Série documental apresentada pela TV Brasil revela belezas preservadas no Velho Chico
Oásis no sertão nordestino, Canindé de São Francisco, município de Sergipe, é o destino do sétimo episódio inédito da temporada de estreia da série Olhar Brasil, produção documental com dez programas da TV Brasil. O programa mostra cânions e sítios arqueológicos com paisagens majestosas, vegetação da caatinga e espécies da fauna típicas do bioma neste sábado (14), às 18h30.
Banhada pelo Velho Chico, a cidade é parada obrigatória no complexo turístico do estado nordestino. Na região, a cerca de 200 quilômetros da capital Aracaju, os visitantes podem conhecer o quinto maior cânion navegável do mundo e os sítios arqueológicos com pinturas rupestres de 3 mil anos.
Com uma perspectiva detalhada para a riqueza das manifestações populares e o potencial do turismo nacional, a obra é a primeira coprodução desenvolvida pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC), que faz a gestão da TV Brasil, e por emissoras da Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP).

O seriado original busca fortalecer o audiovisual ao potencializar aspectos incríveis nas cinco regiões do país. Com sotaques variados, o programa oferece uma visão apurada sobre paisagens, histórias e modos de vida que combinam os recursos naturais da biodiversidade e dos ecossistemas com a cultura de lugares únicos do território brasileiro. O conteúdo está no app TV Brasil Play e no YouTube do canal.
Itinerário cultural com patrimônios ecológicos
Repleta de trilhas, a jornada por Canindé de São Francisco reúne aventura nas águas do Velho Chico, heranças da cultura local conservadas e belezas naturais de tirar o fôlego. O cenário para as atrações é arrebatador e conquista turistas e moradores que dão depoimentos para a produção.
A série da emissora pública revela a força do rio São Francisco que esculpiu paisagem singular e formou estruturas rochosas imponentes com até 50 metros de altura, como os Cânions do Velho Chico - também conhecidos como Cânions do Xingó.

Os espaços destacados no decorrer do programa Olhar Brasil são guardiões de histórias ancestrais e capítulos do Nordeste marcados pelo cangaço. Essa edição que percorre patrimônios ecológicos foi realizada pela TV UFS, canal da Universidade Federal de Sergipe.
"Participar desse projeto e conseguir realizá-lo dissemina, em âmbito nacional, as belezas do Alto Sertão Sergipano. Buscamos mostrar a força do seu turismo, bem como todas as possibilidades que os visitantes têm ao conhecer Canindé de São Francisco", afirma o cineasta Welson Deivide que dirige esse episódio.
Ele enumera alguns destaques da atração inédita. "Além de toda a beleza e abundância do Velho Chico, que banha a cidade, toda a parte histórica é exaltada no programa, como o percurso feito por Lampião e seu bando, além do local exato de sua morte", antecipa o diretor.
Respeito ao regionalismo
O seriado foi desenvolvido a partir do edital lançado pela EBC em 2024 que recebeu 36 inscrições. Cada um dos dez episódios de Olhar Brasil atende às linhas temáticas da chamada pública relacionadas ao fomento do turismo retratado na produção original.

Os destinos da temporada são a Serra da Capivara, no Piauí; o Quilombo Kalunga, em Goiás; o município de Guarapari, no litoral do Espírito Santo; as Serras Gerais, no sudeste de Tocantins; o Caminho do Peabiru, que ocupa diversos estados; a romaria do Muquém e a Congada de Santa Efigênia, em Goiás; o oásis do Canindé de São Francisco, em Sergipe; a Chapada dos Veadeiros, em Goiás; a gastronomia catarinense em Florianópolis; e o turismo sustentável do Novo Airão, no Amazonas.
Com profundidade, respeito e beleza, o seriado reforça a diversidade regional brasileira ao ampliar o alcance das vozes locais. Com narração dos profissionais das emissoras parceiras, o programa Olhar Brasil é contado por quem vive em cada território, o que fortalece a pluralidade do canal público.
Os episódios percorrem diferentes lugares para apresentar desde patrimônio arqueológico até experiências de turismo comunitário e gastronômico, com a valorização das rotas de aventura, além do conteúdo histórico e das tradições regionais.

Processo criativo
O diretor da série Olhar Brasil, Manoel Borges, explica o caráter colaborativo da iniciativa e o respeito à visão local das emissoras. Ele aborda as escolhas estéticas até os desafios de manter coesão visual e narrativa em um projeto realizado de forma participativa.
"A intenção da série é evidenciar a pluralidade de olhares. A Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP) reúne perfis de emissoras extremamente diversas. Saber extrair o melhor de cada um desses perfis foi um processo enriquecedor", explica.
Manoel Borges reforça a dinâmica de trabalho. "O desenvolvimento de uma coprodução carrega, por natureza, uma lógica de decisão horizontal durante o processo criativo. Conseguimos estabelecer um início coletivo e norteador e, posteriormente, avançar para atendimentos personalizados que respeitaram o regionalismo de cada proposta", afirma.
Lista de episódios com os destinos da série Olhar Brasil
1 – Parque Nacional Serra da Capivara: o nosso patrimônio da humanidade – TV Caatinga/UNIVASF
2 – Turismo Comunitário no Quilombo Kalunga: Resistência e Sustentabilidade – UnBTV
3 – Guarapari Surpreendente: areias medicinais e diversidade marinha – TV Guarapari
4 – Serras Gerais: Cachoeiras cristalinas e cavernas misteriosas – UFT TV
5 – Peabiru: o caminho ancestral de beleza e mistério – TV UFPEL
6 – Niquelândia: Romaria do Muquém e Congada de Santa Efigênia – TV UFG
7 – Canindé de São Francisco: o oásis no sertão nordestino – TV UFS
8 – Chapada dos Veadeiros: um Paraíso no Coração do Brasil – UEG TV
9 – A Magia em Floripa: Cidade Criativa em Gastronomia – TV UFSC
10 – Turismo Sustentável do Novo Airão – TV Encontro das Águas
Ao vivo e on demand
Acompanhe a programação da TV Brasil pelo canal aberto, TV por assinatura e parabólica. Sintonize: https://tvbrasil.ebc.com.br/comosintonizar.
Seus programas favoritos estão no TV Brasil Play, pelo site http://tvbrasilplay.com.br ou por aplicativo no smartphone. O app pode ser baixado gratuitamente e está disponível para Android e iOS. Assista também pela WebTV: https://tvbrasil.ebc.com.br/webtv.
Serviço
Olhar Brasil - sábado, dia 14/2, às 18h30, na TV Brasil
TV Brasil na internet e nas redes sociais
Site – https://tvbrasil.ebc.com.br
Instagram – https://www.instagram.com/tvbrasil
YouTube – https://www.youtube.com/tvbrasil
X – https://x.com/TVBrasil
Facebook – https://www.facebook.com/tvbrasil
TikTok – https://www.tiktok.com/@tvbrasil
TV Brasil Play - http://tvbrasilplay.com.br