Revista Brasil, programa da Rádio Nacional, comemora 40 anos com transmissão especial
Para celebrar as quatro décadas do programa Revista Brasil, produção diária apresentada pela Rádio Nacional, de segunda a sexta, entre 10h e 12h, a emissora pública transmite uma edição especial nesta quinta (6), diretamente do Museu da Rádio Nacional que fica no corredor central da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), em Brasília, com transmissão simultânea pelo canal da emissora no Youtube.
Sob o comando de Valter Lima e Miguelzinho Martins, o programa temático resgata áudios históricos preservados no acervo da Rádio Nacional. Os arquivos sonoros ajudam a traçar um panorama sobre a relevância do Revista Brasil no cenário do radiojornalismo nacional e da comunicação pública no país.

"Desde a sua concepção inicial, a atração se caracterizou por levar ao ar as informações mais importantes do momento com a participação de âncoras e repórteres de várias regiões do país", afirma Mario Sartorello, coordenador de produção e programação da Rádio Nacional de Brasília.
De acordo com Sartorello, o Revista Brasil contribuiu para que a emissora se firmasse como um importante veículo jornalístico na apuração e divulgação de notícias locais e nacionais. "A realização de entrevistas diárias com assuntos de interesse público é outra marca do programa e que reforça o seu caráter informativo e de prestação de serviços", completa.
Criado como Revista Nacional em 6 de agosto de 1986, o programa diário mudou de nome em 1998 e passou a ser chamado de Revista Brasil, sempre com o mesmo propósito e sob a apresentação do jornalista Valter Lima. Com entrevistas e reportagens, o conteúdo da revista jornalística no ar há 40 anos deixa o cidadão informado sobre os acontecimentos mais relevantes do dia no país e no mundo.

O especial reúne diversos profissionais de várias áreas e época diferentes que fizeram parte da trajetória e ajudaram a consolidar a importância do Revista Brasil no âmbito do radiojornalismo brasileiro. O bate-papo reúne nomes de destaque como Álvaro Bufarah, Irineu Tamanini e Carlos Zarur, além de fazer uma homenagem especial à jornalista Andrhea Tavares que também ancorou om programa até 2020, quando veio a falecer.
Álvaro Bufarah foi repórter em São Paulo e ancorava o programa da capital paulista. Já Irineu Tamanini, repórter que cobria o Palácio do Planalto, sugeriu a criação de um programa jornalístico e de prestação de serviços que veio a se concretizar no Revista Nacional. Carlos Zarur, por sua vez, era repórter, Diretor de Jornalismo e Presidente da Radiobrás no final dos anos 1980 e um dos idealizadores do programa. Foi ele quem contratou o jornalista Valter Lima assumir a ancoragem da produção diária.
Também participam dessa edição especial do Revista Brasil diversos convidados especiais com passagem pela equipe da Rádio Nacional como operadores de áudio, produtores e jornalistas. Esses profissionais colaboraram na construção do formato ao longo dessas quatro décadas de história na emissora pública.
Serviço
Revista Brasil – Especial 40 anos – quinta-feira, 6/8, às 10h, na Rádio Nacional de Brasília AM
Revista Brasil – Especial 40 anos – quinta-feira, 6/8, às 10h, no YouTube da Rádio Nacional
Rádio Nacional na internet e nas redes sociais
Site: https://radionacional.ebc.com.br
Instagram: https://www.instagram.com/radionacionalbr
Spotify: https://open.spotify.com/user/vpj3k8ogjwf1nkv4nap3tlruv
YouTube: http://youtube.com/radionacionalbr
Facebook: https://www.facebook.com/radionacionalbr
X: https://x.com/radionacionalbr
Streaming: https://aovivo.ebc.com.br/embed-audio.html?emissora=radio-nacional-do-rio-de-janeiro
WhatsApp Nacional
- Rádio Nacional FM: (61) 99989-1201
- Rádio Nacional AM: (61) 99674-1536
- Rádio Nacional da Amazônia: (61) 99674-1568
- Rádio Nacional do Rio de Janeiro: (21) 97119-9966
Saiba como sintonizar a Rádio Nacional
Brasília: FM 96,1 MHz e AM 980 Khz
Rio de Janeiro: FM 87,1 MHz e AM 1130 kHz
São Paulo: FM 87,1 MHz
Recife: FM 87,1 MHz
São Luís: FM 93,7 MHz
Amazônia: 11.780KHz e 6.180KHz OC
Alto Solimões: FM 96,1 MHz
Celular - App Rádios EBC para Android e iOS