Programação

Filmes da TV Brasil de 26.01 a 01.02.2026

Confira os filmes da semana na TV Brasil
23/01/2026
|
09:01
compartilhar notícia
Capa da Notícia
Corisco e Dadá, sexta (30), às 21h. Imagem: Divulgação/TV Brasil

A programação da semana é dedicada majoritariamente ao cinema documental brasileiro, com obras que exaltam histórias de superação, diversidade cultural e reflexões sobre a arte e a sociedade.

A seleção inclui A Pessoa É para o que Nasce, que acompanha o cotidiano e a trajetória de três irmãs cegas do Nordeste cuja relação com a música transforma suas vidas, e Escola de Sonhos, documentário inspirador que aproxima os desejos de jovens da escola pública às trajetórias de adultos que realizaram esses mesmos sonhos. Outro destaque é Um Filme de Cinema, que propõe uma imersão na própria linguagem cinematográfica por meio de depoimentos de Ariano Suassuna e de importantes cineastas nacionais e internacionais, refletindo sobre o papel e o sentido da sétima arte.

Na sexta-feira, a TV Brasil exibe Corisco e Dadá, drama biográfico que retrata a relação intensa entre o cangaceiro Corisco e Dadá, em uma narrativa marcada por paixão, fé e tragédia. O sábado segue com Traição, longa inspirado em crônicas de Nelson Rodrigues que expõe, em diferentes épocas, as contradições e os conflitos das relações humanas. No domingo, estreia na grade da emissora o documentário As Cores do Divino, um panorama sobre a relação entre religião e sexualidade. E a programação encerra com Cacaso na Corda Bamba, que revisita a trajetória do poeta marginal durante a ditadura militar, seguido de Um Dia para Susana, documentário que acompanha a força e a determinação da triatleta Susana Schnarndorf em sua jornada rumo à Paralimpíada do Rio.

Prepare-se para uma semana de sensibilidade, reflexão e grandes histórias no cinema exibido pela TV Brasil!

Veja os detalhes os filmes abaixo:


A Pessoa É para o que Nasce

Segunda-feira, 26 de janeiro
21h/03h1

EMAIL A Pessoa É Para o que Nasce 03 Crédito Divulgação TV Brasil.png

País: Brasil. Ano: 2004. Gênero: Documentário. Direção: Roberto Berliner e Leonardo Domingues.

Três irmãs cegas. Unidas por esta incomum peripécia do destino, Regina, Maria e Conceição viveram toda sua vida cantando e tocando ganzá em troca de esmolas nas cidades e feiras do Nordeste do Brasil. O filme acompanha os afazeres cotidianos destas mulheres e revela suas curiosas estratégias de sobrevivência, das quais participam parentes e vizinhos. Acompanha também, numa reviravolta inesperada, o efeito do cinema na vida destas mulheres, transformando-as em celebridades.

Reprise. 85 min.
Classificação indicativa:
Livre.

1madrugada de segunda-feira (26) para terça-feira (27).

Um Filme de Cinema

Quarta-feira, 28 de janeiro
21h/03h2

EMAIL Um Filme de Cinema 06 Crédito Divulgação TV Brasil.png

País: Brasil. Ano: 2015. Gênero: Documentário. Direção: Walter Carvalho.

Um cinema abandonado e em ruínas no interior da Paraíba é o cenário inicial de um filme sobre o cinema, que viaja nos depoimentos do romancista e dramaturgo Ariano Suassuna e de inúmeros cineastas – Ruy Guerra, Julio Bressane, Ken Loach, Andrzej Wajda, Karim Ainouz, José Padilha, Hector Babenco, Vilmos Zsigmond, Béla Tarr, Gus Van Sant, Jia Zhangke e outros. Todos respondem a duas perguntas básicas: porque fazem cinema e para que serve a sétima arte, expondo suas ideias sobre tempo, narrativa, ritmo, luz, movimento, sentido da tragédia, os desejos do público e as fronteiras com outras artes.

Reprise. 120 min.
Classificação indicativa:
14 anos.

2madrugada de quarta-feira (28) para quinta-feira (29). 

Escola de Sonhos

Quinta-feira, 29 de janeiro
21h/03h3

EMAIL Escola de Sonhos 01 Crédito Divulgação TV Brasil.png

País: Brasil. Ano: 2022. Gênero: Documentário. Direção: Joana Di Carso.

