Emissoras de Rádio da EBC celebram Dia Nacional do Choro

Publicado em 19/04/2023 - 14:10 e atualizado em 19/04/2023 - 14:19
diadocroho.jpg

Programação especial começa nesta quarta-feira (19/4) na MEC

 

A partir desta quarta-feira (19), as Rádios da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) apresentam uma programação especial temática em comemoração ao Dia Nacional do Choro, celebrado em 23 de abril, data de nascimento do compositor, arranjador, maestro, flautista e saxofonista Pixinguinha. Primeiro estilo de música urbana do país, criado ainda no século 19, o choro é marcado por artistas notórios na história brasileira além de Pixinguinha, como Chiquinha Gonzaga, Ernesto Nazareth e Jacob do Bandolim. As homenagens das emissoras públicas à efeméride começam na Rádio MEC, com o programa Armazém Cultural que vai ao ar na quarta, às 15h. Durante a atração, o percussionista Felipe Tauil fala do primeiro Festival de Choro de Niterói, do qual é idealizador. Até domingo, o Festival realizado na cidade fluminense traz diversos eventos no Theatro Municipal, na Sala Nelson Pereira dos Santos, no Teatro Popular Oscar Niemeyer, e na Avenida Amaral Peixoto, onde haverá uma grande roda de choro a céu aberto.

No domingo (23), a Rádio Nacional exibe, ao meio-dia, um programa especial ao vivo direto do Choro no Eixo, no Eixão do Lazer, em Brasília, onde músicos se reúnem semanalmente para tocar chorinho ao ar livre. A atração temática de uma hora terá transmissão em rede com a Rádio MEC.

Ainda no domingo, às 18h, a MEC estreia a nova temporada do Roda de Choro, programa que apresenta artistas clássicos e contemporâneos que fazem do chorinho um estilo musical respeitado mundo afora por sua originalidade e sofisticação. Esta primeira edição inédita de 2023 foi gravada no Clube do Choro de Santos, fundado em 2002 e direcionado a admiradores do choro, com o objetivo de fomentar e divulgar o gênero da música popular brasileira.

Sobre a Rádio MEC Conhecida de norte a sul do país como "A Rádio de Música Clássica do Brasil", a Rádio MEC é consagrada pelo público por sua vocação direcionada à música erudita. A tradicional estação dedica 80% de sua programação à música clássica e leva ao ar compositores brasileiros e internacionais de todos os tempos. A Rádio MEC oferece aos ouvintes a experiência de acompanhar repertórios segmentados, composições originais e produções qualificadas. Ainda há espaço também para faixas de jazz e música popular brasileira, combinação que garante a conquista de novos públicos e agrada a audiência cativa. A emissora pode ser sintonizada pela frequência FM 99,3 MHz e AM 800 kHz no Rio de Janeiro. O dial da Rádio MEC em Brasília está em FM 87,1 MHz e AM 800 kHz. O público também acompanha a programação em Belo Horizonte na frequência FM 87,1 MHz. O conteúdo ainda é veiculado no app Rádios EBC. Os ouvintes têm participação garantida e podem colaborar com sugestões para a programação da Rádio MEC. O público pode interagir pelas redes sociais e pelo WhatsApp. Para isso, basta que os interessados enviem mensagens de texto para o número (21) 99710-0537.

#VemOuvir a Rádio Nacional Música e informação você encontra na Rádio Nacional. Diariamente no ar, os clássicos da música brasileira e os artistas que fazem sucesso na nova MPB. Fique ainda bem-informado com notícias a todo momento e muito futebol. A Nacional também está no Instagram e no YouTube. A rádio marca presença ainda no Spotify com o perfil "Rádio Nacional". Os fãs podem ouvir podcasts e playlists com os conteúdos dos programas da emissora. A interação com o ouvinte está 'on' pelas redes sociais e pelo WhatsApp. Criada em 1936 no Rio de Janeiro, a Rádio Nacional está presente na memória afetiva da população ao revelar o Brasil aos brasileiros e é reconhecida como referência de programação plural e popular. Em Brasília, a emissora AM foi criada em 1958 para apoiar a construção da Capital. A frequência em FM no Distrito Federal entrou no ar em 1976, a primeira da capital do país. Inaugurada em 1º de setembro de 1977, a Nacional da Amazônia transmite em ondas curtas para a região da Amazônia Legal, com cobertura de mais da metade do território brasileiro. Alcança, potencialmente, 60 milhões de habitantes, com um sinal que chega em toda a Região Norte, além de Maranhão, Piauí, Bahia, Minas Gerais, Mato Grosso, Goiás e outros estados. Sintonizada desde 2006, a Rádio Nacional do Alto Solimões mistura informação local e nacional com protagonismo para a produção da região. Em 2021, entra no ar a Rádio Nacional em São Paulo, enquanto no ano seguinte foi a vez de São Luís, capital do Maranhão, ganhar sua emissora da Nacional.Serviço Armazém Cultural - quarta-feira, dia 19/04, às 15h, na Rádio MEC Especial Choro no Eixo - domingo, dia 23/04, às 12h, nas Rádios Nacional e MEC Roda de Choro - domingo, dia 23/04, às 18h, nas Rádios Nacional e MECRádio MEC na internet e nas redes sociais Site: https://radios.ebc.com.br Instagram: https://www.instagram.com/radiomec Spotify: https://open.spotify.com/user/radiomec YouTube: https://www.youtube.com/radiomec Facebook: https://www.facebook.com/radiomec Twitter: https://twitter.com/radiomec WhatsApp: (21) 99710-0537Como sintonizar a Rádio MEC Rio de Janeiro: FM 99,3 MHz e AM 800 kHz Belo Horizonte: FM 87,1 MHz Brasília: FM 87,1 MHz e AM 800 kHz Parabólica - Star One C2 - 3748,00 MHz - Serviço 3 Celular - App Rádios EBC para Android e iOS

Rádio Nacional na internet e nas redes sociais Site: https://radios.ebc.com.br Instagram: https://www.instagram.com/radionacionalbr Spotify: https://open.spotify.com/user/vpj3k8ogjwf1nkv4nap3tlruv YouTube: http://youtube.com/radionacionalbr Facebook: https://www.facebook.com/radionacionalbr Twitter: https://twitter.com/radionacionalbrWhatsApp Nacional - Rádio Nacional FM: (61) 99989-1201 - Rádio Nacional AM: (61) 99674-1536 - Rádio Nacional da Amazônia: (61) 99674-1568 - Rádio Nacional do Rio de Janeiro: (21) 97119-9966Saiba como sintonizar a Rádio Nacional Brasília: FM 96,1 MHz e AM 980 Khz Rio de Janeiro: FM 87,1 MHz e AM 1130 kHz São Paulo: FM 87,1 MHz Recife: FM 87,1 MHz São Luís: FM 93,7 MHz Amazônia: 11.780KHz e 6.180KHz OC Alto Solimões: FM 96,1 MHz Celular - App Rádios EBC para Android e iOS

Compartilhar: