Inauguração da UFR TV amplia acesso à comunicação pública em Rondonópolis (MT)
Desde quinta-feira (7), a população de Rondonópolis (MT) passou a contar com uma nova emissora de televisão pública digital: a UFR TV, vinculada à Universidade Federal de Rondonópolis (UFR). A iniciativa ampliou o acesso à informação de interesse público, à produção científica e à diversidade cultural da região. A implantação integra o Programa Brasil Digital, coordenado pelo Ministério das Comunicações (MCom) e executado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), em parceria com a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e a Câmara dos Deputados.
A programação reúne conteúdos dos canais da EBC (TV Brasil, Canal Gov, Canal Educação e Canal Saúde); da TV Câmara e da TV Senado, TV Assembleia Legislativa de Mato Grosso e da própria TV Câmara Municipal, além de produções locais voltadas à difusão do conhecimento e à promoção da cidadania. A estimativa é de que o sinal alcance cerca de 97% da população do município, o equivalente a mais de 187 mil habitantes.
A cerimônia de inauguração contou com a presença da Reitora da UFR, Profa. Dra. Analy Castilho Polizel de Souza; do Presidente da Câmara Municipal de Rondonópolis, o vereador Paulo Cesar Schuh; do Secretário Adjunto de Comunicação da Assembleia Legislativa, José Marques; do gerente da Anatel/MT, Jauri Carlos; e do gerente de Expansão e Tecnologia da EBC, David Gomes de Morais Oliveira.
“Celebramos mais do que a inauguração de um emissora. Celebramos a ampliação do acesso à comunicação pública de qualidade em Rondonópolis. Para nós da EBC, é uma satisfação fazer parte dessa entrega, ao lado da universidade e dos parceiros institucionais. Que esses novos canais sejam um instrumento de inclusão, diálogo e desenvolvimento para toda a população”, disse o gerente David Morais na ocasião.
A reitora Analy complementou. “Hoje, a UFR amplia sua voz e fortalece seu compromisso com a educação, a ciência e a comunicação pública, aproximando ainda mais a Universidade da sociedade”.
O projeto recebeu investimento federal de R$ 822.077,00 e amplia a presença da Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP) e da Rede Legislativa em Mato Grosso. Criada como parte do processo de consolidação institucional da universidade, a UFR TV tem como proposta aproximar o conhecimento acadêmico da sociedade.
A emissora surge como um canal estratégico para ampliar o diálogo com a população local, dar visibilidade à produção científica, às ações de ensino, pesquisa, extensão e inovação, e valorizar as histórias que nascem no Cerrado.
Multiprogramação – Canais da EBC
1.1 – TV UFR / TV Brasil
1.2 – Canal Gov
1.3 – Canal Educação
1.4 – Canal Saúde
Multiprogramação – Rede Legislativa
10.1 – TV Câmara
10.2 – TV Assembleia MT
10.4 – TV Senado
10.5 - Rádio Câmara