Assis Chateaubriand, no Paraná, recebe sinal digital de TV pública em parceria entre EBC e IFPR
A cidade de Assis Chateaubriand, no oeste do Paraná, passou a integrar oficialmente o mapa da comunicação pública com a chegada do sinal digital de televisão aberta, resultado da parceria entre a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e o Instituto Federal do Paraná (IFPR).
A inauguração aconteceu nesta quinta-feira (29), às 10h, em evento com a presença de autoridades locais como o prefeito de Assis Chateaubriand, Marcel Micheletto; o reitor do IFPR e o diretor-geral do campus da cidade, Adriano Pereira e Joaquim José Honório de Lima; além da comunidade acadêmica, moradores da região, o representante da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República (SRI/PR), Josias Lech; a diretora da TV Câmara, Daniela Guerson; e o conselheiro e presidente do Grupo de Implantação do Processo de Redistribuição e Digitalização da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Octavio Pieranti. Representando a EBC, participaram a gerente-executiva de Planejamento e Rede Nacional de Comunicação Pública, Lídia Neves, e o gerente de Análise de Conteúdos da Diretoria-Geral da EBC, David Moraes.
A cidade paranaense recebe o primeiro evento de entrega realizada pela Entidade Administradora da Digitalização (EAD) no âmbito do Programa Brasil Digital, que é coordenado pelo MCom com apoio da Anatel. “Uma parceria que tem possibilitado que mais instituições integrem a RNCP, fortalecendo a presença da TV Brasil em mais locais em nosso país”, explica Lídia Neves.
Na mesma cerimônia, além dos canais da EBC, também foi disponibilizado à população o sinal da Rede Legislativa de TV, com TV Câmara, TV Senado, TV Assembleia PR e Rádio Câmara, ampliando o acesso a conteúdos públicos, educativos e de interesse público.
Marco para a comunicação pública no município
Com cerca de 35 mil habitantes, Assis Chateaubriand passa a contar com duas novas geradoras de infraestrutura de radiodifusão pública. A instalação inclui transmissor digital de 500 watts e equipamentos de última geração, garantindo sinal aberto, gratuito e de alta qualidade para a população.

Autoridades visitam a sala de transmissores da nova emissora. Crédito: Divulgação/IFPR
Multiprogramação integrada à RNCP
Assim como nas principais capitais e polos regionais do país, a multiprogramação digital em Assis Chateaubriand integra os canais públicos locais à Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP), disponibilizando quatro sinais em uma mesma frequência:
2.1 – TV Brasil / IFPR TV
2.2 – Canal Gov
2.3 – Canal Educação
2.4 – Canal Saúde
Além dos conteúdos jornalísticos, culturais e educativos da EBC, o IFPR terá espaço para desenvolver sua TV Educativa, que permitirá produções locais e regionais, fortalecendo a participação de estudantes, professores e grupos culturais da região.
Investimento federal
A iniciativa representa um investimento federal de R$ 820 mil, contemplando a instalação de antenas transmissoras, antenas parabólicas, cabos, conectores, rack, nobreak, gravador de censura, sistema de telesupervisão, ar-condicionado e serviços técnicos especializados.
O novo sistema de transmissão também permitirá cobrir outros municípios da região. Além de Assis Chateaubriand, serão beneficiadas diretamente as cidades de Jesuítas e Tupãssi, o que totaliza mais de 53 mil pessoas.