osmar. Na terça (4), Parangolé, Jammil e Timbalada contagiam o público.
Serviço
Carnaval de Salvador na TV Brasil
28 de fevereiro (sexta-feira), às 21h, para todo o país
1° de março (sábado), às 21h, para todo o país
Dias 2, 3 e 4 de março (domingo a terça-feira), às 16h, para todo o país
Desfile das Escolas do Grupo de Acesso do Carnaval de São Paulo
2 de março (domingo), às 20h, para todo o país
Desfile das Campeãs do Carnaval de São Paulo
8 de março (sábado), às 21h, para todo o país
TV Brasil na internet e nas redes sociais
Site – https://tvbrasil.ebc.com.br
Instagram – https://www.instagram.com/tvbrasil
YouTube – https://www.youtube.com/tvbrasil
X – https://x.com/TVBrasil
Facebook – https://www.facebook.com/tvbrasil
TikTok – https://www.tiktok.com/@tvbrasil
TV Brasil Play - http://tvbrasilplay.com.br