Este é o quarto ano consecutivo que a empresa recebe a certificação IG-Sest
A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) conquistou, pelo quarto ano seguido, o nível 1 na Certificação do Indicador de Governança IG-Sest. Em sua sexta edição, a avaliação das empresas estatais federais faz o acompanhamento contínuo do cumprimento de dispositivos legais, infralegais e de boas práticas de governança corporativa.
“Hoje, a EBC está no mesmo nível de grandes empresas que têm departamentos gigantescos só para cuidar da governança, como Banco do Brasil e Caixa Econômica, por exemplo. Esse reconhecimento mostra que temos cumprido diariamente as boas práticas de governança”, destaca o presidente da EBC, Glen Valente.
Oferecida pela Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (Sest), do Ministério da Economia, a certificação avaliou 55 estatais, sendo 43 de controle direto e 12 subsidiárias. Dentre as empresas, 14 foram reconhecidas com grau de governança de nível 1 e outras 14, no nível 2. As demais não receberam classificação.
Nos primeiros dois ciclos do indicador de governança IG-Sest, a EBC ficou no nível 2. Desta vez, a empresa pública conquistou um dos níveis mais altos ao obter a nota 9,68 na análise do índice. Conforme metodologia prevista no regulamento, as estatais classificadas no nível 1 obtiveram notas de 8,06 a 10.
Com foco na promoção da equidade, diversidade e responsabilidade ambiental, o ciclo atual da certificação foi aprimorado pela Sest, passando a incorporar, além de parte dos aspectos já avaliados nos ciclos anteriores, recomendações e diretrizes da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e boas práticas de governança corporativa.
Obtiveram a 6ª Certificação do Indicador de Governança IG-Sest as seguintes empresas federais:
Nível 1
BASA - Banco da Amazônia
BB - Banco do Brasil
BB Seguridade
BBTS - BB Tecnologia e Serviços
BNDES - Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social
CAIXA - Caixa Econômica Federal
CAIXA Seguridade
CMB - Casa da Moeda do Brasil
CONAB - Companhia Nacional de Abastecimento
DATAPREV - Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social
EBC - Empresa Brasil de Comunicação
EBSERH - Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares
INFRAERO - Empresa Brasileira de Infraestrutura Portuária
PETROBRAS - Petróleo Brasileiro
Nível 2
BB CONSÓRCIOS
BNB - Banco do Nordeste do Brasil
CAIXA CARTÕES
CDC - Companhia Docas do Ceará
ECT - Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos
EMGEA - Empresa Gestora de Ativos
EPL - Empresa de Planejamento e Logística
FINEP - Financiadora de Estudos e Projetos
HCPA - Hospital de Clínicas de Porto Alegre
NUCLEP - Nuclebrás Equipamentos Pesados
SPA (CODESP) - Santos Port Authorithy
TBG - Transportadora Brasileira Gasoduto Bolívia-Brasil
TRENSURB - Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre
VALEC - Engenharia, Construções e Ferrovias
Sobre a Empresa Brasil de Comunicação
Criada em 2007 para fortalecer o sistema público de comunicação, a EBC é gestora da TV Brasil, Agência Brasil, Radioagência Nacional, Rádio Nacional AM do Rio de Janeiro (1.130 KHz), Rádio Nacional AM de Brasília (980 KHz), Nacional FM de Brasília (96,1 MHz), Rádio MEC AM do Rio de Janeiro (800 KHz), Rádio MEC FM do Rio de Janeiro (99,3 MHz), Rádio Nacional da Amazônia OC (11.780 KHz e 6.180 KHz), Rádio Nacional AM do Alto Solimões (670 KHz) e Rádio Nacional FM do Alto Solimões (96.1 MHz).