Comitês de Participação da EBC criam Câmaras Temáticas sobre comunicação pública
O Comitê Editorial e de Programação (COMEP) e o Comitê de Participação Social, Diversidade e Inclusão (CPADI) da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) receberam, nesta quarta-feira (28), três Câmaras Temáticas para analisar diferentes questões referentes à empresa responsável pelo sistema de comunicação pública no país.
“Criamos as Câmaras Temáticas para que possamos debater entre os membros do comitê, desenvolvendo estudos e construindo sugestões que possam contribuir com o debate sobre o futuro da EBC", afirmou Ana Fleck, presidenta do CPADI. "A ideia das Câmaras é fazer um encontro ao final para apresentação do resultado desses trabalhos para que sejam subsídios para a empresa”, explicou.
As três Câmaras Técnicas serão as seguintes:
Câmara Temática de Jornalismo – Tratará do conteúdo jornalístico da Empresa, veiculado em todas as plataformas por meio das quais a empresa opera.
Câmara Temática de Programação – Tratará de todos os produtos não jornalísticos da Empresa, nos diferentes formatos e gêneros, veiculados em todas as plataformas.
Câmara Temática de Processos Institucionais – Tratará do acompanhamento das questões que envolvem as estratégias políticas e de gestão da EBC e da comunicação pública. Também tratará de questões relativas à organização e dinâmica de funcionamento dos Comitês.
A meta é que as Câmaras Técnicas apresentem seus relatórios até o meio do ano.
EBC nas redes sociais
No mesmo encontro, os Comitês receberam o superintendente de Comunicação Digital e Mídias Sociais, Fernando Miranda. O encontro foi o primeiro de 2026 e concluiu a série de apresentações de diretores e superintendentes sobre o trabalho das áreas da empresa. "Nós fizemos esse roteiro de audiências com os diretores para nivelar o conhecimento a respeito da EBC”, afirma Ana Fleck, presidenta do CPADI.
Durante a reunião, Fernando Miranda apresentou a estrutura e os desafios da Superintendência de Comunicação Digital e Mídias Sociais (Sudim), destacando a defasagem de pessoal. A Sudim opera mais de 30 perfis em diferentes plataformas digitais, com foco na formação crítica do cidadão, no debate público e no combate à desinformação. A estrutura é dividida entre conteúdos de caráter público e governamental, sendo que a área governamental atua separadamente, com produção própria.
Fernando Miranda apresentou dados sobre a presença digital da EBC, que atualmente soma mais de 12 milhões de seguidores nas redes sociais. Segundo o superintendente, os números refletem o empenho e a dedicação da equipe da Sudim. “Esse resultado é um orgulho para essa equipe, que se empenha, trabalha muitas vezes até tarde, dá a vida pela EBC. Tudo isso de forma orgânica”, afirmou.
Novo diretor geral
Antes da apresentação de Fernando Miranda, o diretor-geral da EBC, David Butter, apresentou-se aos membros em sua primeira participação em reunião dos comitês. Em sua fala, destacou a importância do diálogo entre as áreas como caminho para o fortalecimento da comunicação pública e o significado pessoal de atuar na empresa, em razão de sua trajetória ligada ao serviço público. “Venho de uma família de funcionários públicos e comecei minha trajetória na universidade pública. Fiquei muito honrado em poder atuar na esfera pública”, disse.
O presidente do COMEP, Pedro Rafael Vilela, agradeceu a presença do diretor-geral e do superintendente e ressaltou que o encontro encerra um ciclo de audiências públicas. “A presença da Direção-Geral é muito importante para que possamos alcançar nossos objetivos nos comitês. Desejo muito êxito nessa missão complexa”, afirmou. Segundo Vilela, a próxima etapa será dedicada à formulação de debates internos, com o objetivo de apresentar à empresa um diagnóstico com contribuições da sociedade civil.
Participação social
O COMEP e o CPADI integram o Sistema Nacional de Participação Social na Comunicação Pública (SINPAS), junto com a Ouvidoria e a Assessoria Especial de Participação Social da EBC. Acompanhe aqui todas as informações. https://acessoainformacao.ebc.com.br/participacao-social/conselhos-e-orgaos-colegiados