Sala de Imprensa

TV Cultura do Pará e TV Encontro das Águas ampliam parceria com a EBC para cobertura da COP30

Emissoras da Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP) fizeram intercâmbio de experiências, conteúdos e equipamentos com TV Brasil e Rádio Nacional
07/11/2025
|
17:35
compartilhar notícia
Capa da Notícia
Foto: Divulgação/EBC

Durante a Cúpula de Líderes de Belém, nesta quinta e sexta-feira (6 e 7), a Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP) teve sua atuação fortalecida na região amazônica com a ampliação da parceria entre a Empresa Brasil de Comunicação (EBC), a TV Cultura do Pará e a TV Encontro das Águas, de Manaus. A parceria continuará durante a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), de 10 a 21 de novembro.

As emissoras regionais estão contribuindo diretamente para a cobertura dos eventos com intercâmbio de reportagens, imagens de arquivo da Amazônia, de Belém e do estado do Pará, além do compartilhamento de equipamentos e estrutura dentro do Centro Internacional de Mídia (IMC), localizado na Zona Azul do evento.

A colaboração tem como objetivo trazer para os veículos públicos da EBC as vozes e perspectivas dos jornalistas que vivenciam o cotidiano amazônico, fortalecendo a diversidade regional na cobertura jornalística da COP30.

“A presença das emissoras da RNCP na COP30 é estratégica para garantir que a cobertura reflita a diversidade da Amazônia e valorize os olhares locais. Essa parceria reforça o papel da comunicação pública como instrumento de integração regional e de fortalecimento da cidadania”, afirma Gracielly Bittencourt, gerente da RNCP/TV na EBC.

Cobertura no dia a dia

Já no primeiro dia do evento, as equipes da TV Cultura do Pará e da TV Encontro das Águas participaram de entradas ao vivo na programação da TV Brasil, com reportagens sobre a abertura da Cúpula de Líderes e sobre o clima em Belém.

1-978a5723.jpg
Repórter da TV Encontro das Águas faz entrada ao vivo na Zona Azul, durante Cúpula de Líderes. Foto: Divulgação/EBC

Além de transmissões ao vivo, as emissoras parceiras estão produzindo matérias especiais e conteúdo para as redes sociais. Confira o material no Instagram da EBC e da TV Cultura Pará clicando aqui.

A parceria teve início antes mesmo da COP30, com a participação de Andréia Teixeira, repórter da TV Cultura do Pará, no treinamento promovido pela EBC para jornalistas da rede com foco na cobertura do evento.

"Na condição de jornalista e hoje diretora da TV, vejo nesta parceria a consolidação de um sonho: a de produzir conteúdos educativos que transformam a sociedade. E agora com a cobertura e transmissão da COP30 podemos compartilhar o bem fazer jornalístico no jeito de ser amazônida. Ou seja, temos motivos de sobra para brindar a comunicação pública no país”, afirma Andreia.

Recentemente, a empresa e a Fundação Paraense de Radiodifusão (Funtelpa), que administra a TV Cultura do Pará, firmaram um acordo que permitirá a expansão do sinal da emissora para 53 municípios do interior paraense. A iniciativa integra os programas Brasil Digital, Digitaliza Brasil e os projetos piloto 1 e 2 do Ministério das Comunicações. A articulação reforça o papel da RNCP como uma rede estratégica para a comunicação pública no Brasil, especialmente em eventos de grande relevância como a COP30 e o Círio de Nazaré.