Programação

Sem Censura, da TV Brasil, antecipa folia com três semanas de edições temáticas sobre Carnaval

Programa apresentado por Cissa Guimarães recebe destaques das escolas de samba do Rio de Janeiro
23/01/2026
|
13:45
compartilhar notícia
Capa da Notícia
Rodrigo Peixoto / TV Brasil

O programa Sem Censura entra no clima do Carnaval com uma série de entrevistas especiais no estúdio da TV Brasil durante três semanas, com atrações dedicadas à folia, a partir desta segunda (26), ao vivo, às 16h.

A produção comandada por Cissa Guimarães recebe convidados para entrevistas temáticas sobre as 12 escolas de samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro. Os integrantes das agremiações apresentam e debatem os enredos que prometem marcar o desfile deste ano na Marquês de Sapucaí.

O estúdio da emissora pública se torna passarela para os foliões da Mangueira, Portela, Salgueiro, Beija-Flor, Grande Rio, Imperatriz Leopoldinense, Mocidade Independente de Padre Miguel, Vila Isabel, Viradouro, Paraíso do Tuiuti, Unidos da Tijuca e Acadêmicos de Niterói.

A roda de conversa traz para a bancada do programa vespertino representantes das agremiações para um bate-papo aprofundado com análise, contexto histórico e cultural. O jornalista e criador de conteúdo Muka participa como debatedor. A proposta do especial é celebrar a força, a criatividade e a diversidade do maior espetáculo da cultura popular brasileira.

Muka e Cissa Guimarães no Sem Censura / Crédito: Rodrigo Peixoto / TV Brasil

Essa programação do canal reúne intérpretes, rainhas de bateria, passistas, casais de mestre-sala e porta-bandeira, além de ritmistas da bateria das agremiações para performances ao vivo, no palco do Sem Censura, de segunda a quinta, às 16h. Já às sextas, a TV Brasil mostra os melhores momentos da semana.

A sequência traz personalidades da folia como o bamba Leandro Vieira, carnavalesco da Imperatriz Leopoldinense; Macaco Branco, mestre de bateria da Vila Isabel, e os carnavalescos Gabriel Haddad e Leonardo Bora, da agremiação Azul e Branca.

Outros convidados também já confirmaram participação: o dançarino e coreógrafo Carlinhos de Jesus; o jornalista Fabio Fabato, especializado na cobertura do carnaval; o babalawò Ivanir dos Santos para falar sobre intolerância religiosa; e o artista plástico Vik Muniz.

Viradouro embala segunda (26/1)

Com o enredo "Pra Cima, Ciça", a Viradouro homenageia no seu desfile o célebre mestre de bateria da agremiação. O veterano participa do bate-papo no programa Sem Censura desta segunda (26), ao vivo, às 16h. Moacyr da Silva Pinto, o querido Mestre Ciça, completa 70 anos em 2026.

A apresentadora Cissa Guimarães também entrevista o carnavalesco da escola, Tarcísio Zanon, e a porta-bandeira Rute Alves. Os ritmistas da Vermelha e Branca agitam o programa que ainda conta com a presença do cardiologista Cláudio Domênico. O médico fala sobre a importância de cuidar bem do coração na maturidade.

Mocidade é atração de terça (27/1)

A saudosa cantora e compositora Rita Lee pauta o enredo da Mocidade Independente de Padre Miguel. Para saudar o tributo à artista, o programa da TV Brasil nesta terça (27), ao vivo, às 16h, recebe Igor Vianna, intérprete da agremiação, e Marcelo Misailidis, coreógrafo da comissão de frente da escola, além de ritmistas.

Filho do lendário Ney Vianna, Igor traça um panorama da carreira e comenta a expectativa para estrear como intérprete oficial da Mocidade, posto que assumiu para ser a voz principal da Verde e Branca. Já o bailarino uruguaio radicado no Brasil antecipa curiosidades sobre a apresentação da comissão de frente.