É um documentário onde alunos de escolas públicas confessam seus sonhos para o futuro e paralelamente, conhecemos adultos bem-sucedidos (ex-estudantes de escolas públicas) que exercem as profissões dos sonhos desses jovens. Esse filme é um convite para que todos que assistam, revisitem seus sonhos e se inspirem a (re)começar ou simplesmente continuar seguindo seu propósito de vida.

Reprise. 70 min.
Classificação indicativa: 10 anos. 

3madrugada de quinta-feira (29) para sexta-feira (30). 

Corisco e Dadá

Sexta-feira, 30 de janeiro
21h/03h4

EMAIL Corisco e Dadá 10 Crédito Divulgação TV Brasil.png

País: Brasil. Ano: 1996. Gênero: Drama biográfico. Direção: Rosemberg Cariry. Elenco: Dira Paes, Chico Diaz, Virginia Cavendish, Regina Dourado, Chico Chaves.

O capitão Corisco é um condenado de Deus, cuja missão é lavar com sangue os pecados do mundo. Um dia ele rapta Dadá e suas vidas mudam completamente. Diante da morte de um filho, tomado de fúria, Corisco rompe com Deus e Dadá tenta salvá-lo do abismo do ódio, mas o terrível destino não tarda a chegar.

Reprise. 105 min.
Classificação indicativa:
14 anos.

4madrugada de sexta-feira (30) para sábado (31).

Traição

Sábado, 31 de janeiro
21h/03h5

EMAIL Traição 05 Divulgação TV Brasil.jpg

País: Brasil. Ano: 1998. Gênero: Drama. Direção: Arthur Fontes, Cláudio Torres, José Henrique Fonseca. Elenco: Alexandre Borges, Pedro Cardoso, Francisco Cuoco, Daniel Dantas, Fernanda Montenegro, Drica Moraes, Fernanda Torres, Ludmila Dayer, Jorge Dória, José Henrique Fonseca, Dandara Guerra, Tonico Pereira, Joel Silva.

Três histórias baseadas em crônicas de Nelson Rodrigues. Nos anos 50, um rapaz tímido conhece uma mulher casada e tem seu primeiro caso amoroso; nos anos 70, um casal está prestes a se casar, mas a doce irmã da noiva decide seduzir seu futuro cunhado; e enfim, nos anos 90, a partir de um clássico flagrante: o marido pega a mulher com seu melhor amigo em um motel de quinta categoria.

Reprise. 101 min.
Classificação indicativa:
16 anos.

5madrugada de sábado (31) para domingo (1º).

As Cores do Divino

Domingo, 1º de fevereiro
21h30

EMAIL As Cores do Divino 01 Crédito Divulgação TV Brasil.png

País: Brasil. Ano: 2020. Gênero: Documentário. Direção: Victor Costa Lopes.

Documentário realizado a partir de conversas com pessoas LGBT+, unidas por um traço em comum: todas já fizeram parte, ou ainda fazem, de alguma instituição religiosa. O filme traça um instigante panorama sobre a relação entre religião e sexualidade.

Inédito. 75 min.
Classificação indicativa:
12 anos.

Cacaso na Corda Bamba

Domingo, 1º de fevereiro
23h

EMAIL Cacaso na Corda Bamba 04 Crédito Divulgação TV Brasil.png

País: Brasil. Ano: 2016. Gênero: Documentário/Drama. Direção: José Joaquim Salles, PH Souza. Elenco: José Joffily, Francis Hime, Walter Carvalho, Zeca Camargo, Zelito Viana, Heloísa Buarque de Hollanda, Djavan, Edu Lobo.

1970, ditadura militar. Antonio Carlos Brito abandona um destino próspero e se torna Cacaso, um dos líderes do movimento da poesia marginal, na sua luta contra a censura estipulada na época.

Reprise. 88 min.
Classificação indicativa: Livre.

Um Dia para Susana

Domingo, 1º de fevereiro
00h456

EMAIL Um Dia para Suzana 07 Crédito Divulgação TV Brasil.jpg

País: Brasil. Ano: 2019. Gênero: Documentário. Direção: Rodrigo Boecker, Giovanna Giovanini.

Após ser diagnosticada com uma doença degenerativa em 2005, a triatleta Susana Schnarndorf conseguiu canalizar sua força para um novo sonho: ser campeã na Paralimpíada Rio 2016. Enquanto ela nada em direção a sua vitória, acaba ficando mais longe de seus filhos.

Reprise. 85 min.
Classificação indicativa:
Livre.

6madrugada de domingo (1º) para segunda (02).

Os filmes podem ser substituídos e a grade de programação alterada a qualquer momento, sem aviso prévio.