EBC entrega Prêmio de Combate à Desinformação
A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) entregou os troféus do Prêmio EBC de Combate à Desinformação aos ganhadores nesta segunda-feira (2). O objetivo da premiação é reconhecer iniciativas dedicadas a combater informações que colocam em risco direitos fundamentais e a estabilidade democrática do país. Ao todo, foram seis trabalhos premiados.
“O prêmio atende a uma demanda do ministro Paulo Pimenta de termos uma estratégia política na empresa de fortalecimento da democracia por meio do combate à desinformação", explicou o diretor-presidente da EBC Jean Lima, referindo-se ao ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República.
A agência Aos Fatos ficou em primeiro lugar na categoria Audiovisual - Televisão com a série “Ora da Verdade”. Na categoria Rádio, a vencedora foi a Agência Rádio Web, que produziu uma série de cinco episódios contando os detalhes sobre o militar Brilhante Ustra, chefe de centros de tortura e assassinatos durante a ditadura militar.
Já a Agência Mural ganhou na categoria Mobilização Comunitária, com o projeto “Papo Reto no Zap”. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) venceu a categoria Plataformas Digitais com o podcast “Democracia Sob Ataque”.
O prêmio também reconheceu profissionais e veículos que integram a Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP). Cleisyane Quintino, da Universidade de Brasília (UnB), venceu na categoria Televisão, com a série “Os Desafios das Eleições”. Josafá da Silva Neto, da Universidade Federal de Sergipe (UFS), foi o ganhador da categoria Rádio, com o projeto “De Verdade”, uma série sobre os desafios do direito ao jornalismo na era da desinformação.