Programação

Zélia Duncan completa 61 anos e é homenageada no Especial de Domingo da Rádio Nacional

Programa celebra as mais de quatro décadas de carreira da artista fluminense
16/10/2025
|
17:00
compartilhar notícia
Capa da Notícia
Joédson Alves/Agência Brasil

No mês em que completa 61 anos, a cantora e compositora Zélia Duncan é a homenageada da Rádio Nacional no Especial de Domingo, que vai ao ar no dia 19, às 22h. O programa recorda as mais de quatro décadas de trajetória da artista fluminense, reconhecida por sua versatilidade e pela capacidade de transitar entre gêneros como o pop, o samba e o rock, sem perder a identidade marcante que consolidou seu nome na música brasileira.

Nascida em Niterói (RJ) em 28 de outubro de 1964, Zélia Duncan revisita momentos importantes da carreira nesta edição do Especial de Domingo. Ao longo da homenagem, apresentada por Dylan Araújo, a artista relembra o início da carreira em Brasília, as primeiras apresentações na Sala Funarte em 1981 e o lançamento do disco de estreia Outra Luz (1990), ainda sob o nome artístico de Zélia Cristina, que lhe rendeu duas indicações ao Prêmio Sharp.

O sucesso nacional veio em 1995 com Catedral, versão de Christian Oyens para a canção Cathedral Song, de Tanita Tikaram. A música, incluída na trilha sonora da novela A Próxima Vítima, da Rede Globo, projetou Zélia para o grande público e marcou uma nova fase da carreira, com o álbum homônimo na lista dos Melhores Álbuns Latinos da Billboard americana e conquistando o Disco de Ouro pela venda de cem mil cópias.

O especial transmite um repertório que destaca faixas que consagraram a artista como uma das intérpretes mais ecléticas da música brasileira: Enquanto Durmo, Senhora Liberdade (em dueto com Nei Lopes), Alma, Meu Rádio e Meu Mulato, Pagu (com Rita Lee), Dor Elegante, Top Top (com Os Mutantes), Bebete Vambora (com Lenine), Jura Secreta (com Simone), Capitu, Isso Não Vai Ficar Assim (com Ney Matogrosso), No Meu País (com Xande de Pilares), Tudo É Um, Antes Só e Voltei pra Mim.

Zélia Cristina Duncan Gonçalves Moreira, ao longo dos 61 anos de vida, se tornou símbolo de força, sensibilidade e inovação. Com a voz marcante e as letras que abordam temas como liberdade, amor e identidade feminina, a cantora acumula prêmios e parcerias com nomes como Rita Lee, Nando Reis, Arlindo Cruz e Chico César.

Ficha técnica

Locução: Dylan Araújo

Roteiro e produção: Cezar Faccioli

Técnica: Lucas Alexandre

Coordenação de produção: Cynthia Cruz

Sobre a Rádio Nacional

A marca faz parte da história do país e completou 89 anos em 2025. Atualmente, conta com oito emissoras próprias, em diferentes regiões do Brasil: Rádio Nacional do Rio de Janeiro, Rádio Nacional de São Paulo, Rádio Nacional de Brasília AM e FM, Rádio Nacional de Recife, Rádio Nacional de São Luís, Rádio Nacional da Amazônia e Rádio Nacional do Alto Solimões.

Juntas, as emissoras da Rádio Nacional registraram crescimento médio de 9% na audiência em setembro, segundo a Kantar IBOPE Media, consolidando a força das rádios públicas no país. O resultado reflete o trabalho integrado das equipes e reforça o papel da Nacional na oferta de conteúdo plural, educativo e cultural, tanto no dial quanto nas plataformas digitais.

Serviço
Especial de Domingo - Zélia Duncan - domingo, dia 19/10, às 22h, na Rádio Nacional

Rádio Nacional na internet e nas redes sociais

Site: https://radios.ebc.com.br
Instagram: https://www.instagram.com/radionacionalbr
Spotify: https://open.spotify.com/user/vpj3k8ogjwf1nkv4nap3tlruv
YouTube: http://youtube.com/radionacionalbr
Facebook: https://www.facebook.com/radionacionalbr
Threads: https://www.threads.com/@radionacionalbr
Streaming: https://aovivo.ebc.com.br/embed-audio.html?emissora=radio-nacional-do-rio-de-janeiro

WhatsApp Nacional

- Rádio Nacional FM: (61) 99989-1201
- Rádio Nacional AM: (61) 99674-1536
- Rádio Nacional da Amazônia: (61) 99674-1568
- Rádio Nacional do Rio de Janeiro: (21) 97119-9966

Saiba como sintonizar a Rádio Nacional

Brasília: FM 96,1 MHz e AM 980 Khz
Rio de Janeiro: FM 87,1 MHz e AM 1130 kHz
São Paulo: FM 87,1 MHz
Recife: FM 87,1 MHz
São Luís: FM 93,7 MHz
Amazônia: 11.780KHz e 6.180KHz OC
Alto Solimões: FM 96,1 MHz

Celular - App Rádios EBC para Android e iOS