Vanessa da Mata bate um papo sobre carreira e sucessos no Sem Censura, da TV Brasil
Para celebrar os 50 anos da cantora e compositora Vanessa da Mata, o Sem Censura apresenta uma edição inédita em que Cissa Guimarães recebe a diva para papo na bancada e performance no palco do programa durante a homenagem. O tributo vai ao ar nesta sexta (30), às 16h, na TV Brasil.
Em comemoração à vida e à carreira da intérprete, a roda de conversa do canal público tem a participação do executivo Alex Schiavo, que ajudou a impulsionar a trajetória de Vanessa da Mata. As jornalistas Fabiane Pereira, especializada em música, e Katy Navarro, como debatedora, também estão na bancada do vespertino.

Com mais de duas décadas de carreira solo, a célebre artista do interior do Mato Grosso ganhou um Grammy Latino, reverenciou a obra de Tom Jobim, virou escritora e construiu um repertório admirado por várias gerações.
No decorrer dessa edição especial do Sem Censura, a convidada se emociona ao recordar histórias de sua vida artística e destaca o seu mais recente trabalho, o projeto autoral "Todas elas", seu décimo primeiro álbum da discografia.
Repertório de hits
Vanessa da Mata ainda solta a voz para cantar uma série de clássicos que embalam o início e o fim de cada bloco do programa. Ele entoa os hits "Não Me Deixe Só", "Amado", "Boa Sorte / Good Luck" e "Ai, Ai, Ai…", entre outras canções.

A artista ressalta que adora realizar apresentações. "Eu sou uma cantora que viaja muito. Gosto de ir para estrada fazer turnê. Estou pelo Brasil e pelo mundo", declara ao refletir sobre solidão. "A gente faz sacrifícios para um show maravilhoso durante uma hora e meia. É um elixir. Milhares de pessoas. Depois você vai para o hotel, ninguém. É uma loucura. Você tem que administrar essa solitude", pondera.
O ritmo intenso de composição e as inspirações para os sucessos são mencionados por Vanessa da Mata. "O desafio é transformar histórias difíceis e de dor em algo positivo que transborde, faça reluzir e brilhar. Atravessar pessoas para que elas tragam esse sentimento para suas vidas. Eu tive a sorte de ter uma voz suave e ao mesmo tempo forte, soprano. Essa intensidade toda me ajuda", afirma.
Parceria com Ben Harper
A cantora e compositora fala sobre o 'feat' "Boa Sorte / Good Luck" com o norte-americano Ben Harper. "Eu fiz essa melodia dez anos antes dela ser gravada na França. Me lembro que a melodia estava na minha cabeça com milhares de pessoas cantando. Tive uma evidência, uma certeza que seria um hit", conta.

"A música era muito pirracenta. Nunca era terminada. Não achava que ela tinha uma outra parte além daquela que fiz. Indo para o estúdio escrevi a letra inspirada em um relacionamento. Era uma das cinco músicas fora do disco. O produtor Mario Caldato sugeriu chamar o Ben Harper. Ele quis ouvir todos os meus discos antes de gravar. A música voltou com aquela guitarra...", suspira Vanessa da Mata.
Ela também fala sobre as adaptações que foi preciso fazer na obra depois das contribuições do astro. "Com a tradução, ela perdeu a métrica. 'É só isso'. Ele fez 'that's it'. Tivemos que mudar a melodia. Ele foi muito parceiro", completa a artista.
Sobre o programa
O Sem Censura faz parte da programação do canal público desde 1985, quando estreou no dia 1º de julho na então TVE/RJ, hoje TV Brasil, sob o comando de Tetê Muniz. O bate-papo criado por Fernando Barbosa Lima ficou mais conhecido com o rosto de jornalistas como Lúcia Leme e Leda Nagle na apresentação. Desde 2024, a atração voltou ao formato original com Cissa Guimarães na bancada.
A roda de conversa recebe artistas e profissionais de diversas áreas para discutir temas do momento que interessam à sociedade. O vespertino tem quadro fixo de debatedores que se revezam ao longo da semana. Em 2025, a premiada produção da TV Brasil completou quatro décadas no ar.
Vencedor do Prêmio APCA de melhor programa de televisão em 2024 e finalista no ano passado, o Sem Censura conquistou, por duas vezes consecutivas, o reconhecimento com o Prêmio Melhores do Ano NaTelinha, na categoria Melhor Programa de Entrevistas nos anos de 2024 e 2025.
A interatividade está presente no Sem Censura com a hashtag #semcensura nas redes sociais. O público também pode participar pelo WhatsApp (21) 99903-5329. A apresentadora da roda de conversa lê e comenta as mensagens, enquanto os convidados respondem às perguntas enviadas.
Com transmissão de segunda a sexta, às 16h, o programa é exibido simultaneamente na telinha, no app TV Brasil Play e no YouTube do canal. O conteúdo diário fica disponível em formato de podcast no Spotify. O Sem Censura ainda tem janela alternativa na programação da TV Brasil mais tarde, no mesmo dia, às 23h30.
Serviço
Sem Censura – Segunda a sexta, às 16h, na TV Brasil
Sem Censura (reprise) – Segunda a sexta, às 23h30, na TV Brasil
Sem Censura – Spotify - https://open.spotify.com/show/09O9CTA1nHctKJ2AdII0JZ
TV Brasil na internet e nas redes sociais
Site – https://tvbrasil.ebc.com.br
Instagram – https://www.instagram.com/tvbrasil
YouTube – https://www.youtube.com/tvbrasil
X – https://x.com/TVBrasil
Facebook – https://www.facebook.com/tvbrasil
TikTok – https://www.tiktok.com/@tvbrasil
TV Brasil Play - http://tvbrasilplay.com.br