O programa ainda traz a jornalista Bárbara Pereira, biógrafa da escola, para abordar uma pesquisa sobre mulheres no samba. O combate ao assédio no carnaval pauta uma campanha que é explicada por Joyce Trindade, secretária de Políticas e Promoção da Mulher e Cuidados da cidade do Rio de Janeiro.

Mangueira tem destaque na quarta (28/1)

A Estação Primeira de Mangueira antecipa para o Sem Censura curiosidades sobre o enredo que exalta a Amazônia Negra a partir da trajetória de Mestre Sacaca. Os integrantes da escola transformam o cenário na alegria da Verde e Rosa nessa participação especial na quarta (28), ao vivo, às 16h, no canal público.

O bate-papo reúne a presidenta da escola, Guanayra Firmino; o compositor Tomaz Miranda; e o carnavalesco Sidnei França, que estreia nos desfiles do Grupo Especial do Rio de Janeiro. Cissa Guimarães ainda entrevista Mãe Celina de Xangô.

Unidos da Tijuca agita na quinta (29/1)

Com um tributo à escritora Carolina Maria de Jesus, o enredo da Unidos da Tijuca é o tema do Sem Censura desta quinta (29), ao vivo, às 16h, no estúdio da TV Brasil. A escola leva o Amarelo e Azul para colorir o programa.

A produção comandada por Cissa Guimarães recebe quatro convidados para conversar sobre o desfile da agremiação. Participam da conversa na bancada o carnavalesco Edson Pereira, o enredista Gabriel Mello, a porta-bandeira Lucinha Nobre e a jornalista Eliana Alves Cruz.

Sobre o programa

O Sem Censura faz parte da programação do canal público desde 1985, quando estreou no dia 1º de julho na então TVE/RJ, hoje TV Brasil, sob o comando de Tetê Muniz. O bate-papo criado por Fernando Barbosa Lima ficou mais conhecido com o rosto de jornalistas como Lúcia Leme e Leda Nagle na apresentação. Desde 2024, a atração voltou ao formato original com Cissa Guimarães na bancada.

A roda de conversa recebe artistas e profissionais de diversas áreas para discutir temas do momento que interessam à sociedade. O vespertino tem quadro fixo de debatedores que se revezam ao longo da semana. Em 2025, a premiada produção da TV Brasil completou quatro décadas no ar.

Último vencedor do Prêmio APCA de melhor programa de televisão e indicado novamente na atual edição, o Sem Censura conquistou, por duas vezes consecutivas, em 2024 e 2025, o reconhecimento com o Prêmio Melhores do Ano NaTelinha, na categoria Melhor Programa de Entrevistas.

A interatividade está presente no Sem Censura com a hashtag #semcensura nas redes sociais. O público também pode participar pelo WhatsApp (21) 99903-5329. A apresentadora da roda de conversa lê e comenta as mensagens, enquanto os convidados respondem às perguntas enviadas.

Com transmissão de segunda a quinta, ao vivo, às 16h, e edições especiais toda sexta-feira, sempre na mesma faixa, o programa é exibido simultaneamente na telinha, no app TV Brasil Play e no YouTube do canal. O conteúdo diário fica disponível em formato de podcast no Spotify. O Sem Censura ainda tem janela alternativa na programação TV Brasil mais tarde, no mesmo dia, às 23h30.

Serviço
Sem Censura – segunda a sexta, às 16h, na TV Brasil
Sem Censura (reprise) – segunda a sexta, às 23h30, na TV Brasil
Sem Censura – Spotify - https://open.spotify.com/show/09O9CTA1nHctKJ2AdII0JZ

TV Brasil na internet e nas redes sociais  
Site – https://tvbrasil.ebc.com.br
Instagram – https://www.instagram.com/tvbrasil
YouTube – https://www.youtube.com/tvbrasil
X – https://x.com/TVBrasil
Facebook – https://www.facebook.com/tvbrasil
TikTok – https://www.tiktok.com/@tvbrasil
TV Brasil Play - http://tvbrasilplay.com.br