Paraense Airton Souza é convidado do Conversa com o Autor, da Rádio MEC

24/10/2024
|
15:12
compartilhar notícia
Capa da Notícia

O programa Conversa com o Autor que a Rádio MEC leva ao ar neste domingo (27), às 12h30, traz uma entrevista inédita com o poeta, professor e pesquisador Airton Souza. Ao longo do bate-papo com a apresentadora Katy Navarro, o escritor paraense fala sobre o livro “Outono de carne estranha”, um dos finalistas do Prêmio São Paulo de Literatura de 2024, a maior premiação de romances do Brasil.

Dividido em duas categorias, Romance do ano e Romance de Estreia do Ano, o prêmio prestigia as melhores obras do gênero publicadas em 2023. O livro de Airton Souza - que já venceu o Prêmio Sesc de Literatura do ano passado - concorre agora como Estreia do Ano.

“Outono de carne estranha” aborda a história de um casal de garimpeiros e de um padre em busca do sonho do ouro no território embrutecido da Serra Pelada. Ao trazer a temática LGBTQIA+ para o garimpo, a publicação fala de amor, fé e diferenças sociais no Brasil.

Ainda durante o programa da Rádio MEC, Airton Souza fala sobre ser semifinalista do Prêmio Oceanos, uma das maiores premiações literárias de língua portuguesa, na categoria Prosa, ao lado de obras portuguesas, moçambicanas e cabo-verdianas. Ele conta que esse foi o lugar mais longe que a literatura o levou.

Em um relato emocionado, o convidado de Conversa com o Autor lembra que, 20 anos atrás, ele passava fome, dormia numa rede em uma casa muito pobre onde havia três escovas de dentes para 11 pessoas e tudo era muito difícil, inclusive comida. Segundo Airton, a força para continuar veio da escola pública que frequentou e, depois, dos livros.

Airton Souza é doutor em Comunicação, Cultura e Amazônia pela Universidade Federal do Pará. Já publicou 50 livros e venceu mais de cem prêmios literários. Idealizou e coordenou importantes projetos ligados ao livro, à leitura, às bibliotecas e às literaturas na Amazônia, entre eles o Anuário da Poesia Paraense e o Prêmio Amazônia de Literatura.

Sobre o Conversa com o Autor

Apresentado e produzido pela jornalista Katy Navarro, são quase 30 minutos de uma conversa que gira em torno dos lançamentos, títulos, curiosidades, processo criativo, sugestões de obras, leituras e as diversas narrativas literárias dos autores brasileiros. Em 2023, o programa completou uma década.

Os episódios da nova temporada também ficam disponíveis em formato de videocast no canal da emissora pública no YouTube.

Sobre a Rádio MEC

Conhecida de norte a sul do país como "A Rádio de Música Clássica do Brasil", a Rádio MEC é consagrada pelo público por sua vocação direcionada à música erudita. A tradicional estação dedica 80% de sua programação à música clássica e leva ao ar compositores brasileiros e internacionais de todos os tempos.

A Rádio MEC oferece aos ouvintes a experiência de acompanhar repertórios segmentados, composições originais e produções qualificadas. Ainda há espaço também para faixas de jazz e música popular brasileira, combinação que garante a conquista de novos públicos e agrada a audiência cativa.

A emissora pode ser sintonizada pela frequência FM 99,3 MHz e AM 800 kHz no Rio de Janeiro. O dial da Rádio MEC em Brasília está em FM 87,1 MHz e AM 800 kHz. O público também acompanha a programação em Belo Horizonte na frequência FM 87,1 MHz. O conteúdo ainda é veiculado no app Rádios EBC.

Os ouvintes têm participação garantida e podem colaborar com sugestões para a programação da Rádio MEC. O público pode interagir pelas redes sociais e pelo WhatsApp. Para isso, basta que os interessados enviem mensagens de texto para o número (21) 99710-0537.

Histórico da emissora

Sinônimo de educação, arte e cultura, a MEC foi a primeira emissora radiofônica do Brasil. Sucessora da Rádio Sociedade, criada em 1923 por Edgard Roquette-Pinto e Henrique Morize, guarda a história da música brasileira e tem papel importante na formação musical e cultural do país. Em 5 de julho de 2022, foi declarada Patrimônio Histórico e Cultural Imaterial do Rio de Janeiro.

Doada em 1936 ao Ministério da Educação, a Rádio MEC é gerida desde 2007 pela EBC. Com cerca de 50 mil registros e produções, a emissora possui um patrimônio de gravações de depoimentos que vão de Getúlio Vargas a Monteiro Lobato, passando por crônicas de Cecília Meireles e Manuel Bandeira. Já passaram pelos estúdios da emissora grandes nomes como Fernanda Montenegro e Carlos Drummond de Andrade.

A programação é voltada para a difusão da cultura brasileira. Contempla a diversidade da música nacional, de gêneros como o choro, a música regional, a instrumental e de concerto. Conta ainda na sua grade com programas dedicados à literatura, cinema, dramaturgia e às artes como um todo.

Serviço
Conversa com o Autor - domingo, dia 27/10, às 12h30, na Rádio MEC AM

Rádio MEC na internet e nas redes sociais
Site: https://radios.ebc.com.br
Instagram: https://www.instagram.com/radiomec
Spotify: https://open.spotify.com/user/radiomec
YouTube: https://www.youtube.com/radiomec
X: https://x.com/radiomec
Facebook: https://www.facebook.com/radiomec
WhatsApp: (21) 99710-0537

Como sintonizar a Rádio MEC
Rio de Janeiro: FM 99,3 MHz e AM 800 kHz
Belo Horizonte: FM 87,1 MHz
Brasília: FM 87,1 MHz e AM 800 kHz
Parabólica - Star One C2 - 3748,00 MHz - Serviço 3
Celular - App Rádios EBC para Android e iOS